Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Português / Notícias / Mestrado nas universidades na Andaluzia (Espanha)

Mestrado nas universidades na Andaluzia (Espanha)

 

Está aberto o prazo, até o 27 de janeiro de 2023, para INSCRIÇÃO no MESTRADO com graduação brasileira nas 10 universidades públicas de Andaluzia (Espanha)  ("Fase de extranjeros").

Todas as informações em: 
https://www.juntadeandalucia.es/economiaconocimientoempresasyuniversidad/sguit/?q=masteres

Formulário de solicitação:
https://www.juntadeandalucia.es/economiaconocimientoempresasyuniversidad/sguit/PresentacionSolicitudesMaster/public/


Outras informações destacadas, em relação aos mestrados em Andaluzia:

- Na grande maioria dos mestrados oferecidos NÃO é preciso ter a REVALIDAÇÃO do diploma de graduação brasileira para acessar no mestrado, requerido apenas um diploma brasileiro de graduação válido.

- O CATÁLOGO DE MESTRADOS oferecidos esta disponível em 
https://www.juntadeandalucia.es/economiaconocimientoempresasyuniversidad/sguit/?q=masteres&d=mo_catalogo_top.php 
(deverá procurar indicando sempre "Fase de extranjeros").  Lembramos também que a maioria dos mestrados são de um ano letivo (60 créditos ECTS), existindo alguns de ano e médio (90 ECTS) ou dois anos (120 ECTS).

- O valor da matrícula é aproximadamente de 820 EUROS POR ANO LETIVO (aprox. 4600 REAIS PELO ANO LETIVO TODO, valor parcelável).

- Aqueles brasileiros que pousam dupla NACIONALIDADE ESPANHOLA, ou de outro país da União Europeia, podem solicitar a BOLSA do Ministério de Educação ("Beca de Educación"). Pode consultar sobre as "Becas de Educación" em https://www.becaseducacion.gob.es/becas-y-ayudas/universidad-grado-master/tipos-de-becas.html

- Para aqueles mestrados com uma duração superior a um ano (mestrados de dois anos ou de um ano e médio), os alunos com boas qualificações no primeiro ano, independente da sua nacionalidade, poderão solicitar a BONIFICAÇÃO DA MATRÍCULA da Junta de Andalucía (Governo Regional de Andaluzia), o qual supõe na prática que os bons alunos não pagam a matrícula do segundo ano. Mais informações sobre a bonificação de matrícula em https://www.juntadeandalucia.es/organismos/universidadinvestigacioneinnovacion/areas/universidad/talento/paginas/guia-99.html

- Existem outras BOLSAS e ajudas próprias das Universidades Públicas de Andalucía (Espanha) (https://www.juntadeandalucia.es/organismos/universidadinvestigacioneinnovacion/areas/universidad/titulaciones/paginas/universidades-andaluzas.html), que pode consultar nas páginas das universidades.

- Também lembramos que os alunos que fazem mestrado nas universidades na Espanha podem participar do PROGRAMA ERASMUS+, o que permite realizar uma estância com bolsa em outra universidade da União Europeia ou do mundo.

- Para fazer um mestrado oficial os brasileiros precisarão bem de visto de estudos ou bem de autorização de permanência por estudos, mais informações em https://www.educacionyfp.gob.es/brasil/pt_BR/estudiar/en-espana/visados.html
Lembramos que os brasileiros com dupla nacionalidade espanhola, ou de outro país da União Europeia, não precisam visto de estudos para realizar o mestrado na Espanha.  

- Os brasileiros com visto de estudo ou autorização de permanência por estudos, podem TRABALHAR legalmente até 30 HORAS SEMANAIS sempre que compatível com os estudos. Os brasileiros com dupla nacionalidade espanhola, ou de outro país da União Europeia, não tem esse limite de 30 horas semanais.