Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Chamada para artigos - área de Currículo - Revista Teias

Chamada para artigos - área de Currículo - Revista Teias

CHAMADA – Número especial temático – Dossiê ABdC/Revista Teias 2019 Em tempos de ataques conservadores à universidade e à intelectualidade, teorias e pesquisas no campo do currículo ocupam espaço de criação, resistência e diversidade apontando para importantes realizações e avanços dos estudos curriculares no Brasil que se comprometem com a defesa da educação pública. Campo de importantes conquistas teóricas, ineditismo e densidade internacionalmente reconhecidos e identificando-se com a luta contra políticas, teorias, práticas e propostas que afrontam a pluralidade e ameaçam a democracia, o currículo tem levado curriculistas do Brasil, também, a deslocamentos teóricos, experimentos metodológicos e invenções epistemológicas. Por isso, é com satisfação que convidamos às pessoas interessadas a participarem e divulgarem a chamada para o Número especial temático Outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo editado pela Revista Teias/UERJ em parceria com a Associação Brasileira de Currículo (ABdC). A proposta pretende compor dossiê temático com objetivo de apresentar, explicitar e colocar em debate resultados de pesquisas e investigações alimentadas por diferentes possibilidades teóricometodológicas, que afirmem epistemologias que rompam com a supressão de modos de conhecer unificados, convergentes ao pensamento hegemônico neoliberal e a epistemologia moderna/positivista/fisicalista que a sustenta. Convocamos, portanto, à submissão manuscritos autorais que contribuam com o campo do currículo em sua diversidade, democraticidade e dissensuosidade apresentando formas outras de conhecer que legitimem outras epistemologias e metodologias. Os artigos devem ser submetidos em conformidade com todas as normas da revista, pelo site do periódico, escolhendo a opção do referido Dossiê, no prazo de submissão: 15 de julho a 30 agosto de 2019. Serão selecionados entre 8 (oito) e 12 (doze) artigos, mais 1 resenha e 1 entrevista, a critério da editoria, sendo, no máximo um (1) de autor vinculado à UERJ, dois (2) de autores com outras afiliações no mesmo estado do RJ, e, no mínimo, um (1) dos artigos deverá ser de autoria internacional, devendo prevalecer a diversidade institucional e regional. Sugerimos atentar para que todas as submissões estejam com os metadados de edição completos no sistema (dados de autoria e ORCID que passa agora ser obrigatório).

O link para acesso ao site da revista: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias

« Junho 2024 »
month-6