Protocolo para a desospitalização de pacientes oncológicos a partir do ambulatório de PICC
Produto do Trabalho de Conclusão de Curso "Protocolo de boas práticas para a desospitalização de pacientes oncológicos em um ambulatório de PICC (Catéter Central de Inserção Periférica)"
Objetivo: Identificar precocemente casos de pacientes oncológicos que possam ter sua alta hospitalar abreviada pela inserção de um PICC para acompanhamento ambulatorial.
Tipologia/Estratificação do produto: manual ou protocolo T1 = 100 pontos; representa produção intelectual.
Método: Foi traçado um fluxograma que contribui para identificar estes pacientes, favorecendo a avaliação e a inserção do PICC,e prosseguindo com o acompanhamento com vistas à alta hospitalar com o acompanhamento ambulatorial.
Resultados: Foi criado um protocolo de identificação de casos elegíveis ao ambulatório de PICC, nas duas possíveis situações: estando o paciente internado, ocupando um leito do hospital; ou não internado, precisando instalar um cateter para iniciar quimioterapia. Identifica-se diferenças no caminho traçado por esses dois perfis de pacientes, o que torna importante descrever a rotina adequada das condutas de acolhimento e orientação ideais desde que o paciente insere o cateter, até o momento em que passa a ser acompanhado pela equipe do ambulatório.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: Este protocolo visa minimizar complicações tais como extravio de pacientes com PICC, o déficit no acompanhamento destes, e favorece a comunicação efetiva entre os profissionais atuantes neste processo – agregando equipes do Time de PICC, das diversas clínicas envolvidas, pacientes e familiares.
Palavras-Chave: cateteres venosos centrais; assistência ambulatorial, antineoplásicos, segurança do paciente.
Autor(a): Denise Zacharias Mota Pais
Orientador(a): Cristiane de Oliveira Novaes
Trabalho completo disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/14050