Processamento, qualidade e valorização de alimentos, coprodutos e resíduos
Os projetos de pesquisa desenvolvidos nesta linha visam atender aos desafios dos setores agrícolas e industriais, considerando a necessidade do aumento da produção de alimentos seguros e saudáveis; do uso mais eficiente dos recursos naturais, da produção de biomateriais e embalagens biodegradáveis e o uso de novas matérias-primas, ou seja, tem a Bioeconomia como vertente de suas ações. Os projetos englobam o estudo da composição química, física, físico-química e microbiológica, avaliação sensorial e estudos dos consumidores, e suas relações com o processamento tecnológico e biotecnológico de alimentos, coprodutos e resíduos agroindustriais. Os projetos buscam produzir resultados inovadores por meio da aplicação de técnicas analíticas modernas, como as ferramentas “ômicas”, bem como do uso da química verde e de bioprocessos visando à redução do desperdício de alimentos e a promoção de uma alimentação segura, saudável e sustentável.
Projetos de pesquisas
Embalagens biodegradáveis e biomateriais
Desenvolvimento e caracterização de filmes e revestimentos biodegradáveis, comestíveis e/ou ativos obtidos de fontes naturais e renováveis. Aplicação dos materiais desenvolvidos como embalagem de alimentos para preservação da qualidade e da vida útil de frutas e hortaliças, óleos comestíveis e alimentos ricos em lipídeos, entre outros. Aplicação para produção de biofertilizantes, aditivos naturais e compostos bioativos encapsulados. Nestes projetos de pesquisa, o aproveitamento de resíduos agroindustriais, provê subsídios para valorizá-los, sugerindo alternativas inovadoras, gerando produtos de valor agregado e tornando-os economicamente viáveis. Pesquisadores - Ana Elizabeth Cavalcante Fai (responsável), Flávio de Souza Neves Cardoso, Mariana Simões Larraz Ferreira, Otniel Freitas Silva.
Metabolômica e proteômica de alimentos
Prospecção, caracterização e mapeamento químico de moléculas de interesse biológico, nutricional e tecnológico em alimentos por meio de plataformas ômicas, utilizando ferramentas analíticas modernas (high-throughput techniques), bioinformática e quimiometria. Análise proteômica e metabolômica de alimentos por técnicas cromatográficas (líquida, gasosa ou de convergência; uni ou bidimensional) acopladas à espectrometria de massas (alta resolução, Monitoramento de Reações Múltiplas ou sequencial MSn). Extração, separação e análise de compostos bioativos – especialmente compostos fenólicos e outros metabólitos secundários vegetais, proteínas, peptídeos, entre outros visando a valorização de recursos genéticos agrícolas, da biodiversidade, de resíduos agroindustriais e de fontes alimentícias não convencionais; monitoramento e caracterização de biomarcadores associados à qualidade e autenticidade de alimentos. Pesquisadores - Mariana Simões Larraz Ferreira (Responsável), Maria Gabriela Bello Koblitz, Otniel Freitas Silva, Paulo Roberto de Araujo Berni, Ricardo Felipe Alves Moreira.
Processos biotecnológicos
Produção e/ou transformação de ingredientes e alimentos em processos envolvendo atividade microbiana, catálise enzimática, biologia molecular para obtenção de bioprodutos com aplicações diversas, como: alimentos com maior tempo de conservação, biodisponibilidade e bioacessibilidade de nutrientes e compostos bioativos; utilização de compostos bioativos como aditivos naturais em substituição a aditivos sintéticos, produtos com características novas de aroma, sabor, textura, entre outras; produção de enzimas e probióticos. Além disso, os projetos visam o aproveitamento de resíduos por processos biotecnológicos, na extração de compostos bioativos e de diversos compostos de interesse, como meio para fermentações e para produção de diversas biomoléculas de modo a promover a utilização total dos recursos naturais sem geração de resíduos. Muitos desses estudos envolvem a otimização de processos através da metodologia de planejamento experimental e superfície de resposta. Pesquisadores - Maria Gabriela Bello Koblitz (Responsável), Ana Elizabeth Cavalcante Fai, Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves, Juliana Furtado Dias.
Qualidade e segurança de alimentos
Investigação, caracterização e gestão dos riscos visando a garantia da qualidade física, físico-química, microbiológica e sensorial dos alimentos. As temáticas abordadas nesse projeto incluem a análise de identidade e qualidade de alimentos; diagnósticos dos aspectos higiênicos sanitários e promoção de ações para gestão dos riscos; a análise da aplicação das ferramentas de controle de qualidade na produção de alimentos; o isolamento e análise fenotípica e genotípica dos microrganismos isolados dos alimentos com resistência a antimicrobianos e estudos de expectativa e escolhas dos consumidores em relação à segurança alimentar e nutricional. Pesquisadores - Otniel Freitas Silva (Responsável), Anderson Junger Teodoro, Carlos Fernando Araújo Lima de Oliveira, Cristina Yoshie Takeiti, Ellen Mayra Menezes Ayres, Francine Albernaz Lobo, Juliana Cortes Nunes da Fonseca, Rafael Silva Cadena, Renata Galhardo Borghini, Ricardo Felipe Alves Moreira, Simone Augusta Ribas.