Regulamento
REGULAMENTO
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O hack@UNIRIO 2017 é um evento baseado em maratonas de programação, conhecido como hackathon, de caráter interdisciplinar e colaborativo, com finalidade de possibilitar a participação da comunidade universitária na concepção e desenvolvimento de soluções tecnológicas para evoluir (ampliar, facilitar, melhorar) a VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA.
1.2. A VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA está relacionada às atividades que podem ser exercidas na universidade pela sua comunidade, que é composta por: professores, alunos, técnico-administrativos em educação e cidadãos interessados em contribuir com a universidade.
1.2.1. As atividades desenvolvidas pela universidade estão diretamente relacionadas ao Ensino, à Pesquisa, à Extensão e à Administração universitária.
1.2.2. A participação da comunidade nas instâncias deliberativas da universidade através de conselhos, entre outros instrumentos democráticos, também está associada à VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA.
1.3. O evento será realizado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), localizado na Avenida Pasteur, 458, Urca - Rio de Janeiro, nos dias 06 e 07 de maio de 2017.
1.4. Este regulamento e demais informações sobre o hack@UNIRIO 2017 estão disponíveis no site do evento: http://www.unirio.br/hackathon.
2. ATIVIDADES
2.1. O evento será composto pelas seguintes etapas:
2.1.1. Abertura: será realizada a recepção dos participantes, composição das equipes e warm-up com palestras curtas sobre assuntos relacionados ao tema do evento e as atividades que serão desenvolvidas, e apresentação dos patrocinadores e apoiadores.
2.1.2. Espaço de Ideias: serão desenvolvidas atividades com o objetivo de possibilitar a identificação e explicitação de problemas vivenciados pela comunidade universitária e oportunidades de evolução da VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA.
A partir desta imersão os participantes serão incentivados a propor soluções com o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para as questões que foram identificadas. Ao final desta etapa as propostas deverão ser apresentadas.
2.1.3. Maratona de Desenvolvimento: as soluções propostas serão desenvolvidas pelas equipes durante a maratona e apresentadas ao final desta etapa.
2.2. As atividades terão o apoio de mentores e monitores para a sua realização.
2.3. A programação detalhada, com todas as atividades que ocorrerão durante as referidas etapas, será divulgada no site do evento.
3. PRÉ-REQUISITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SOLUÇÕES
3.1. As propostas de soluções devem estar alinhadas ao tema do evento (VIVIÊNCIA UNIVERSITÁRIA) e observarem, no mínimo, os seguintes critérios:
3.1.1. Colaboração: a solução deve alcançar o seu objetivo por meio da colaboração entre os membros da comunidade ou entre estes e a esfera administrativa e/ou gestora da universidade, de forma que amplie a participação da comunidade universitária nas atividades da instituição.
3.1.2. Foco na realidade: a solução deve ser projetada para problemas reais vivenciados na universidade pela sua comunidade, para isso deve-se observar o contexto, identificar problemas e oportunidades, e a partir das necessidades identificadas gerar ideias que comporão a proposta de solução.
3.1.3. Foco no usuário: a solução deve ser centrada no usuário, ou seja, voltada para as necessidades e desejos da comunidade universitária, considerando as limitações presentes neste contexto, por isso é importante que os potenciais usuários possam interagir, ainda durante a fase de concepção, com solução que está sendo projetada.
4. INSCRIÇÕES
4.1. As inscrições poderão ser por equipe ou individuais, o formulário para envio das propostas de inscrição será disponibilizado no site do evento.
4.1.1. Inscrição por equipes: as equipes devem ser compostas por no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) integrantes, sendo necessário que ao menos um (1) seja membro da comunidade universitária da UNIRIO (aluno, professor ou técnico-administrativo em educação).
4.1.2. Inscrições individuais: os participantes que realizarem inscrições individuais vão compor equipes formadas de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora ou integrados a outras equipes já inscritas, respeitando os critérios estabelecidos no item 4.1.1.
4.2. Todos os inscritos deverão, no momento da inscrição, ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos.
4.3. Por meio da avaliação das propostas de inscrição para o evento, a Comissão Organizadora selecionará até 50 (cinquenta) pessoas para participarem do evento.
5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
5.1. Condições para análise e avaliação das soluções:
5.1.1. Disponibilização no repositório do evento no GitHub do código fonte e a documentação associados à solução proposta, sob a licença Creative Commons (CC BY), assim como as instruções para execução da aplicação. O endereço do repositório é: https://github.com/hackatunirio.
5.1.2. Breve apresentação da solução após a maratona de desenvolvimento.
5.2. Todas as soluções, atendidos os critérios presentes no item 5.1, serão avaliadas por um Comitê Avaliador composto por membros com amplo conhecimento sobre o tema do evento e os pré-requisitos para o desenvolvimento das soluções.
5.3. As soluções serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:
5.3.1. Aderência ao tema do evento.
5.3.2. Grau de Inovação.
5.3.3. User Interface / User Experience.
5.4. A análise será realizada com base nos seguintes itens:
5.4.1. Apresentação da solução.
5.4.2. Pré-requisitos para o desenvolvimento da solução.
5.4.3. Artefatos tecnológicos desenvolvidos e funcionais.
6. PREMIAÇÕES
6.1. Todos os participantes receberão um certificado de participação.
6.2. As 3 (três) soluções mais bem avaliadas receberão menção honrosa da Comissão Organizadora, medalhas e outros prêmios.
7. CRONOGRAMA
Atividade |
Data |
---|---|
Período de inscrições |
20/03/2017 a 21/04/2017 |
Divulgação das inscrições confirmadas |
28/04/2017 |
Realização do evento |
06/05/2017 a 07/05/2017 |
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
8.1. Os participantes deverão levar para o evento os equipamentos que julgarem necessários para o desenvolvimento das soluções, tais como: notebooks, tablets, smartphones, entre outros que acharem necessários.
8.2. As despesas dos participantes referentes a transporte, alimentação e hospedagem serão de responsabilidade dos mesmos.
8.3. Serão fornecidos durante o evento: água, café, lanches rápidos, acesso aos banheiros e espaço para descanso.
8.4. Dúvidas sobre o regulamento e o evento podem ser enviadas para o e-mail hack@unirio.br.
8.5. Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.
8.6. O regulamento está sujeito a alterações que serão previamente publicadas no site do evento.
8.7. Serão considerados nulos e ficarão imediatamente desclassificados e impedidos de concorrer e/ou receber os prêmios, os participantes que não atenderem as condições estabelecidas neste regulamento, ou ainda, em que se verificar tentativa de fraude ou abuso.
8.8. Ao efetivar a inscrição os participantes concordam com o inteiro teor do regulamento, autorizando a Comissão Organizadora a utilizar, editar, publicar, reproduzir e divulgar, por meio de jornais, revistas, livros e Internet, ou em qualquer outro meio de comunicação, assim como pesquisas científicas, sem ônus e sem autorização prévia ou adicional, os seus nomes, vozes, imagens e soluções propostas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, durante período indeterminado em conformidade com a legislação vigente.