Elaboração de um bundle para acompanhamento farmacoterapêutico de idosos na transição do cuidado para assistência domiciliar
Produtos do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Elaboração de um bundle para acompanhamento farmacoterapêutico de idosos na transição do cuidado para assistência domiciliar".
Produto 1: Lista de verificação para acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes idosos na transição do cuidado para a internação domiciliar
Introdução: Esta lista verificação para acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes idosos na transição do cuidado foi elaborada e construída durante o mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Objetivo: Elaborar uma lista de verificação para o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes idosos na transição segura do cuidado no processo de desospitalização para assistência domiciliar, e sua continuidade do cuidado.
Tipologia/Estratificação do produto: Caracteriza-se pelo desenvolvimento de produto técnico. Produto acadêmico tipo 3 (manual ou protocolo) / Desenvolvimento de técnica que consistiu na elaboração de uma lista de verificação para acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes idosos na transição do cuidado.
Método: Considerando os escores adaptados do estudo de Matinbiancho et al. (2011), elaborou-se a lista de verificação para acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes idosos na transição do cuidado, que deve ser aplicado em serviços de assistência domiciliar, abordando as principais avaliações que podem ser feitas pelo Farmacêutico e pontuando seus escores para identificação da complexidade de cada paciente e estruturação do seu acompanhamento.
Resultados: No ambiente da assistência domiciliar, observou-se que não existia uma lista de verificação para acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes idosos na transição do cuidado. Pensando na qualidade dos serviços prestados e na necessidade de aumentar a segurança do paciente e uso racional de medicamento, a lista de verificação foi elaborada com o intuito de orientar os Farmacêuticos que atuam na assistência domiciliar na estruturação do seu acompanhamento dos pacientes idosos.
Conclusão: A produção tecnológica pretende contribuir com a prática assistencial do Farmacêutico na assistência domiciliar, a criação de um roteiro e caracterização da complexidade de cada paciente acompanhado, confere segurança aos pacientes e familiares envolvidos em seu cuidado, permitindo segurança na terapia no momento da transição do cuidado. O produto ficará disponível para aplicabilidade nos diversos serviços de assistência domiciliar.
Palavras-Chave: Transição do Cuidado; Lista de Verificação; Assistência Domiciliar; Acompanhamento Farmacoterapêutico.
Produto 2: Curso de capacitação Farmaid-simulação realística para utilização da lista de verificação de acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes idosos na transição do cuidado
Introdução: O emprego da Simulação Realística em Saúde se caracteriza por utilizar ambiente simulado para desenvolver aprendizado e treinamento da prática assistencial. Apesar de surgirem resistências, é crescente sua incorporação ao ambiente acadêmico. A elaboração de um protótipo de Curso de Capacitação – Simulação Realística, para orientação do uso da lista de verificação para acompanhamento farmacoterapêutico de idosos na transição do cuidado, tem por finalidade, colaborar com os Farmacêuticos que atuam na assistência domiciliar.
Objetivos: Orientar o aprendizado, o aprimoramento assistencial, promover a segurança do paciente e o uso racional de medicamento através da capacitação profissional. Método: Estudo metodológico, embasado na Metodologia do Aprendizado de Ausubel (1963) e a Metodologia de SRS com aplicação de instrumento adaptado denominado Insimula.
Tipografia/estratificação da produção técnica: Produção tecnológica, que se insere no eixo do produto do tipo 01 material didático e tipo 11 Manual/Protocolo, classificada como estrato T1.
Conclusão: O curso de capacitação no acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes idosos na transição do cuidado, permite ser realizado de forma dinâmica. A interação entre os participantes durante a aplicação do instrumento é relevante para o sucesso da capacitação por permitir corrigir distorções da prática em ambiente controlado (simulado). O bundle formado pela lista de verificação e o curso de capacitação, são fundamentais para que o farmacêutico possa aplicar os escores de complexidade dentro da realidade de cada serviço de assistência domiciliar.
Palavras-chave: Simulação Realística; Aprendizado; Capacitação; Acompanhamento Farmacoterapêutico; Transição do cuidado.
Autor(a): Felipe Leal Vieira
Orientador(a): Sonia Regina de Souza
Trabalho disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/14670