Instrumento de cuidados para o cliente que espera a cirurgia em casa
Produto proveniente do relatório de pesquisa SEGURANÇA para o CLIENTE que chega da rua para a CIRURGIA: UM ESTUDO DE Enfermagem sobre INSTRUMENTO de CUIDADOS.
Objetivo: Este instrumento se destina aos clientes, enfermeiros e técnicos que se encontram em seus movimentos de passagem: casa > ambulatório > casa > internação > enfermaria > Centro Cirúrgico > recuperação > enfermaria > casa > ambulatório > casa. Foi organizado a partir dos dados produzidos e de orientações sobre Cirurgia Segura. Ele está orientado pelo fluxo (passagem) vivenciado pelo cliente e as necessidades de cuidados.
Método: Utilizado o trabalho de camp,o de natureza descritiva exploratória, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado em um hospital universitário federal da cidade do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, num primeiro momento utilizamos o método observacional e após a cirurgia, uma entrevista.
Resultados: as considerações que fazemos após a análise dos dados é que a relação enfermagem/paciente se dá num momento e espaço único, nos quais a preocupação deles era a de fazer sua internação e a nossa de criar uma empatia impossível.
Conclusão e aplicabilidade: concluímos que precisamos criar estratégias institucionais para cuidar desse cliente, começando no ambulatório, no momento que ele é comunicado da necessidade da cirurgia, passando pela administração, que não o distingue, na fila, dos demais clientes até a enfermagem da clínica e do Centro Cirúrgico, que não são informadas quando o cliente vem direto de sua casa.
Autor(a): Maria Ines Kloh
Orientador(a): Nébia Maria Almeida de Figueiredo