Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Egressos / Trabalhos de Conclusão de Curso / Trabalhos de Conclusão 2023 / Fluxograma situacional para tomada de decisão de Contato Pele a Pele no pós-parto

Fluxograma situacional para tomada de decisão de Contato Pele a Pele no pós-parto

Produção de Gabriela de Almeida Costa Coimbra

Produtos do Trabalho de Conclusão de Curso "Cuidado fundamental e tecnologia de enfermagem para segurança materna e neonatal no contato pele a pele pós parto".

 

Produto 1: Fluxograma situacional para tomada de decisão de Contato Pele a Pele no pós-parto

Objetivo: confeccionar um fluxograma situacional impresso que permita ao leitor entender os aspectos do contato pele a pele e a sua aplicabilidade.

Tipologia/ Estratificação da Produção Técnica: este produto é considerado um material didático, classificado como T1 (100 pontos), segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Método: o banner foi desenvolvido utilizando-se o software Canva de edição de imagens, com palavras simples e objetivas, com fonte em tamanho grande para chamar a atenção do leitor.

Resultados: a produção do banner disponibilizou a confecção de duas imagens, que esclarece o “Quando fazer” e “Como fazer o contato pele a pele” de forma objetiva e clara, para a disseminação do assunto.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: a partir desta construção, pode-se contribuir para a popularização do conhecimento sobre o tema em tela. O material também poderá ser utilizado como uma ferramenta em educação em saúde. A disseminação deste material educativo, com palestras, torna-se uma importante ferramenta na promoção à saúde. O produto foi registrado no endereço eletrônico https://zenodo.org/doi/10.5281/zenodo.11049342.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Materiais de Ensino; Tecnologias.

 

Produto 2: Protocolo de Enfermagem para a Realização do Contato Pele-a-Pele Precoce

Objetivo: Elaborar um protocolo institucional para orientar a realização do contato pele a pele precoce e seguro do recém-nascido (RN) e a mãe no centro obstétrico no pós-parto.

Tipologia/ Estratificação da Produção Técnica: A intervenção está inserida no eixo de produção técnica do tipo desenvolvimento de produto – subtipologia: Manual/Protocolo. Trata-se de um Protocolo Tecnológico Experimental classificado com a estratificação T1 (100 pontos), segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Método: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa para a elaboração do protocolo assistencial. O percurso metodológico foi dividido em duas etapas: Na primeira etapa: realizada uma revisão integrativa da literatura (RIL). Foram utilizados os resultados levantados e discutidos na RIL avaliados como pertinentes para integrarem o protocolo. Na segunda etapa, foi elaborado o protocolo propriamente dito a partir do conteúdo extraído da RIL. Resultados: Foi elaborado o produto – Protocolo de enfermagem para a realização do contato pele a pele precoce.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: O protocolo foi elaborado conforme proposto nos objetivos. Espera-se validar o protocolo e divulgá-lo amplamente através da publicação em periódico nacional. Foi construído um folder para divulgação e orientação para os profissionais da saúde sobre o CPP, visando favorecer sua aplicabilidade. Acredita-se que com a implementação do protocolo sobre o contato pele a pele precoce para todos os recém-nascidos de pós-parto imediato, quando as condições de saúde do binômio assim o permitirem, aumentará o impacto na percepção da equipe de saúde acerca da importância do CPP precoce, resultando em melhora da qualidade de atendimento prestado às puérperas e seus recém- nascidos. O protocolo foi registrado no endereço eletrônico https://zenodo.org/doi/10.5281/zenodo.11049629.

Palavras-Chave: Enfermagem Obstétrica; Contato Pele a Pele; Protocolo assistencial.

 

Produto 3: Folder explicativo sobre o Contato Pele a Pele

Objetivo: confeccionar material impresso, folder educativos e informativos, que permita ao leitor entender os aspectos do contato pele a pele, desenvolvido na pesquisa de mestradono âmbito do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGSTEH/UNIRIO).

Tipologia/Estratificação do produto: este produto é considerado um material didático, classificado como T1 (100 pontos),segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Método: as metodologias utilizadas para a confecção do panfleto foram realizadas a partir de pesquisas bibliográficas sobre o tema. Após realizar a compilação do referencial teórico, as informações foram organizadas de maneira didática, fazendo uso de ilustrações e texto de linguagem simples, visando a fácil compreensão e identificação pelos leitores. Os panfletos foram desenvolvidos utilizando-se o software Canva de edição de imagens.

Resultados: os resultados encontrados sobre o tema em tela foram abordados no panfleto: “O que é contato pele a pele”, “Qual a importância”, “Por que fazer”, “Quando fazer” e “Como fazer o contato pele a pele” de forma objetiva e clara, para a disseminação do assunto.

Conclusão: a partir desta construção pode-se contribuir para a popularização do conhecimento sobre o contato pele a pele, o material também pode ser utilizado como uma ferramenta de educação em saúde. A disseminação deste material educativo impresso junto a palestras pode se tornar uma importante ferramenta na promoção à saúde. O produto foi registrado no endereço eletrônico https://zenodo.org/doi/10.5281/zenodo.11049342.

Palavras chave: Educação em Saúde; Recursos Audiovisuais; Tecnologias educacionais; Educação em saúde. 

 

Autor(a): Gabriela de Almeida Costa Coimbra

Orientador(a): Inês Maria Meneses dos Santos

Trabalho completo disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/14085