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NEABI/UNIRIO: Inscrições abertas para a comunidade acadêmica participar dos Grupos de Trabalho (GTs)

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Unirio apresenta a toda comunidade acadêmica os sete Grupos de Trabalho (GTs) do núcleo que irão trabalhar as questões étnico raciais na Unirio com o objetivo de tornar o ambiente acadêmico mais diversificado e equitativo, contemplando os grupos que são historicamente desvalorizados.

Todos os GTs têm como objetivo comum a efetivação de ações que irão promover para a Universidade um ambiente que contemple com mais atenção as temáticas raciais alinhadas às leis 10.639/03 e 11.645/08 a fim de garantir a equidade no ambiente acadêmico.

Para se juntar a um dos GTs, basta entrar em contato diretamente com o(a) coordenador(a) responsável pelo e-mail indicado em cada descrição. 

Juntos alcançaremos uma universidade mais plural onde a pauta em prol das questões raciais sejam não só discutidas, mas também, efetivamente praticadas.

 

  1. GT Mapeamento do Perfil Étnico-Racial Estudantil da UNIRIO

 

Resumo: A presença de dados étnico-raciais dos estudantes no sistema acadêmico da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) é um requisito fundamental para o desenvolvimento de políticas institucionais de equidade e promoção da diversidade. No entanto, embora essa informação esteja prevista no sistema de registro acadêmico, ainda não se identifica, no âmbito institucional, a sistematização e a divulgação regular da composição racial e étnica do corpo discente, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Com base em consultas realizadas no sistema acadêmico, observou-se que uma parcela significativa dos estudantes de graduação não possui o registro de raça/etnia em seus cadastros. Essa lacuna dificulta a elaboração de diagnósticos precisos e compromete o planejamento e a avaliação de políticas afirmativas e ações voltadas a estudantes negros(as), indígenas e de outros grupos racializados.

Diante disso, propõe-se a constituição de um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de verificar a situação atual dos dados étnico-raciais dos estudantes de graduação e pós-graduação registrados no sistema acadêmico, qualificar essas informações e elaborar um Painel de Dados Étnico-Raciais dos Estudantes. O painel será uma ferramenta estratégica para o acompanhamento da composição racial e étnica do corpo discente, bem como para subsidiar ações do NEABI, das pró-reitorias acadêmicas e de demais setores comprometidos com a equidade racial na instituição.

 

Coordenação: Diana Cristina Alves da Penha

Email para contato: diana.penha@unirio.br

 

  1. GT Relações Étnico-Raciais na Produção Acadêmica de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIRIO

 

Resumo: A alteração da Lei n. 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, por meio da Lei n. 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade de ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e da Lei n. 11645/08, que também instituiu a obrigatoriedade referente à temática indígena e o ingresso de estudantes negras e negros nas universidades federais brasileiras após o advento da Lei 12.711/2012 impôs uma série de desafios institucionais. Dentre eles, cresceu a exigência de que a produção de conhecimento acadêmico valorizasse a diversidade de cosmovisões e, portanto, novas abordagens teórico-metodológicas. Neste sentido, este grupo de trabalho se propõe a analisar o impacto destes acontecimentos no que se refere às

relações étnico-raciais na produção acadêmica em diferentes áreas do conhecimento, no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu da UNIRIO. Nesse sentido, os integrantes deste GT buscam realizar o levantamento da produção científica dos cursos na área da Ciência Política, Direito, Educação, Memória Social e outros, em relação ao debate racial. Justifica-se que a escolha dessa amostra, se dá em razão da vivência dos integrantes do grupo com essas áreas do conhecimento. A importância desse levantamento se justifica em razão do fato de que não existe um panorama mais amplo sobre essa produção no âmbito da pós-graduação stricto sensu da UNIRIO, bem como, para que se tenha uma dimensão concreta dos desafios da universidade sobre a abordagem das relações étnico-raciais na instituição.

 

Coordenação: Sirley da Conceição Ferreira

Email para contato: sirleyferreira@edu.unirio.br

 

  1. GT Campanha de Sugestão e Aquisição de Obras para a Biblioteca Central da UNIRIO



Sabemos da importância do acesso a leituras que contemplem nossa história, celebrem nossas ancestralidades e reflitam nossas lutas. Por isso, propomos uma campanha coletiva para ampliar o acervo da Biblioteca Central da UNIRIO com obras físicas e digitais de autores negros, indígenas e que dialoguem com os temas que o NEABI se dedica a fortalecer. Esse movimento também será necessário para futuras modificações em materiais de uso complementar de algumas disciplinas.

As obras serão sugeridas por toda a comunidade acadêmica - discentes, docentes, técnicos administrativos e funcionários terceirizados - através de preenchimento de formulário e pesquisa feita presencialmente nos campis, avaliados pelos participantes do GT e solicitados à reitoria para aquisição oficial. Faremos contato com editoras, coletivos e apoiadores para conseguir os livros por meio de doações em nome do NEABI.



Coordenação: Thamara Collares do Nascimento

Email para contato: thamara.collares@edu.unirio.br

 

  1. GT Reconstrução de políticas normativas de combate ao racismo e representatividade de servidores negros do corpo técnico administrativo da Universidade

 

Resumo : O reconhecimento do racismo institucional é fundamental para a construção de uma política antirracista que aborde aspectos de conscientização, ferramentas de denúncias, apoio às vítimas e normativas de fiscalização e combate às práticas racistas no ambiente acadêmico.

Em sua maioria esses aspectos são pensados para atender a demanda do ensino, pesquisa e extensão universitária envolvendo o corpo docente e discente.

