• Ir para o conteúdo 0

Ferramentas Pessoais

  • Acessar
  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a Busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • acessibilidade |
  • alto contraste |
  • Mapa do Site
DTIC - unirio
Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação
Busca Avançada…
  • Portal Unirio
  • Guia Telefônico
  • Contatos
Menu

marca DTIC

Central de Atendimento DTIC 

Navegação
  • Eduroam
  • Equipe
  • Ferramentas para videoconferências
  • Informativos DTIC
    • Nota de Esclarecimento - 12/02/2019
  • Manuais
  • Modelagem de Processos
  • Organograma
  • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC
  • Política de Segurança da Informação e Comunicação PoSIC
  • Portfólio de Serviços
  • Referencial Estratégico
  • Arquivo object code Regimento Interno
  • SIE - Sistema de Informações para o Ensino
  • Solicitações
  • Transparência de dados

marca DTIC

Central de Atendimento DTIC 

Navegação
  • Eduroam
  • Equipe
  • Ferramentas para videoconferências
  • Informativos DTIC
    • Nota de Esclarecimento - 12/02/2019
  • Manuais
  • Modelagem de Processos
  • Organograma
  • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC
  • Política de Segurança da Informação e Comunicação PoSIC
  • Portfólio de Serviços
  • Referencial Estratégico
  • Arquivo object code Regimento Interno
  • SIE - Sistema de Informações para o Ensino
  • Solicitações
  • Transparência de dados
Você está aqui: Página Inicial / Informativos DTIC / Nota de Esclarecimento - 12/02/2019
Info

Nota de Esclarecimento - 12/02/2019

por carol.oliveira — publicado 12/02/2019 13h40, última modificação 14/02/2019 10h39

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A DTIC, pautada na transparência, vem apresentar esclarecimentos acerca dos problemas ocorridos e que culminaram com a paralisação do Data Center e, consequentemente, serviços e acesso à Internet durante o período de 07/02/2019 a 10/02/2019. Tais problemas foram ocasionados pela forte chuva ocorrida na madrugada do dia 07/02/2019 que causou instabilidade e interrupções no fornecimento de energia elétrica, que se estendeu até o dia 11/02/2019, prejudicando o funcionamento dos equipamentos responsáveis em manter todos os serviços ativos.

Devido a isso, alguns servidores virtualizados foram totalmente danificados o que nos obrigou a reconstruir essas máquinas e restaurar os backups das bases de dados correspondentes.

No final da tarde de sexta-feira (08/02/2019), já havíamos retornado com alguns serviços em produção (algo em torno de 40%) quando outras ocorrências de instabilidade na energia elétrica voltaram a ocorrer e permanecendo durante o final de semana.

Na tabela a seguir, apresentamos os serviços que foram afetados mais severamente e que necessitaram ser restabelecidos com seus respectivos backups restaurados.

Serviço

Último Backup Realizado em:

Data

Hora

Portal de Periódicos da UNIRIO - SEER

04/02/2019

1:00h

Plataforma e-UNI - Moodle

04/02/2019

1:00h

Portal de Identidade

06/02/2019

0:00h

Sendo assim, solicitamos aos usuários que realizaram inserções e manutenções de conteúdo, troca de senhas e alterações de informações/dados entre a data dos backups referenciados acima até a tarde do dia 08/02/2019, refaçam esses mesmos lançamentos.

Evidenciamos ainda, que os serviços que não foram citados na tabela, tais como: Portal do Aluno; Portal do Professor; demais Portais; e etc., não tiveram as suas máquinas comprometidas e, portanto, as suas bases de dados permaneceram intactas.

Cabe registrar ainda, que apesar do tempo despendido para regularização dos serviços, o evento contribuiu para colocar a prova a política de preservação, guarda e segurança das informações e dados institucionais que estão hospedados sob responsabilidade da DTIC, possibilitando à comunidade da UNIRO, confiar cada vez mais nos serviços que são oferecidos pela DTIC.

Direção DTIC Unirio

  • Serviços
  • Contatos
  • Guia Telefônico
  • Portal Unirio
  • Navegação
  • Acessibilidade
  • Mapa do Site

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone