Escala de avaliação de registro do processo de enfermagem ambulatorial cirúrgico (R-PEAC)
Produto do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Escala de avaliação de registro do processo de enfermagem ambulatorial cirúrgico: construção e validação"
Objetivos: Geral - Validar o conteúdo de um instrumento de avaliação da documentação clínica do processo de enfermagem no ambiente hospitalar ambulatorial; Específicos - Construir, com base na literatura, um instrumento de avaliação da documentação clínica do processo de enfermagem hospitalar ambulatorial; avaliar o instrumento construído com auxílio dos enfermeiros da prática.
Tipologia/Estratificação da produção técnica: Tipo 3, ou seja, manual ou protocolo tecnológico experimental/aplicação, a partir da construção, validação e avaliação do instrumento elaborado, gerando um novo procedimento institucional, através dessa nova tecnologia em saúde que contribui para a resolução de problemas práticos.
Método: Trata-se de uma escala proveniente de um estudo realizado em três etapas: revisão integrativa de literatura, construção da Escala de Avaliação de Registro de Enfermagem Ambulatorial Cirúrgico (R-PEAC) propriamente dita e validação de conteúdo da escala por especialistas (experts).
Resultados: A escala criada a partir das diretrizes do Conselho Federal de Enfermagem e da Teoria dos Padrões Funcionais de Marjory Gordon mostrou alta consistência interna e seu conteúdo foi validado por experts, reforçando sua utilidade na aplicação prática. A R-PEAC foi registrada na Câmara Brasileira do Livro, tendo como seu número padrão internacional de livro (ISBN): 978-65-01-36466-7.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: A construção e validação de um instrumento para avaliação dos registros de enfermagem no ambiente ambulatorial cirúrgico representa um avanço significativo para a prática clínica. Este trabalho não apenas comprova a viabilidade de um instrumento desse tipo, mas também sugere seu alto potencial de replicabilidade em diversas instituições de saúde no Brasil, promovendo uma prática de enfermagem mais estruturada e baseada em evidências. A relevância desta pesquisa também está no fato de que ela proporciona uma abordagem inovadora para a avaliação da documentação clínica em ambientes ambulatoriais, um tema até então pouco explorado, que geralmente foca em pacientes hospitalizados. A ferramenta proposta tem potencial para ser implementada em diferentes regiões, contribuindo para o aprimoramento da qualidade da assistência de enfermagem em todo o território nacional. A partir disso, a pesquisa estabelece uma base sólida para futuras investigações e desenvolvimentos técnicos, com um alto potencial de aplicabilidade, abrangência e inovação.
Termos controlados/não controlados: Processo de enfermagem; Registros de enfermagem; Ambulatório hospitalar.
Autor(a): Thaíssa da Silva dos Santos
Orientador(a): Priscilla Alfradique de Souza
Trabalho e produto desenvolvidos disponíveis em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/14476