Projetos de Pesquisa - Mestrado
Os projetos, núcleos e grupos de pesquisas vinculados às linhas do Programa e que se encontram cadastrados em diretórios de grupo pesquisa do CNPq, são coordenados por professores do corpo permanente do Programa e contam com bolsistas de iniciação científica e bolsistas de mestrado, bem como professores e estudantes de outros programas de pós-graduação. 1. Projetos relacionados à Linha de Pesquisa Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias
Projetos de Pesquisa, em andamento, coordenados por docentes da Linha 1. Práticas de Leituras de Imagens em Contextos Formais e não Formais de Educação - Coordenação: Guaracira Gouvêa de Sousa - Financiamento: CNPq - Bolsa de Produtividade/pq2 (2010/2012); Bolsa PIBIC/CNPq 2. Concepções de agrupamento escolar e currículo: estudo da organização escolar em ciclos nos municípios do Estado do Rio de Janeiro - Coordenação: Andréa Rosana Fetzner - Financiamento: FAPERJ (Edital Jovem Cientista, 2012); PIBIC/CNPq (2) - Pesquisadores envolvidos: Antonio Flavio Moreira (UCP), Maria Teresa Esteban (UFF) e Claudia Fernandes (PPGEDU) 3. Gabinete de Pesquisa e desenvolvimento curricular – Coordenação: Andréa Rosana Fetzner – Participantes: Professores envolvidos Maria Elena Viana Souza (PPGEDU/UNIRIO e PIBID/Unirio); Claudia Fernandes (PPGEDU/Unirio); Carmen Sanches Sampaio (PPGEDU/Unirio e Pibid/Unirio); Lucia Helena Pralon (PPGEDU/Unirio e Pibid/Unirio); Márcio Berbat (Pibid/Unirio); Francisco Sousa (Universidade dos Açores). Financiamento: CAPES/Pibid (bolsas) 4. O Cinema e as narrativas na era da convergência: modos de consumo, formação e produção de audiovisuais de crianças, jovens e professores. Coordenação: Adriana Hoffmann Fernandes.Financiamento: FAPERJ APq1. Bolsa de IC FAPERJ, Bolsa IC CNpq, Bolsa IC/UNIRIO 5. Informação e educação científica em produções discursivo-culturais - Coordenação: Carmen Irene Oliveira - Financiamento: FAPERJ (Edital/Auxílio Instalação); Bolsa IC/UNIRIO. 6. Fórum Estadual de Alfabetização: discutindo, investigando e implementando políticas e práticas de leitura e escrita (FALE/UNIRIO) - Coordenação: Carmen Sanches Sampaio - Participação: Adrianne Ogêda (Docente/Pedagogia/UNIRIO)- Financiamento: Bolsa CAPES/ DS 7. Universidade e Escola Básica: narrativas, experiências e a (re)construção de saberes e fazeres alfabetizadores em redes de formação docente - Coordenação: Carmen Sanches Sampaio - Pesquisadores envolvidos: Jacqueline de Fátima dos Santos (UERJ/FFP) e Guilherme do Val Toledo Prado (UNICAMP/Faculdade de Educação) - Financiamento: CAPES (Programa de Bolsa de Estudos para Estágio Pós-Doutoral no Exterior – agosto/2011 a julho/2012. Edital DRI/CGBE nº 10/2010); Bolsa CAPES/DS 8. O preconceito racial nas entrelinhas das diferentes práticas educativas - Coordenação: Maria Elena Souza - Financiamento: Bolsa PIBIC/CNPq; IC/UNIRIO 9. Educação, preconceito racial e ações afirmativas - Coordenação: Maria Elena Souza - Pesquisador envolvido: Diógenes Pinheiro (PPGEDU) - Financiamento: Bolsa IC/UNIRIO 10. Um estudo das propostas de avaliação implementadas pelas redes municipais do Rio de Janeiro organizadas em ciclos no período: 2009-2012 - Coordenadora: Claudia Fernandes - Financiamento: Bolsa PIBIC/CNPq; IC/UNIRIO; REUNI/CAPES 12. Um estudo das influências da política de avaliações em larga escala da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a escola do ensino fundamental nos anos iniciais – Ciclo de Alfabetização - Coordenação: Claudia Fernandes; Financiamento: CNPq (Edital MCT/CNPq nº 14/2013); CAPES (bolsa) 13. Ações estratégicas para um ensino de ciências de qualidade no ensino fundamental - Coordenação: Maria Auxiliadora Delgado Machado - Financiamento: Bolsa IC/UNIRIO 14. Que bicho é esse? Uma leitura do ensino de ciências nas práticas alfabetizadoras - Coordenação: Celso SánchezFinanciamento: Bolsa PIBIC/CNPq
