Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Projetos desenvolvidos / Caracterização de compostos naturais de plantas com atividade antimicrobiana e inseticida

Caracterização de compostos naturais de plantas com atividade antimicrobiana e inseticida

Nos últimos anos a pressão sobre a utilização de agrotóxicos e pesticidas nas lavouras tem levado a necessidade de novas estratégias para o manejo de culturas, severamente prejudicadas por doenças, principalmente no período pós-colheita. Pesquisas têm demonstrado sucesso na a utilização de extratos vegetais de diversas plantas contra o desenvolvimento de fungos fitopatogênicos. Dessa forma o emprego de compostos naturais no controle doenças fúngicas em plantas economicamente importantes vem recebendo muita atenção, podendo ser utilizado na criação de técnicas fáceis e baratas para serem utilizadas por pequenos e médios agricultores por todo o País. O projeto proposto tem como meta principal a utilização de compostos extraídos de plantas contra o ataque de pragas e o desenvolvimento de doenças fitopatogênicas responsáveis pela perda produtos agrícolas.

 

 

Áreas Temáticas: 

Meio Ambiente

Sáude 

Botânica Aplicada

 

Coordenador: 

Prof. César Luis Siqueira Junior

 

Descrição do Projeto:

   As plantas, ao longo da evolução, desenvolveram mecanismos de defesa contra estresses ambientais, que vão desde a falta de água até o ataque de insetos, ou mesmo a infecção de fungos fitopatogênicos. Nos últimos anos, o estudo sobre esses mecanismos tem possibilitado a descoberta de substâncias biologicamente ativas com funções antimicrobianas que auxiliam na defesa de plantas contra o ataque de pestes, mas que também podem servir como base para produção de pesticidas naturais e medicamentos eficientes para algumas doenças infectocontagiosas. O cultivo de algumas frutíferas no Brasil tem grande importância econômica, visto que o País está entre os maiores exportadores mundiais de algumas destas. Contudo perdas no período pós- colheita chegam a 30% devido ao ataque de pragas e patógenos levando a redução do valor econômico dos frutos e consequentemente a perdas econômicas anuais. No âmbito da saúde, é cada vez mais frequente o aparecimento de doenças provocadas por fungos oportunistas em hospitais onde pacientes debilitados adquirem outras doenças fúngicas tornando o tratamento ainda mais difícil. Com o intuito de minimizar esses problemas, nosso grupo de pesquisa pretende detectar, isolar e caracterizar a atividade de compostos naturais, produzidos em plantas, com potencial antimicrobiano priorizando a utilização desses compostos como ferramenta para novas práticas de cultivo agrícola assim como para a aplicação na medicina, de forma direta, utilizando o composto como princípio ativo contra fungos oportunistas ou ainda indiretamente servindo de modelo para a elaboração de novas moléculas análogas mais eficazes e menos danosas ao organismo humano.    

Parceiros Externos: