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Embaixada do Brasil em Tóquio – Processo seletivo para o “Innovation Leaders Summit 2025” (Tóquio, Japão)
A Embaixada do Brasil em Tóquio informa da abertura das inscrições do processo seletivo para participação de startups brasileiras no Innovation Leaders Summit 2025 (ILS).
Considerado o maior evento de matchmaking de inovação aberta da Ásia, a edição de 2025 será realizada em formatos virtual e presencial, com sessões online de 19 a 27 de novembro, etapa presencial em Tóquio entre os dias 1 e 5 de dezembro, e nova rodada online de 8 a 17 de dezembro.
A Embaixada do Brasil em Tóquio selecionará até 7 (sete) startups brasileiras cujo planejamento de negócios contemple parcerias com grandes empresas e/ou investidores japoneses.
As empresas selecionadas terão a taxa de inscrição no pacote básico custeada pelo governo brasileiro, o que lhes garantirá acesso ao sistema de matchmaking online com as principais corporações e fundos de venture capital e corporate venture do Japão.
O pacote básico também possibilita participação presencial no evento. Nesse caso, no entanto, quaisquer custos além da taxa de inscrição, tais como passagens aéreas nacionais e internacionais, hospedagem, etc., deverão ser arcados pela empresa interessada.
As inscrições estão abertas de 1º a 29 de agosto de 2025, por meio do link: https://forms.gle/u1PXMmxs2THyKnZU9
Para mais informações sobre o ILS, acesse https://ils.tokyo/
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 4 de setembro.
Iraque Oferece Dez Bolsas de Estudo para Brasileiros no Programa "Estude no Iraque"
A Embaixada da República do Iraque em Brasília anunciou a alocação de dez bolsas de estudo para brasileiros através do programa "Estude no Iraque".
O programa visa atrair estudantes internacionais para instituições de ensino no Iraque. Todas as informações sobre as bolsas, as condições de admissão e o processo de inscrição estão centralizadas em uma plataforma eletrônica oficial.
Processo de Inscrição Online
Os interessados devem realizar a sua candidatura exclusivamente através do portal "Study in Iraq", no seguinte endereço: https://studyiniraq.scrdgate.gov.iq.
Para iniciar o processo, é necessário criar uma conta na plataforma. O candidato deverá seguir os seguintes passos:
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Preencher o nome completo, nome do pai, avô e sobrenome em inglês, conforme consta no passaporte.
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Informar data de nascimento, país, e-mail e número de telefone.
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Criar uma senha de acesso para a conta.
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Fazer o upload de uma foto pessoal recente.
Após o preenchimento correto dos dados e o registro, um e-mail de ativação será enviado para validar a conta na plataforma. Recomenda-se que os candidatos consultem o link para obter todas as informações e os termos e condições do programa.
Governo do México Lança Programa de Bolsas de Excelência para Estrangeiros
A Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID) anunciou o seu programa de Bolsas de Excelência do Governo do México para Estrangeiros. A iniciativa visa contribuir para a formação de capital humano de alto nível, oferecendo oportunidades para estudantes, de mais de 180 países, realizarem estudos em instituições mexicanas de ensino superior.
O programa abrange diversas modalidades de estudo, incluindo mobilidade em nível de licenciatura e mestrado, programas completos de mestrado, e estadias de pesquisa em níveis de doutorado e pós-doutorado.
Benefícios da Bolsa
Os candidatos selecionados recebem uma série de benefícios para apoiar os seus estudos. O programa cobre os custos de propinas e taxas acadêmicas, além de oferecer um estipêndio mensal para despesas de subsistência. Um dos destaques é a inclusão de transporte aéreo internacional no final da bolsa e, em alguns casos, transporte nacional.
Modalidades e Duração
As bolsas são concedidas por um período máximo que varia conforme a modalidade:
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Mobilidade em Licenciatura: até 12 meses.
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Mobilidade em Mestrado: até 12 meses.
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Mestrado: até 24 meses.
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Estadias de Pesquisa (Doutorado e Pós-doutorado): de 3 a 12 meses.
Processo de Candidatura
Os interessados devem submeter as suas candidaturas através do Sistema de Gestão de Cooperação Académica (SIGCA), no endereço eletrónico: https://sigca.sre.gob.mx/. O processo de seleção dá preferência a candidatos com excelência acadêmica e àqueles que nunca receberam uma bolsa da AMEXCID anteriormente.
Para mais informações, acesse o site https://www.gob.mx/amexcid/acciones-y-programas/becas-para-extranjeros-29785
Para dúvidas gerais sobre a convocatória, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail: infobecas@sre.gob.mx.
Governo do Azerbaijão oferece bolsas de estudo para brasileiros
A Embaixada da República do Azerbaijão no Brasil anunciou a abertura de Bolsas de Estudo Intergovernamentais (ISPs) para estudantes internacionais que desejam estudar no país.
Os programas estão abertos para diversos níveis de ensino, incluindo graduação, mestrado, doutorado, formação médica básica e programas de residência. O ano letivo nas instituições de ensino superior do Azerbaijão tem início em 15 de setembro. Para candidatos que não possuem o nível de proficiência exigido na língua de instrução, são oferecidos cursos preparatórios com duração de 6 meses a um ano.
Benefícios Financeiros
De acordo com o programa, os estudantes selecionados recebem isenção das taxas de anuidade e do seguro médico. Além disso, os bolsistas recebem uma bolsa mensal para auxiliar nos custos de vida. Os custos de transporte internacional, no entanto, devem ser cobertos pelo país de origem ou pelo próprio estudante.
Processo de Candidatura e Seleção
As candidaturas de estrangeiros interessados devem ser submetidas à República do Azerbaijão por meio de canais diplomáticos, como o Ministério da Educação ou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O processo de admissão nas universidades é realizado através da plataforma online portal.edu.az
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Os principais critérios de seleção são:
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As notas acadêmicas do grau anterior não devem ser inferiores a 51% do sistema de avaliação correspondente.
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Proficiência no idioma de instrução da especialidade escolhida. Para cursos em inglês, é necessário apresentar pontuação mínima no IELTS (5.0 para graduação, 5.5 para pós-graduação) ou TOEFL (40 para graduação, 50 para pós-graduação).
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O candidato pode escolher até 3 universidades e especialidades de seu interesse.
Documentos Necessários
Os candidatos devem preparar a seguinte documentação:
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Formulário de inscrição preenchido.
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Diplomas e históricos escolares do ensino médio ou superior.
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Cópia do passaporte.
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Atestado de saúde geral (incluindo testes para HIV/AIDS, Hepatite B e C).
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CV ou currículo.
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Carta de motivação.
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Comprovante de proficiência no idioma de instrução.
Uma lista com 24 instituições de ensino superior no Azerbaijão está disponível para consulta dos candidatos.
Para mais informações, os interessados devem visitar o portal oficial "Study in Azerbaijan" em https://studyinazerbaijan.edu.az/. Dúvidas podem ser encaminhadas ao Departamento de Cooperação Internacional da Agência Estatal para a Ciência e o Ensino Superior do Azerbaijão pelo e-mail: icd@eatda.edu.az.
OEA anuncia bolsas de estudo em parceria com a Universidade para a Cooperação Internacional (UCI)
A Secretaria Executiva para o Desenvolvimento Integral (SEDI) da Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou novas oportunidades de bolsas de estudo. Os programas são oferecidos em colaboração com a Universidade para a Cooperação Internacional (UCI) da Costa Rica.
As bolsas estão disponíveis para programas de Mestrado e Certificado, ambos na modalidade a distância e com o espanhol como idioma de instrução. Uma particularidade do programa de Certificado é a exigência de um módulo presencial obrigatório na Costa Rica.Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de agosto de 2025.
Detalhes dos Programas de Bolsa:
Para mais informações, os candidatos devem consultar o site oficial de bolsas da OEA: www.oas.org/becas
Dúvidas específicas sobre os programas devem ser encaminhadas diretamente ao contato da instituição ofertante, conforme indicado nos anúncios oficiais. Para questões gerais sobre as bolsas da OEA, o e-mail de contato é scholarships@oas.org.
Feira Americana Education USA
O Rio de Janeiro sediará, no dia 24 de agosto de 2025 (domingo), a EducationUSA Fair 2025, feira educacional organizada pela rede EducationUSA — fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos. O evento acontecerá das 15h às 18h, no Hilton Rio de Janeiro Copacabana (Av. Atlântica, 1020 – Copacabana).
Com a presença de mais de 30 universidades norte-americanas, a feira representa uma excelente oportunidade para estudantes brasileiros interessados em graduação, pós-graduação e outras modalidades de ensino superior nos EUA. Os participantes poderão conversar diretamente com os representantes e diretores de admissão das instituições, esclarecendo dúvidas sobre o processo de candidatura, bolsas de estudo, exames exigidos, cursos disponíveis, entre outros temas.
O evento é presencial e gratuito, aberto ao público mediante inscrição prévia pelo link: tinyurl.com/EDUSA2025RJ
O Governo bahreinita anunciou o curso "Joint Program Postgraduate Diploma on Coexistence: Reinforcing Peace, Human Rights and Development"
O Governo bahreinita anunciou o curso "Joint Program Postgraduate Diploma on Coexistence: Reinforcing Peace, Human Rights and Development", a ser ministrado pelo Centro Global Rei Hamad para a Coexistência Pacífica (KHGC) - instituição fundada pelo rei Hamad Bin Isa Al Kalifa, em 2018, que se dedica à promoção de coexistência pacífica por meio da educação, do diálogo e da cooperação internacional.
O curso em tela é credenciado pela Universidade para a Paz (UPEACE), das Nações Unidas, e pela Instituição de Ensino Superior Gioya, da República de Malta. Além de domínio da língua inglesa, os participantes deverão ter diploma de curso superior em Ciências Sociais ou humanidades em geral.
Os interessados deverão se registrar, até o dia 31 de julho, no site do KHGC (https://khgc.org.bh/). O curso durará de 7 de setembro a 27 de novembro do ano corrente, e será quase totalmente online (com exceção do último módulo, que será presencial, em Manama).
Divulgação edital: Research Environments Call 2025-26 e Q&A Session (18/08)
Novo edital do British Council, Research Environments Call 2025-26, uma oportunidade para desenvolvimento de capacidades e atividades de colaboração em ambientes de pesquisa entre instituições de ensino superior do Reino Unido e Brasil – entre outros países – com financiamento de £25.000,00 a £40,000 por projeto.
Prazo para envio de propostas: 09 de setembro de 2025.
Informações completas sobre o edital em: https://opportunities-insight.britishcouncil.org/short-articles/opportunities/research-environments-2025-26-collaboration-grants
Q&A Session
No dia 18 de agosto realizaremos um webinar para apresentar a Research Environments Call 2025-26 e os TNE Exploratory Grants 2025 e tirar dúvidas a respeito. Apresentaremos, também, dados preliminares sobre o Mapeamento de Colaborações entre Brasil e Reino Unido, estudo comissionado pelo British Council no Brasil.
Inscreva-se: https://forms.cloud.microsoft/e/JUigiBsSn8
British Council TNE Exploratory Grants 2025.
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) tem o prazer de divulgar os recém-lançados TNE Exploratory Grants 2025, oportunidade para colaborações entre instituições de ensino superior do Reino Unido e Brasil – entre outros países – com financiamento de até £25.000,00 por projeto.
Parte do programa Going Global Partnerships, o edital visa contribuir para mudanças institucionais duradouras e sustentáveis, que promovam o acesso inclusivo à educação de qualidade; contribuir para uma melhor compreensão do contexto local e facilitar um ambiente propício para a internacionalização; e apoiar iniciativas de internacionalização que promovam mudanças positivas nos sistemas de educação superior locais, criando um ambiente educacional mais inclusivo e acessível que contribua para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os termos de referência, critérios de elegibilidade, cronograma e instruções para a candidatura estão disponíveis no site da chamada: SAIBA MAIS
Prazo de inscrição: 8 de setembro de 2025.
Obs.: a instituição britânica deverá submeter a candidatura conforme indicado no quadro “como se inscrever” disponível na página do edital.
Em caso de dúvidas, entre em contato com goingglobalpartnerships-TNE@britishcouncil.org até 21 de julho.
Divulgação de bolsas de estudos do programa Chevening Scholarship, ofertadas pelo Governo Britânico
Programa de bolsas Chevening Scholarship .
O programa é organizado pelo Governo Britânico e procura financiar cursos de mestrado para brasileiros interessados em estudar no Reino Unido.
Conforme informa o governo britânico, o Programa busca estudantes brasileiros com potencial de liderança, que possuam interesse em criar um impacto positivo na realidade brasileira e aprofundar as relações entre Reino Unido e Brasil. O Chevening é destinado a estudantes de qualquer faixa etária, que possuam diploma de graduação, dois anos de experiência profissional e conhecimentos de inglês.
O Programa financia inteiramente o custo do curso, viagens de ida e volta, e visto britânico, além de fornecer um suporte mensal para custear a vida no Reino Unido.
Mais informações podem ser consultadas no site oficial do Programa: https://www.chevening.org/, ou pelo endereço eletrônico do Programa Chevening no Brasil: chevening.brazil@fcdo.gov.uk.