Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Português / Notícias

Retificação do Edital Ibero-Americanas 2016

Para ver a lista retificada das universidades participantes, clique aqui

A UNIRIO está oferecendo três bolsas de mobilidade internacional para estudantes de graduação. A iniciativa é do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2016 de Mobilidade Internacional. As inscrições vão até o dia 10 de junho e o valor será de R$12.546,30, correspondente a 3 mil euros, e a vigência será de um semestre.

Os candidatos devem ser brasileiros, maiores de 18 anos, e não terem participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Santander. Além disso, devem estar regularmente matriculados durante todo o processo de seleção e de realização da mobilidade. É preciso ter, no mínimo, 30% de disciplinas cursadas e não estar no último período. O coeficiente de rendimento deve ser igual ou superior a 7,0.

O aluno pode escolher a universidade à qual deseja se candidatar, dentre as instituições que participam do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidade 2016 e tenham um acordo de mútua cooperação com a UNIRIO. Na lista de universidades, há instituições da Colômbia, da Espanha, do México, de Portugal e do Uruguai.

Interessados devem encaminhar a documentação exigida no edital, tanto em suporte de papel quanto por e-mail. A entrega presencial será na sala da Coordenação de Relações Internacionais, localizada na Av. Pasteur, 296 - Prédio da Reitoria - Urca.

Leia o edital.

Outras informações pelo e-mail crimobilidadeout@unirio.br.

Mobilidade estudantil na Turquia - Inscrições até 27/04

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) lançou um edital de seleção para programa de mobilidade acadêmica na Universidade de Fatih (Istambul – Turquia). Alunos de graduação que estejam a partir do terceiro semestre podem se candidatar. As inscrições vão até dia 27 de abril de 2016.

Informações referentes ao programa estão disponíveis no Edital de Seleção:

Estão abertas as inscrições para seleção de professor bolsista do NucLi (inglês)

Estão abertas até o dia 18 de março as inscrições para contratação de um professor bolsista para o Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF - Inglês).

Os interessados devem possuir certificado internacional válido de proficiência em língua inglesa, indicando níveis correspondentes a C1 ou C2 do quadro comum de referência europeu.

O concurso é dividido em duas etapas: análise documental, de caráter eliminatório, e avaliação didática, de caráter classificatório. As provas serão aplicadas no dia 23 de março. O resultado da prova didática será divulgado no dia 24, na Coordenação de Relações Internacionais da UNIRIO, e o resultado final no dia 1 de abril.

Para outras informações, consulte o edital ou entre em contato pelo email isf.unirio@gmail.com.

Programa Puedes de mobilidade internacional: inscrições até 14 de março

As inscrições para o programa de mobilidade internacional Puedes (Participación Universitaria para El Desarrollo Económico y Social en Latinoamérica), do Erasmus Mundus, foram prorrogadas até o dia 14 de março, até as 12h no horário europeu (por volta das 8h da manhã horário de Brasília). O programa é aberto a estudantes do último ano da graduação, a estudantes de pós-graduação e a servidores técnico-administrativos da UNIRIO.

O Puedes é composto por 20 universidades parceiras e 10 instituições de ensino superior, entre outras organizações. O objetivo é promover mobilidade acadêmica por meio de bolsas de estudo para alunos e funcionários de universidades da União Europeia e da América Latina.

O projeto gera a oportunidade de consolidar relações institucionais entre os parceiros e explorar novas possibilidades de cooperação.

O estudante pode ser aluno de qualquer instituição de ensino, mas deve ser cidadão de um dos países parceiros. Todos os universitários podem concorrer à bolsa, mas há prioridade para alunos que se encontrem em situação particularmente vulnerável, por razões sociais ou políticas.

Informações sobre o programa se encontram no site www.puedes.eu, em inglês ou em espanhol. Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação de Relações Internacionais (CRI), que é co-coordenadora do programa Puedes na América Latina, pelo telefone 2542-4481.

Inscrições para o PUEDES prorrogadas até o dia 6 de março

Foram prorrogadas até o dia 6 de março de 2015 as inscrições para o programa de mobilidade internacional Puedes (Participación Universitaria para El Desarrollo Económico y Social en Latinoamérica), do Erasmus Mundus.

Todas as informações sobre o programa se encontram no site www.puedes.eu, em inglês ou em espanhol. Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação de Relações Internacionais (CRI/UNIRIO), que é co-coordenadora do programa Puedes na América Latina, pelo telefone 2542-4481.