SEMINÁRIOS EM PROCESSOS CRIATIVOS EM MÚSICA II
Ementa:
A disciplina é temática e tem como objetivo apresentar questões teóricas e práticas relacionada à criação sonoro-musical a través da leitura e discussão de textos, análise de obras, escutas, análise críticas de produções musicais. O ponto de vista analítico poderá considerar aspectos filosófico, social, culturais, assim como, aspectos técnicos e/ou tecnológicos aplicados à criação musical. Os aspectos abordados podem se relacionar diretamente com a obra analisada e/ou com a produção criativa dos alunos dentro de uma dinâmica de discussões, análises, escutas e apresentações em sala de aula em forma de seminários. Avaliação As avaliações serão realizadas a partir das análises, das críticas e das discussões coletivas das produções dos alunos e das eventuais apresentações públicas do material produzido.
Bibliografia:
BACHRATA, Petra. Gesture Interaction in Music for instruments and electroacoustic sounds. Tese de Doutorado, Aveiro: Universidade de Aveiro-Departamento de Comunicação e Arte, 2010. EMMERSON, Simon. The Relation of Language to Materials. In: EMMERSON, S. (Ed). The Language of Electroacoustic Music. Londres: Macmillan Press, 1986. SMALLEY, D. Spectro-morphology and Structurin Processes. In: EMMERSON, (Ed). The Language of Electroacoustic Music. Londres: Macmillan Press, 1986. ________________. Composer Intention and Listener Reception: Can they be reconcilier?. Estocolmo: Conferencia no Nordic Computer Music Days, 1991, a. ________________. Spatial Experience in Electroacoustic Music. LIEN – Reveu d’ Esthetique Musicale, n. Especial – L’Espace Du Son II, Ohain: 1991 b, PP 121-124. ________________. The Listening Imagination: Listening in the Electroacoustic era. Contemporary Music Review, Vol 13 (2) 1996, PP 77-108. ________________. Spectromorphology: Explaining the Sound-Shapes. Organazied Sound, Vol 2 (2) 1997, PP 107-126. WINDSOR, W. Luke. A perceptual Aproach to the Description and Analysis of Acousmatic Music. Tese de Doutoramento. Londres: City University, 1995. WISHART, Trevor. On Sonic Art. Amsterdã,: Harwood Academic Publicher, 1996.