Você está aqui: Página Inicial / [P] Notícias / Mesa 03 - Corpos em Chamas: a transgressão do neoburlesco brasileiro

Mesa 03 - Corpos em Chamas: a transgressão do neoburlesco brasileiro

por Cultura Unirio — publicado 14/09/2021 11h00, última modificação 13/09/2021 15h47
AGENDA ARTÍSTICA E CULTURAL UNIRIO 2021

Mesa 03 - Corpos em Chamas: a transgressão do neoburlesco brasileiro

Estão abertas as inscrições para a mesa 03 do I Ciclo de debates - Diálogos Incoerentes: cartografia das Artes da Noite! Desta vez, os convidados são artistas do Burlesco brasileiro, que compartilharão conosco suas experiências, modos de produção e visões de mundo.

Ainda que o imaginário comum do Burlesco seja apenas de plumas e lantejoulas, movimentos sensuais e sedutores, essa linguagem se revela como um potente instrumento de expressão e de contestação de padrões opressivos da nossa sociedade. Herdeiro de uma tradição transgressora de parodiar nobres e figuras de poder, o Burlesco abre espaço até os dias de hoje para que corpos e vivências dissidentes e inconformadas rebolem e tirem suas roupas, riam e façam rir do que nos paralisa e nos encolhe.

Atualmente, o Brasil vive um importante movimento de pesquisa e difusão do Burlesco, com artistas que vêm construindo parte significativa dessa história. Em cena, eles burlam tudo que provoca indignação, usando seus corpos e muito humor como armas e lança-chamas contra tabus.

Dia 16 de setembro, às 20h!

Com:

🍷 Miss G (Giorgia Conceição)

🍷 7 de Ouros (Marcelo D'Avilla)

🍷 Anita Malcher (Ana Carolina Castro Malcher)

🍷 Petit Cappuccine (Maria Luísa Cavalcante Rocha)

Mediação:

🍷 DFenix (Marco Chavarri)

- Sobre o evento:

De julho a novembro de 2021, o Cabaré Incoerente (UNIRIO) realiza o I Ciclo de Debates - Diálogos Incoerentes: cartografia das Artes da Noite. Serão quatro encontros virtuais e abertos ao público para promover a troca de experiências e horizontes entre artistas praticantes das Artes da Noite. na tentativa de cartografar movimentos insistentes e dissidentes, entrecruzando memória, reflexão e performatividade. Esta é uma ação de extensão e cultura do projeto Cabaré Incoerente da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

- Sobre o projeto Cabaré Incoerente:

O Cabaré Incoerente é um projeto de extensão e cultura da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordenado pela Profa. Dra. Christina Streva. Atrelado à pesquisa e ao ensino, desde 2014, o projeto investiga e compartilha o cabaré enquanto linguagem artística, através de espetáculos, oficinas, grupos de estudos, mesas de debate e Noites Incoerentes (mostras de repertório com números variados). Já somamos mais de 50 apresentações ao longo desses anos, em diferentes cidades e estados do Brasil, feitas por e para estudantes e pesquisadores de teatro e das artes performáticas, bem como para o público interessado nessas experiências.