Cosmóloga brasileira da Universidade do Arizona profere palestra para estudantes da UNIRIO

Vivian Miranda participou na última quinta-feira (30) de atividade do projeto de extensão ‘Astro in (Uni)Rio’
Cosmóloga brasileira da Universidade do Arizona profere palestra para estudantes da UNIRIO

Vivian Miranda, da Universidade de Arizona, EUA (Foto: Portal da SBF)

Na manhã da última quinta-feira, 30 de maio, o projeto de extensão Astro in (Uni)Rio recebeu a cosmóloga brasileira Vivian Miranda, da Universidade do Arizona, recentemente agraciada com o Leona Woods Awards 2019. O prêmio, concedido pelo Departamento de Física do Laboratório Nacional Brookhaven (BLN), em Long Island, Nova York (EUA), celebra contribuições importantes à física de mulheres e de minorias pouco representadas na área, como a comunidade LGBTQ.

Na UNIRIO, Vivian apresentou no auditório Tércio Pacitti a palestra "Temas Atuais em Cosmologia Observacional", para alunos de diversos cursos da Universidade. A pesquisadora conversou com os presentes a respeito do atual cenário observacional da Cosmologia e Astrofísica. Apresentou algumas discrepâncias importantes entre dados provenientes da radiação cósmica de fundo e da expansão acelerada do universo, bem como salientou a relevância da primeira foto de um buraco negro.

Vivian fez um breve relato a respeito de sua experiência profissional nos Estados Unidos, onde desenvolve pesquisas na universidade e na Agência Espacial Americana (Nasa). Ela compartilhou aspectos relacionados a sua trajetória de vida e seu desejo de retornar ao Brasil para continuar seus estudos. A palestrante destacou que gosta de "trabalhar na interface da ciência onde existem perguntas claramente sem respostas".

O projeto de extensão Astro in (Uni)Rio é coordenado pelos professores Demison Motta e Jaime Fernando Villas, do Departamento de Física.