Você está aqui: Página Inicial / [P] Notícias / Diálogos Incoerentes: Cartografia das Artes da Noite

Diálogos Incoerentes: Cartografia das Artes da Noite

por Cultura Unirio — publicado 21/07/2021 11h00, última modificação 20/07/2021 10h05
AGENDA ARTÍSTICA E CULTURAL UNIRIO 2021

O projeto de extensão e cultura Cabaré Incoerente, da Escola de Teatro da UNIRIO, promove o seu primeiro ciclo de debates: 𝐃𝐢á𝐥𝐨𝐠𝐨𝐬 𝐈𝐧𝐜𝐨𝐞𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬: 𝐜𝐚𝐫𝐭𝐨𝐠𝐫𝐚𝐟𝐢𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐀𝐫𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐍𝐨𝐢𝐭𝐞 - 𝐝𝐞 𝐣𝐮𝐥𝐡𝐨 𝐚 𝐧𝐨𝐯𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨 | 𝟐𝟎𝟐𝟏 ⁣

Serão quatro encontros virtuais e abertos ao público para um banquete de trocas de experiências com diversas artistas representantes de grupos e práticas da cena expandida das Artes da Noite. Sem a intenção de enquadrar o que podem ser estas artes, os Diálogos Incoerentes vêm na tentativa de cartografar movimentos insistentes e dissidentes, a fim de alimentar seus horizontes entrecruzando memórias, reflexões e performatividades. ⁣

Muitas vezes marginalizadas ou excluídas da história oficial das artes cênicas e performáticas, por possuírem um caráter híbrido, fragmentado, de contestação e entretenimento, as Artes da Noite são geralmente associadas a tudo que deve ser escondido à luz do dia. Neste segundo ano de pandemia da Covid-19, entre desejos, interditos, pensamentos libertários e temas espinhosos, a pergunta: como estas artes - cabaré, burlesco, strip tease, teatro de variedades, arte drag (queen, king e queer), café-concerto, bufonaria, festas performáticas, entre outros - podem produzir diálogos que não busquem por uma definição dessas possibilidades, mas apresentem desdobramentos que reconheçam a importância histórica, ética e estética dessas experiências? Que tipo de horizonte social e cultural estas artes compartilham entre si? De que maneira um mapeamento destas práticas pode fortalecer o horizonte cultural das chamadas Artes da Noite no Brasil?


A mesa 1 - O Cabaré Contemporâneo em Cena (quinta-feira, 29 de julho às 10h) reunirá artistas que realizam a prática cabareteira no Brasil em diferentes contextos geográficos e de produção, representando grupos e práticas coletivas para pensar juntas sobre o que temos feito e chamado de cabaré na contemporaneidade.

Iremos conversar sobre o que caracteriza a construção cênica própria do cabaré contemporâneo, como se dá a prática coletiva/em grupo desenvolvida por essas artistas e como cada contexto de criação propõe novos olhares, ressignificando o que é e o que pode ser o cabaré.


Com:

Dagmar Bedê (Cabaré das Divinas Tetas - Belo Horizonte, MG)

Letícia Guimarães (Buraco Show - Rio de Janeiro, RJ);

Ricardo Nolasco (Selvática - Curitiba, PR);

Mediação:

Christina Streva (UNIRIO / Cabaré Incoerente - Rio de Janeiro, RJ)

 

Para participar e/ou saber mais, basta acessar o formulário de inscrições aqui >> https://linktr.ee/cabareincoerente