Projetos de Pesquisa Interinstitucionais nos quais participam e/ou coordenam docentes da linha, em andamento 1. Ensino de Ciências: desempenho de estudantes, práticas educativas e materiais de ensino - Coordenação: Guaracira Gouvêa de Sousa - Financiamento: CAPES/Observatório da Educação/2008/2012; Bolsa CAPES/OE/Mestrado/UNIRIO; Bolsa/OE/Graduação/UNIRIO - Pesquisadores envolvidos: Celso Sanchez e Maria Auxiliadora Delgado Machado (UNIRIO); Isabel Martins (UFRJ) e Cristiano Mattos (USP) 2. Relatos de experiencia docente y prácticas pedagógicas en el nivel inicial. Reconstrucción narrativa y autobiográfica de experiencias docentes de La Matanza, San Martín y Pilar (Argentina) - Coordenação: Daniel Suárez (UBA) - Pesquisadores envolvidos: Carmen Sanches Sampaio (UNIRIO); Lúcia Falcão (UFRPE) - Financiamento: Bolsa Capes/DS
Projetos de Extensão vinculados à Linha, em andamento 1. Iniciação à Docência: qualidade e valorização das práticas escolares (PIBID/UNIRIO)Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Coordenação: Andrea Rosana Fetzner - Participação: Maria Elena Souza e Maria Auxiliadora Machado (Docentes/PPGEDU); André Gardel (Docente/Teatro/UNIRIO); Daniel Silva e Manoel Ricardo de Lima (Docente/ Letras/UNIRIO); Silvia Sobreira (Docente/Música/UNIRIO); Claudia Miranda (Docente/Pedagogia/UNIRIO)76 bolsistas de iniciação à docência (Letras, Teatro, Música, Pedagogia - Anos Iniciais do EF e Ensino Médio - e Ensino de Ciências.08 escolas públicas de EF e 01 de Ensino Médio; 14 supervisoras/professoras da escola pública - Financiamento: CAPES/PIBID (Edital n. 2009 e CAPES/PIBID/Edital 2011) 2. Projeto Educativo TIC-TAC – tecnologias da Informação e Comunicação & Transversalidade, Arte, Ciência e Cotidiano - Coordenação: Celso Sanchez - Financiamento: PRODOCENCIA/CAPES (Edital 028/2010) - Participação: Guaracira Gouvea e Adriana Hoffman (PPGEDU) 3. CINE CCH: aprendizagens com o cinema - Coordenação: Adriana Hoffmann Fernandes - Participação: Tania Mara Tavares (Docente/Graduação/Pedagogia/UNIRIO) - Financiamento: Bolsa de Extensão/UNIRIO
2. Projetos relacionados à Linha de Pesquisa Políticas, História e Cultura em Educação Projetos de Pesquisa, em andamento, coordenados por docentes da Linha 1. Repercussões das políticas de Educação infantil no Estado do Rio de Janeiro: o Programa PROINFÂNCIA e as estratégias municipais de atendimento a crianças de 0 a 6 anos - Coordenação: Maria Fernanda Rezende Nunes - Financiamento: CNPq/ Edital Universal; Bolsa CAPES/DS 2. Políticas de Educação Infantil no Estado do Rio de Janeiro - Coordenação: Maria Fernanda Rezende Nunes - Financiamento: FAPERJ/Edital Jovem Cientista; CAPES/DS; MEC (outro auxílio financeiro/Bolsa) 3. Mulheres no Ensino Superior: trajetórias de lutas e conquistas - Coordenação: Nailda Marinho da C. Bonato - Financiamento: FAPERJ (Edital Jovem Cientista) 4. História das escolas anarquistas no Rio de Janeiro - Coordenação: Angela Maria de Souza Martins - Financiamento: Bolsa CAPES/REUNI 5. Reconstrução Histórica das Instituições Escolares do Rio de Janeiro (1877-1935) - Coordenação: Angela Maria de Souza Martins - Financiamento: Bolsa CAPES/DS 6. Projeto sobre as condições de Educação e Saúde nas Comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia, Leme, Rio de Janeiro - Coordenação: Diógenes Pinheiro - Financiamento: MEC (outro auxílio financeiro/Bolsa 25 estudantes graduação); Bolsa CAPES/DS 7. Programa Mais Educação: impactos na Educação Integral e integrada no Estado do Rio de Janeiro - Coordenação: Janaina Specht da Silva Menezes - Financiamento: Bolsa CAPES/DS 8. Perfis, avaliação, demandas e expectativas de alunos e educadores do Pró-Jovem Urbano - Coordenação: Luiz Carlos Esteves - Pesquisadores envolvidos: Eliane Ribeiro e Diógenes Pinheiro (PPGEDU) - Financiamento: MEC (outro/ auxílio financeiro/Bolsa) 9. Nietzsche e a grande política: memória, educação e valor na nova Era Trágica - Coordenação: Miguel Angel de Barrenechea 10. Grande Política: Nietzsche e o diálogo filosófico contemporâneo - Coordenação: Miguel Angel de Barrenechea
