Curso de capacitação: estratégia de ensino para o uso seguro da bomba de infusão
Produto do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Metodologia de resolução de situações-problema: estratégia de ensino para o uso seguro da bomba de infusão".
Objetivo: Estimular o desenvolvimento de competências necessárias do profissional enfermeiro no cuidado ao paciente em uso de bomba de infusão.
Tipologia/Estratificação do produto: Curso de formação profissional. Subtipologia: Desenvolvimento de atividade de capacitação criada e organizada, em diferentes níveis. Classificação T2 = 75 pontos. Protegido pela licença Creative Commons CC BY 4.0.
Método: Estudo de intervenção, com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvido através da metodologia de resolução de situações-problema. A pesquisa foi aprovada pelo CEP sob os pareceres: 6.643.114 e 6.716.638.
Resultados: O curso de capacitação “Uso seguro da bomba de infusão na terapia infusional” foi desenvolvido em sete etapas: Pré-Teste; Situação-Problema; Levantamento dos problemas; Discussão das competências profissionais; Aula expositiva; Pós-Teste; e Avaliação da estratégia de ensino. No modelo presencial, com duração de quatro horas. A partir da estratégia de ensino utilizada, os enfermeiros identificaram os problemas a partir da situação apresentada e discutiram de forma crítica as competências profissionais necessárias para o cuidado do paciente em uso de bomba de infusão. No que se refere aos momentos de avaliação, foi identificado média de acertos no pré-teste de 2,0 pontos e no pós-teste 3,5 pontos, de um total de 5,0 pontos. E um feedback positivo com a estratégia de ensino aplicada, através do formulário de avaliação.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: A utilização de uma abordagem de ensino problematizadora na capacitação de enfermeiros se mostrou eficaz no que tange a discussão de competências profissionais relacionadas ao cuidado do paciente em uso de bomba de infusão, possibilitando o raciocínio crítico-reflexivo e o conhecimento técnico-científico acerca da tecnologia. Tal abordagem contribui para a aproximação do profissional com a tecnologia, de forma que o conhecimento construído seja além da transmissão de informações operacionais. No entanto, sua execução requer tempo e articulação institucional para que haja engajamento profissional e alto impacto. A aplicabilidade da estratégia é possível a partir do domínio da metodologia de resolução de situações-problema e pode ser adaptada para diversas temáticas, revelando-se pertinente e atualizada ao cenário de saúde.
Palavras-Chave: Bombas de Infusão; Infusões Intravenosas; Educação Baseada em Competências; Capacitação em Serviço; Enfermagem.
Autor(a): Mary Ane Lessa Etelvino
Orientador(a): Gisella de Carvalho Queluci
Coorientador(a): Teresa Tonini
Trabalho disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/14646