Você está aqui: Página Inicial / [P] Notícias / “Primeira Gira de Ideias: Semeando Territórios com Ciência e Tecnologia”

“Primeira Gira de Ideias: Semeando Territórios com Ciência e Tecnologia”

por Cultura Unirio publicado 25/03/2024 15h00, última modificação 26/03/2024 10h45
AGENDA ARTÍSTICA E CULTURAL UNIRIO 2024

𝐃𝐢𝐯𝐮𝐥𝐠𝐚çã𝐨

Amanhã, terça-feira, dia 26 de março de 2024 vai ocorrer a “Primeira Gira de Ideias: Semeando Territórios com Ciência e Tecnologia” uma parceria da UNIRIO com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é aproximar as Naves do conhecimento, localizadas em territórios estratégicos da periferia da nossa cidades, das/os servidoras/es e das/os estudantes da UNIRIO, para que possamos utilizar esses espaços como referência na construção de ações de extensão com esses territórios e seus movimentos.

Na primeira parte da Gira de Idéias iremos refletir justamente a possibilidade de aproximação da UNIRIO com as Naves, conhecendo melhor cada espaço, com suas demandas, e seus públicos. A comunidade da UNIRIO também terá voz, e mostrará seus interesses: em alguma nave específica - “Madureira, pois é perto de onde uma professora mora, ou Irajá pois é perto do grupo social com quem trabalho, ou santa cruz, pois temos várias alunas de lá”. Para compreender melhor as Naves nosso encontro ocorrerá na Nave do Engenhão, localizada num prédio histórico no engenho de dentro, com uma estrutura linda, sala de reuniões, arena gamer e etc...

Na segunda parte do nosso encontro compreenderemos melhor as demanda do Engenho de Dentro. Faremos duas mesas, reunindo demandas da Nave do Engenhão, que já trabalha e se aproxima de alguns públicos estratégicos e entende que a UNIRIO poderia potencializar essas ações em duas frentes: formação de professores da rede em ciência e tecnologia, mas com uma perspectiva antirracista, tendo em vista a importância de inserir a juventude negra que frequenta as escolas e as naves. E na segunda mesa discutiremos as reinvenções das formas de vida e de luta das mulheres que se aproximam das naves buscando uma re-inserção no mercado de trabalho com outras formas coletivas de empreender e re-inventar a economia.

A programação tá linda, agora só faltam vocês. Divulgem para toda a nossa comunidade e para os interessados de fora. Todas e todos são bem vindas e bem vindos.