12. A circulação de ideias anarquistas no Brasil Republicano: a formação teórica de ativistas libertários, suas reflexões e práticas no campo educacional. Cordenação: José Damiro
Projetos de Pesquisa, concluídos, coordenados por docentes da Linha 1. Caminhos da Juventude: saúde, educação e cultura em favelas cariocas - Coordenação: Diógenes Pinheiro - Financiamento: UNESCO/França (5 bolsas/Graduação/UniRio; 2 bolsas para formadores/15 bolsas para jovens do Ensino Médio/residentes nas comunidades atendidas) 2. As concepções da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino sobre a Educação Feminina - Coordenação: Nailda Marinho da C. Bonato - Financiamento: FAPERJ (APQ1) 3. Tempos e espaços na/da escola de Horário Integral: fala professor(a) - Coordenação: Nailda Marinho da C. Bonato - Pesquisadora envolvida: Ligia Martha Coelho (PPGEDU) 4. Educação Integral: recuperação histórica do conceito e experiências escolares no século XIX. - Coordenação: Prof. José Damiro
Projetos de Desenvolvimento vinculado à Linha 1. A Educação em seu fazer e em seu pensar: uma proposta de Centro de Documentação, Memória e Difusão - Coordenação: Angela Maria de Souza Martins - Participantes: Carmen Irene Oliveira, Nailda Bonato e Adriana Hoffmann Fernandes (Docentes PPGEDU) e Alberto Roiphe (Docente da Graduação/Pedagogia/UniRio) - Financiamento: FAPERJ/Edital E-26/2010; Bolsa de Apoio Técnico (FAPERJ) 2. Entre a memória, a história e a pesquisa: possibilidades de um novo fazer na formação docente - Coordenação: Nailda Marinho da Costa Bonato - Pesquisadora envolvida: Angela Maria de Souza Martins (PPGEDU) - Financiamento: FAPERJ (Edital Apoio a Escola Pública)
Projetos de Pesquisa Interinstitucionais nos quais participam e/ou coordenam docentes da linha, em andamento (3) e concluídos 1. O Pró-Jovem Urbano e seus impactos nas políticas de EJA e juventude e na trajetória educacional dos jovens - Coordenação: Eliane Ribeiro (UNIRIO) - Financiamento: Edital CAPES/INEP (02/2009); Ação Educativa/UNIRIO/USP; MEC (outro auxílio financeiro/Bolsa) - Pesquisadores envolvidos: Marília Spósito (USP) 2. Jovens fora de série: trajetórias truncadas de estudantes do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro - Coordenação Geral: Paulo Carrano (UFF) - Coordenação da etapa quantitativa: Eliane Ribeiro (UNIRIO) - Participantes: Osmar Fávero (UFF); Elionaldo Fernandes Julião (UFF); Ana Karina Brenner (UERJ) e Eveline Algebaile (UERJ/FFP) - Financiamento: Edital FAPERJ, nº 15/2011: Apoio de Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades, 2011; CAPES (outros/Bolsa) 3. Estudos comparativos de interações, práticas e modos de gestão em creches, pré-escolas e escolas - Coordenação: Maria Fernanda Nunes (UNIRIO); Sonia Kramer (PUC) e Patricia Corsino (UFRJ) - Financiamento: CNPq (Edital Universal); FAPERJ (Edital Cientistas/PUC/RJ) Concluído: 1. Profissionais da Educação Infantil: formação e gestão - Coordenação: Maria Fernanda Nunes (UNIRIO); Sonia Kramer (PUC-RIO) e Patrícia Corsino (UFRJ)
Projetos de Extensão vinculados à Linha, em andamento 1. Conexões de Saberes: Diálogos entre a Universidade e as Comunidades Populares - Coordenação: Diógenes Pinheiro - Financiamento: Bolsa Extensão/UNIRIO (estudantes de diferentes cursos de licenciatura/UNIRIO). 2. Fóruns de Educação Integral em Tempo Integral - Coordenação: Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho - Integrantes: Danielle Portilho, Alessandra Victor Nascimento Rosa 3. Curso de extensão - Educação integral em tempo integral na escola - Coordenação: Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho - Integrantes: Danielle Portilho, Alessandra Victor Nascimento Rosa, Luana Gomes de Oliveira A circulação de ideias anarquistas no Brasil Republicano: a formação teórica de ativistas libertários, suas reflexões e práticas no campo educacional. |