Atividades extensionistas
Atividades voltadas para as escolas
O núcleo faz parceria com escolas da rede públicas e privadas com o intuito de contribuir com o ensino de educação ambiental, sustentabilidade e saúde As palestras são ministradas para turmas da educação básica do maternal ao 9º ano e para turmas de nível médio. São desenvolvidas atividades lúdicas que permitem o aprendizado de conceitos fundamentais e essenciais à preservação ambiental e promoção da saúde.
- Produção de mini hortas
- Produção de mudas de plantas
- Reciclagem
- Preservação ambiental
- Noções sobre alimentação saudável
- Utilização sustentável dos recursos vegetais
- Palestras de Conscientização social
- Promoção de saúde na escola
- Campanha Nacional de combate ao Aedes aegypti
Vários outros temas são abordados ao longo das palestras, que podem ser produzidas na forma de peça teatral, visitas guiadas à jardins botânicos e hortos, utilização de espaços para elaboração de hortas, etc.
No link abaixo, você terá acesso a diversos materiais didáticos elaborados para alunos de educação básica.
Escolas participantes das atividades do Núcleo:
- Escola Municipal Alberth Barth - Rio de Janeiro/RJ
- Colégio Estadual André Maurois (CEAM) - Rio de Janeiro/RJ
- Externato da Mônica (EMEF) - Campos dos Goytacazes/RJ
- Escola Municipal Minas Gerais - Rio de Janeiro/RJ
- Escola Santo Amaro - Campos dos Goytacazes/RJ
Além dessas atividades, durante o período em que não podemos frequentar as escolas devido a pandemia de COVID-19, o NuPSA trouxe para todos uma série inédita chamada "As aventuras de Lalá e Dudu" que tratou vários assuntos relacionados a educação ambiental. Para acessar a série clique no link abaixo.
Atividades voltadas para os alunos da Universidade
Dentro da Universidade, o NuPSA atua a nível extensionista oferecendo palestras nas áreas de bioquímica, nutrição, ciências agrárias e ambientais para os alunos de graduação e pós-graduação, através do evento chamado Quintas do NuPSA
Atividades voltadas para agricultores familiares
O núcleo também atua capacitando pequenos e médios agricultores no cultivo sustentável de frutíferas, através do uso de extratos vegetais como fungicidas naturais contra doenças de plantas.