Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / SIE - Sistema de Informações para o Ensino / Como o SIE chegou à UNIRIO

Como o SIE chegou à UNIRIO

por Bárbara Cristina Faria da Silva publicado 24/07/2018 15h05, última modificação 25/07/2018 12h33

Considerando a intensa pulverização de aplicativos ora em uso na UNIRIO, há necessidade da adoção de um Sistema informatizado único que atenda tanto à área acadêmica como à administrativa e ao fato da Universidade estar em pleno processo de instalação de sua Rede, o Magnífico Reitor da UNIRIO, Professor Hans Jürgen Fernando Dohmann, assinou a Portaria GR/N° 475, em 3 de dezembro de 1999, nomeando a Comissão de Acompanhamento e Implementação do Sistema de Controle Acadêmico (CAISCA) a ser implementado futuramente na Universidade, com o fim de integrar todos os seus órgãos, em todas os níveis de administração universitária e de gerenciamento acadêmico. Este Relatório é um estudo preliminar para elaboração de um Projeto de Gestão Informatizada das Atividades Acadêmicas e Administrativas da UNIRIO.

A CAISCA é composta pelos Professores RICARDO TACUCHIAN, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, ANTÔNIO CARLOS RIBEIRO GARRIDO IGLESIAS, Diretor do Departamento de Pós-Graduação, VALÉRIA GOMES VELOSO, Diretora do Departamento de Pesquisa, MALVINA TANIA TUTTMAN, Diretora do Departamento de Extensão, ALEXANDRE ALBINO ANDREATTA, Professor Adjunto, ASTÉRIO KIYOSHI TANAKA, Diretor da Escola de Informática Aplicada, MARTHA TUPINAMBÁ DE ULHÔA, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música, REGINA MARIA DO REGO MONTEIRO, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Documento, MARIA DE LOURDES RABETTI GIANNELLA, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teatro, NÉBIA MARIA ALMEIDA DE FIGUEIREDO, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e pelos técnicos PAULO ROBERTO PEREIRA DOS SANTOS, Diretor do Centro de Processamento de Dados, GLÓRIA STEFANINI, Chefe do Serviço de Gerenciamento à Pesquisa, PAULA CHRISTINA FERNANDES BRUNO, Assistente da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, JOSÉ CARLOS DA SILVA RIOS, Chefe do Serviço de Apoio à Extensão, e LUIGI BATTAGLIA, Técnico em Assuntos Educacionais, sob a presidência do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

A CAISCA considerou desde o início de suas atividades, a indissociabilidade entre atividades acadêmicas e administrativas no seio da Universidade. Dois pontos nortearam os trabalhos da CAISCA: a) a UNIRIO precisa de um Sistema único que possibilite uma gestão ágil de toda Universidade; b) a UNIRIO não tem condições técnicas e financeiras para desenvolver um Sistema próprio, devendo aproveitar a experiência e know-how de outros centros universitários. Essas preocupações, na verdade, já perpassam a Universidade há alguns anos, embora de maneira informal.

Considerando que:

1. Os Pareceres dos Relatórios de visita técnica feitos por membros desta Comissão para conhecimento dos Sistemas de Gestão desenvolvidos pela Universidade Federal de Santa Maria e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ou aqueles em uso pela Universidade Federal Fluminense indicam que todos eles oferecem soluções a problemas de informação e informatização de gestão, embora em níveis de amplitude e de prazo de implantação diferentes;

2. Os sistemas observados apresentam vantagens e desvantagens técnicas a serem avaliadas e traduzidas em termos de encargos financeiros para Universidade;

3. O SIE/UFSM apresenta maior abrangência, dividido em aplicativos que cobrem nove áreas administrativas e acadêmicas.

4. O SIE/UFSM vem sendo consolidado desde 1971, já tendo passado por 4 reestruturações e está sendo adotado pelos CEFETs do Rio de Janeiro e de Minas Gerais;

5. O SIGMA é um Sistema de gerenciamento acadêmico, enquanto que o SIE/UFSM cobre a gestão acadêmica e administrativa, passando por áreas como o vestibular, biblioteca, secretaria acadêmica, planejamento, patrimônio, acompanhamento de projetos, recursos humanos, orçamento etc;

6. Os equipamentos e os gerenciadores de bancos de dados atuais da UNIRIO suportam a tecnologia usada pelo SIE/UFSM.

Conclusões:

1. A UNIRIO deve possuir um Sistema informatizado único, adequado a uma estrutura física de Rede, com capacidade total de comunicação interinstitucional e com os órgãos oficiais e agência de fomento.

2. Dentre os Sistemas e aplicativos estudados, tanto aqueles em uso na UNIRIO (RADOC, SISCAD etc.) como outros disponíveis no mercado (SIE/UFSM, SIGMA/UFRJ, aplicativos em uso na UFF), o que se mostrou mais abrangente, plenamente desenvolvido e experimentado e mais adequado à realidade da UNIRIO foi o SIE/UFSM.

3. O quadro funcional do CPD deve ser ampliado com novos técnicos e contemplado com uma redistribuição de funcionários da Universidade (uma vez que, com a automação da Administração, maior número de técnicos administrativos ficará disponível para tarefas mais especializadas), além de contar com um programa de estagiários vinculados à Escola de Informática ou a convênios com outras instituições.

Para mais informações, clique aqui para visualizar o documento completo