Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cliff Korman lança seu álbum Migrations nas plataformas

Cliff Korman lança seu álbum Migrations nas plataformas

Considere… que um elemento que você ouve uma vez retornará de alguma forma…

NOTAS DE ENCARTE

cliffkorman.lnk.to/migrations_album

Quando me deparei com a exposição fotográfica "Migrações", de Sebastião Salgado, seu tema ressoou e me impeliu a responder com meu meio de expressão: a música. Ela tocou em correntes subjacentes da minha família imigrante deslocada à força: desenraizamento, sobrevivência e transformação, de um lado, ambiguidade, dupla identidade e o poder de histórias não contadas, do outro. Iluminou aspectos da minha identidade como jazzista e as maneiras como ela se manifesta na música brasileira.

Também me impressionou que, em um nível linguístico, o uso criativo ou associativo de citações estimula as migrações de significado através da estrutura narrativa: uma característica que reconheci como essencial não apenas para o jazz, mas para a própria estrutura do nosso tempo. Iluminou aspectos da minha formação como jazzista e as maneiras como eles se manifestam quando transpostos para a música popular brasileira. Escrita em resposta direta às fotos de Salgado, a música reflete o fluxo de estados emocionais que surgem quando alguém é forçado a deixar um lar, uma vida, a suspender uma realidade anterior e se juntar a uma corrente humana em movimento, emigrando, vagando, imigrando.

À medida que continuei explorando essa noção dinâmica, comecei a formular um projeto feito de elementos que ocorrem simultaneamente: composições, improvisações e comentários sobre citações retornadas. Assim como no movimento musical, o fluxo entre culturas, identidades e tempo não ocorre apenas linearmente, mas também em níveis verticais e simultâneos. Para refletir isso, trabalho com camadas sonoras, às vezes congruentes, às vezes não, e tento ampliar o contexto em que elas interagem.

Lançado originalmente em 2004 (Planet Arts), o tema de deslocamento forçado de Migrações é mais uma vez triste e assustadoramente pertinente e imediato. Sou grato por poder ser ouvido novamente e espero que contribua para a reflexão sobre como acabar com esses traumas.

Este lançamento é em homenagem e em memória do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado (1944-2025). Sua visão, sua voz e sua dedicação perduram em sua obra.


PARTICIPANTES E CRÉDITOS
https://cliffkorman.com/music/migrations/

« Julho 2025 »
month-7
Se Te Qu Qu Se Sa Do
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3