Cliff Korman lança seu álbum Migrations nas plataformas
NOTAS DE ENCARTE
cliffkorman.lnk.to/migrations_album
Quando me deparei com a exposição fotográfica "Migrações", de Sebastião Salgado, seu tema ressoou e me impeliu a responder com meu meio de expressão: a música. Ela tocou em correntes subjacentes da minha família imigrante deslocada à força: desenraizamento, sobrevivência e transformação, de um lado, ambiguidade, dupla identidade e o poder de histórias não contadas, do outro. Iluminou aspectos da minha identidade como jazzista e as maneiras como ela se manifesta na música brasileira.
Também me impressionou que, em um nível linguístico, o uso criativo ou associativo de citações estimula as migrações de significado através da estrutura narrativa: uma característica que reconheci como essencial não apenas para o jazz, mas para a própria estrutura do nosso tempo. Iluminou aspectos da minha formação como jazzista e as maneiras como eles se manifestam quando transpostos para a música popular brasileira. Escrita em resposta direta às fotos de Salgado, a música reflete o fluxo de estados emocionais que surgem quando alguém é forçado a deixar um lar, uma vida, a suspender uma realidade anterior e se juntar a uma corrente humana em movimento, emigrando, vagando, imigrando.
À medida que continuei explorando essa noção dinâmica, comecei a formular um projeto feito de elementos que ocorrem simultaneamente: composições, improvisações e comentários sobre citações retornadas. Assim como no movimento musical, o fluxo entre culturas, identidades e tempo não ocorre apenas linearmente, mas também em níveis verticais e simultâneos. Para refletir isso, trabalho com camadas sonoras, às vezes congruentes, às vezes não, e tento ampliar o contexto em que elas interagem.
Lançado originalmente em 2004 (Planet Arts), o tema de deslocamento forçado de Migrações é mais uma vez triste e assustadoramente pertinente e imediato. Sou grato por poder ser ouvido novamente e espero que contribua para a reflexão sobre como acabar com esses traumas.
Este lançamento é em homenagem e em memória do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado (1944-2025). Sua visão, sua voz e sua dedicação perduram em sua obra.
PARTICIPANTES E CRÉDITOS
https://cliffkorman.com/music/migrations/