Este Grupo de Trabalho tem por objetivo mapear os regulamentos e diretrizes existentes na UNIRIO de modo a refletir sobre as demandas de servidores negros do corpo técnico-administrativo promovendo o combate à práticas racistas, a inclusão deste segmento e uma construção mais justa e igualitária no âmbito da Universidade. E propor uma normativa que agregue os aspectos etnico-raciais ausentes nos regulamentos existentes.



Coordenação: Sheila Sampaio

Email para contato: sheila.sampaio@unirio.br

 

  1. GT Educação antirracista e justiça curricular – cartografias de professoras negras na implementação da Lei 10.639 e 11.645 na educação básica.

 

Resumo: O Grupo de Trabalho Cartografias da ReCEN – Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras – nos territórios da Educação Básica tem por objetivo realizar um levantamento das pesquisas e produções acadêmicas cuja tarefa é implementar as Leis 10.639/2003 e

11.645/2008, respectivamente História e Cultura Afrobrasileira e Africana e História e Cultura Indígena no currículo escolar. Partimos das produções realizadas pelo coletivo de mulheres negras e afroindígenas que compõem a Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras/UNIRIO. A ReCEN é um fórum discursivo pedagógico, que dinamiza as relações Etnicorraciais desde a Educação Básica, à universidade, perpassando por outros movimentos pedagógicos e ambiências territoriais em espaços não formais, tais como terreiros de candomblé e escolas de samba. A Rede completa, em 2025, dez (10) anos de existência agregando pouco mais de 500 pesquisadoras entre graduandas, graduadas, mestras, doutoras, ativistas e livres pensadoras, que desenvolvem ações e educações antirracistas dentro e fora da escola/universidade. Através de levantamento bibliográficos, entrevistas, e questionários, pretende-se cartografar, pelo menos 100 pesquisadoras em seus diferentes territórios. As contribuições das diferentes atividades dinamizadas pela ReCEN, ao longo do tempo, na Unirio

trouxeram uma oxigenação para as pesquisas acadêmicas desenvolvidas na educação, na memória social, nas múltiplas linguagens, como literatura e artes, bem como, em outras áreas do conhecimento. Nossas ênfases serão para o currículo praticado pelas Etnoeducadoras, seus deslocamentos nos territórios da educação para as relações étnico-raciais e as metodologias adotadas, levando em consideração os diferentes percursos formativos trilhados. Espera-se ao final, produzir um material robusto que possa ser incorporado às necessidades curriculares, teórico-metodológicas da Unirio, alcançando a ideia de justiça curricular.



Coordenação: Célia Regina Cristo de Oliveira

Email para contato: celiachristus@gmail.com

 

  1. GT Ações de Promoção da Liberdade Religiosa, de Culto e de Combate ao Racismo Religioso na UNIRIO

 

Resumo: A separação entre Estado e Igreja está prevista desde a promulgação da primeira Constituição republicana em 1891. Na contemporaneidade, a defesa da laicidade do Estado não está separada de outras liberdades individuais e coletivas, tais como, a promoção da liberdade religiosa e de culto. No entanto, tais direitos não são assegurados de maneira plena para todas as religiões. Tal afirmação se deve ao fato de que ao longo da história do processo de formação social do Brasil, as religiões de matrizes africanas, seus cultos e adeptos foram criminalizados e perseguidos pelo Estado.

Considerando a missão da UNIRIO enquanto instituição pública de ensino superior, promotora e disseminadora do conhecimento nos diversos campos do saber, e sua atuação contribuindo para o exercício pleno da cidadania, torna-se relevante fortalecer a posição institucional de promoção dos direitos humanos, da diversidade, da equidade e do respeito às diferentes identidades e manifestações culturais, incluindo a liberdade religiosa e de culto.

Observa-se que a maioria das ações e atividades ligadas à promoção da liberdade religiosa e ao enfrentamento ao racismo religioso que envolva os membros da comunidade universitária, acabam não tendo a esperada repercussão, devido à ausência de um caráter mais abrangente, com os diferentes setores da UNIRIO. Neste sentido, o presente grupo de trabalho pretende realizar o levantamento de ações de promoção à liberdade religiosa, de culto e de combate ao racismo religioso, já implementadas na UNIRIO.

 

Coordenação: Vanessa Santos do Canto

Email para contato: vanessadocanto@gmail.com 

 

  1. GT Competência em Informação e Educação Antirracista: práticas para a equidade no acesso e uso da informação

 

Este GT propõe discutir a interseção entre competência em informação e educação antirracista, com foco na promoção de práticas formativas que combatam o racismo estrutural por meio do acesso crítico, ético e equitativo à informação. Parte-se do entendimento de que a competência em informação — entendida como a capacidade de reconhecer, localizar, avaliar e utilizar a informação de forma eficaz — é uma ferramenta estratégica para o enfrentamento das desigualdades raciais, especialmente nos contextos educacionais e informacionais. O GT articula o letramento informacional com a formação cidadã antirracista. Pretende-se construir um espaço de diálogo interdisciplinar que incentive a produção de conhecimento crítico e o fortalecimento de práticas educacionais comprometidas com a justiça social, a diversidade e os direitos humanos.

Temos por objetivo fazer uma investigação sobre como o letramento informacional da Unirio está sendo construído e a realização de atividades que articulem, o letramento racial e o uso da informação através de atividades que desenvolvam competências informacional, midiática e digital, conforme PNED/2023 e BNCC,  Lei 10.639/2003, Lei 11.645/08. .

 

Coordenação: Dayanne Prudencio

Email para contato: dayanne.prudencio@unirio.br

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