Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Projetos desenvolvidos / Programa Educação Ambiental, Sustentabilidade e Saúde

Programa Educação Ambiental, Sustentabilidade e Saúde

A educação ambiental se caracteriza pela metodologia, onde cada personagem, desde que ativamente participativo na análise dos problemas ambientais, assume o papel de buscar soluções e resultados preparando outros membros da sociedade como agentes transformadores. O programa Educação ambiental, sustentabilidade e saúde nos últimos anos vêm desenvolvendo esse papel em escolas de educação básica na rede pública de ensino através da ação “NuPSA na Escola”. Na capital e em cidades do interior do Estado, já foram desenvolvidas oficinas para abordar assuntos relacionados a preservação do meio ambiente, uso sustentável dos recursos naturais e manutenção da saúde e prevenção de doenças. Assim, o intercâmbio entre a pesquisa e a utilização dos resultados em campo tem sido obtido pela prática de elaboração de material didático que permite a amplificação do conhecimento acerca de nutrição saudável e segurança alimentar e ainda, preservação do meio ambiente.
Áreas Temáticas do Programa

Meio Ambiente e educação

 

Coordenador: 

Prof. César Luis Siqueira Junior 

 

 Descrição do Programa:

    A maneira como o Ser Humano escolheu para viver, utilizando em larga escala, e sem consciência, os recursos naturais do planeta, vem gerando diversos acontecimentos indesejáveis, tanto de ordem climática, quanto de ordem alimentar, graças aos problemas ocorridos nas áreas de produção de alimentos [1].  A educação ambiental, por considerar o meio ambiente em sua totalidade, torna-se então uma ferramenta essencial para a resolução dos problemas tanto no presente quanto no futuro, já que atinge todas as fases do ensino formal e não formal. Nesse contexto, o professor passa a ser uma peça importante como agente na modificação da cultura e da conscientização dos indivíduos [2]. Em adição, o desenvolvimento de ações continuadas de formação de professores e promoção de atividades que chamem a atenção de estudantes para esse assunto, partindo de uma articulação entre a escola e a universidade,  podem gerar a construção de vivências compartilhadas e colaborativas que promovem a reflexão dos professores, assim como dos alunos envolvidos [3].

    Buscar ferramentas que ajudem os professores a promoverem reflexões a respeito da importância da preservação do ambiente e cuidados com a saúde é de suma importância para desenvolvimento de ideias que contribuam para a melhoria das condições de vida da população, em ambos os aspectos. Nesse âmbito, a integração entre pesquisa, ensino e extensão tornam possível a produção dessas ideias.

    Os resultados de pesquisas feitas no NuPSA sobre preservação ambiental e saúde são utilizados pelos alunos da UNIRIO na elaboração de material didático para uso nas escolas. Em contrapartida, professores das escolas envolvidas partilham com nossos alunos sua experiência sobre como abordar cada assunto, promovendo ainda a interação dos pais com esses mesmos assuntos a partir de eventos escolares.

Dessa forma o objetivo do programa é estabelecer o intercâmbio entre os alunos da UNIRIO, professores da educação básica e a sociedade, com a promoção de projetos extensionistas que permitam a melhoria das condições de vida do público alvo através de transmissão de informação sobre alimentação saudável, combate e prevenção a doenças, assegurando a saúde de todos por ações de preservação ambiental práticas e inovadoras.

 

Unidade Acadêmica/Setor onde o programa ocorre:  

CCBS- IBIO – Núcleo de Pesquisas em Sistemas Agrícolas (NuPSA)

 

Colaboradores externos 

Profa. Flávia Gomes de Abreu Siqueira (IFF- Campos)

 

Parceiros Externos / Parcerias com a Comunidade  

 Sindicato de Agricultores de Campos dos Goytacazes

 Escola Municipal Alberth Barth

 Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes)

Escola Municipal Minas Gerais

 

Bibliografia

[1]  A. Roos, E. Becker, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, Rev. Eletrônica Em Gestão. 5 (2012) 857–866. file:///C:/Users/cesar/Downloads/4259-22383-2-PB.pdf.

[2]  J.M. Fão, F.C. Zaluski, F. Zanardi, R. Kohler, A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: UM ESTUDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE Westphalen, Frederico Rs, Rev. Livre Sustentabilidade e Empreendedorismo. 5 (2020) 108–123. http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/view/294/302.

[3]  D. Tomio, A.R. de Silva, M.C. Lopes, R.A. Pereira, T. Laureth, J.L. Krug, B. Hamann, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM ESPAÇO HÍBRIDO, Rev. Conex. UEPG. 16 (2020) 1–13. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.13715.010.