Desenvolvimento de um programa de navegação para pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas
Impressos de Navegação para pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas
Resumo do produto
Introdução: Estes impressos de navegação foram elaborados e construídos durante o mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Objetivo: Desenvolver impressos de navegação para pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas com a finalidade de realizar o registro dos atendimentos prestados aos pacientes admitidos no Programa de Navegação do serviço.
Tipologia/Estratificação do produto: caracteriza-se pelo desenvolvimento de produto técnico. Produto acadêmico tipo 3 (manual ou protocolo) / Desenvolvimento de técnica que consistiu na elaboração de três impressos a serem utilizados pelo Enfermeiro Navegador na assistência ao paciente.
Método: pesquisa convergente assistencial (PCA) associada a ferramenta de qualidade e melhoria contínua PDCA, desenvolvido em um instituto federal, que atende pacientes oncológicos, exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS). O desenvolvimento dos impressos foi realizado junto a aplicação do projeto piloto que durou três meses e atendeu vinte e um pacientes, que foram navegados.
Resultados: durante a execução do projeto piloto, os impressos foram modificados seis vezes a partir da aplicação e observação que eram necessárias modificações, complementações e melhorias dos impressos. Foram construídos 3 instrumentos para registro dos atendimentos do Enfermeiro Navegador: Ficha de avaliação de primeira vez, Ficha de avaliação do pós transplante e Ficha de avaliação subsequente.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: a utilização de impressos próprios, com perguntas direcionadas e registro das ações realizadas junto ao paciente navegado, organiza o registro de enfermagem e proporciona um acompanhamento durante a jornada do paciente nos serviços de saúde e a replicação desses impressos poderá contribuir com a qualidade dos registros e melhoria na assistência prestada.
Palavras-Chave: Programa de Navegação, Enfermeira Navegadora, Transplante de células-tronco hematopoiéticas.
Pesquisa de satisfação para pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas
Resumo do produto
Introdução: Esta Pesquisa de satisfação do usuário foi elaborada, construída e aplicada durante o mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Objetivo: Elaborar pesquisa de satisfação do usuário para pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas com a finalidade de mensurar a aceitação e necessidade de um enfermeiro navegador no serviço.
Tipologia/Estratificação do produto: caracteriza-se pelo desenvolvimento de produto técnico. Produto acadêmico tipo 3 (manual ou protocolo) / Desenvolvimento de técnica que consistiu na elaboração de Fluxograma de atendimento dos pacientes submetidos ao transplante de células tronco-hematopoiéticas.
Método: pesquisa convergente assistencial (PCA) associada a ferramenta de qualidade e melhoria contínua PDCA, desenvolvido em um instituto federal, que atende pacientes oncológicos, exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS). O desenvolvimento do pesquisa de satisfação do usuário foi realizada junto a aplicação do projeto piloto que durou três meses e atendeu vinte e um pacientes, que foram navegados.
Resultados: durante a execução do projeto piloto, a presença do enfermeiro navegador foi inserida na jornada do paciente que ia passar pelo TCTH, papel que não existia no setor. Pensando na qualidade dos serviços prestados, na aceitação da assistência prestada pelo enfermeiro navegador e, sobre a percepção do usuário em desejar manter, ou não a atuação no enfermeiro navegador no serviço, a pesquisa de satisfação do usuário foi elaborada, construída e aplicada aos 20 pacientes do projeto piloto e, obteve 100% de aprovação pelos usuários.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: A pesquisa de satisfação do usuário valida a importância da atividade do enfermeiro navegador no serviço de transplante de células tronco hematopoiéticas, com uma aprovação de 100% dos usuários que disseram ter sido ajudados em sua jornada e todos os entrevistados disseram concordar que a presença desse profissional deve ser mantida no serviço.
Palavras-Chave: Programa de Navegação, Enfermeira Navegadora, Transplante de células-tronco hematopoiéticas, Satisfação do Usuário.
Cadernetas de Vacinação para pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas
Resumo do produto
Introdução: Estas cadernetas de vacina foram elaboradas e construídas durante o mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Objetivo: Elaborar Cadernetas de Vacinação para pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas com a finalidade de funcionar como documento que comprova a situação do paciente.
Tipologia/Estratificação do produto: caracteriza-se pelo desenvolvimento de produto técnico. Produto acadêmico tipo 3 (manual ou protocolo) / Desenvolvimento de técnica que consistiu na elaboração de três Cadernetas de Vacina a serem entregues ao paciente no momento oportuno de revacinação no pós transplante.
Método: pesquisa convergente assistencial (PCA) associada a ferramenta de qualidade e melhoria contínua PDCA, desenvolvido em um instituto federal, que atende pacientes oncológicos, exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS). O desenvolvimento dos impressos foi realizado junto a aplicação do projeto piloto que durou três meses e atendeu vinte e um pacientes, que foram navegados.
Resultados: durante a execução do projeto piloto, observou-se que não existia uma caderneta no serviço, e sim, uma folha com o local onde aplica as vacinas e um quadro com esquema vacinal único para crianças e adultos e sem cor. Pensando na melhoria contínua, foram elaborados três cadernetas de vacina: Caderneta de Vacina Criança Menina, Caderneta de Vacina Criança Menino e Caderneta de Vacinação adulto. As cadernetas das crianças contém gráficos de crescimento e desenvolvimentos e são separados por cores, azul para meninos e rosa para meninas.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: a utilização de Cadernetas de Vacinação exclusivas para o paciente transplantado contribui com a melhor adesão do paciente a revacinação que se faz necessária após a realização de um transplante de medula óssea e a replicação dessas cadernetas poderá contribuir com a qualidade dos registros das vacinas, cumprimento de intervalos entre as doses e melhoria na assistência prestada.
Palavras-Chave: Programa de Navegação, Enfermeira Navegadora, Transplante de células-tronco hematopoiéticas, Vacinação.
Fluxograma para atendimento de pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas
Resumo do produto
Introdução: Este fluxograma foi elaborado e construído durante o mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Objetivo: Elaborar Fluxograma para o atendimento de pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas com a finalidade de organizar o serviço e contribuir com a qualidade da assistência prestada.
Tipologia/Estratificação do produto: caracteriza-se pelo desenvolvimento de produto técnico. Produto acadêmico tipo 3 (manual ou protocolo) / Desenvolvimento de técnica que consistiu na elaboração de Fluxograma de atendimento dos pacientes submetidos ao transplante de células tronco-hematopoiéticas.
Método: pesquisa convergente assistencial (PCA) associada a ferramenta de qualidade e melhoria contínua PDCA, desenvolvido em um instituto federal, que atende pacientes oncológicos, exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS). O desenvolvimento do Fluxograma foi realizado junto a aplicação do projeto piloto que durou três meses e atendeu vinte e um pacientes, que foram navegados.
Resultados: durante a execução do projeto piloto, observou-se que não existia um Fluxograma do serviço de Navegação no serviço. Pensando na qualidade dos serviços prestados, o Fluxograma foi elaborado e aprovado junto a direção da Unidade.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: O Fluxograma mostra o passo a passo a ser percorrido pelo paciente no serviço, durante sua jornada e sinaliza os pontos de atuação do enfermeiro navegador no serviço e no cuidado ao paciente. A replicação do fluxograma é perfeitamente viável e contribuirá com uma melhor organização do serviço.
Palavras-Chave: Programa de Navegação, Enfermeira Navegadora, Transplante de células-tronco hematopoiéticas.
Autor(a): Carla Maria Castro do Santos
Orientador(a): Karinne Cristinne da Silva Cunha
Trabalho completo e produtos desenvolvidos disponíveis em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13842