Estágio em Projeto de Monitoria
Os projetos de monitoria acadêmica desempenham um papel crucial no ambiente educacional, proporcionando benefícios significativos tanto para os monitores quanto para os alunos que recebem assistência, devidos as razões descritas a seguir:
- Melhoria no desenvolvimento acadêmico: devido ao fato de a monitoria acadêmica oferecer suporte individualizado aos alunos, ajudando a melhorar seu desempenho em disciplinas específicas. Os monitores, nesse caso, podem esclarecer dúvidas, fornecer explicações adicionais e auxiliar na resolução de exercícios, contribuindo para um melhor entendimento do conteúdo.
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Fortalecimento da compreensão do conteúdo: os monitores podem abordar conceitos complexos de maneiras diferentes, ajudando os alunos a compreenderem melhor o conteúdo. A abordagem personalizada da monitoria pode ser particularmente útil para alunos com diferentes estilos de aprendizado.
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Desenvolvimento de habilidades de estudo: os monitores não apenas ajudam na compreensão do material, mas também podem oferecer orientação sobre técnicas de estudo eficazes. Isso inclui estratégias para leitura, organização de informações e resolução de problemas.
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Redução da taxa de reprovação: a assistência fornecida pelos monitores pode contribuir para a redução da taxa de reprovação, pois os alunos têm acesso a recursos adicionais que podem ajudar a superar dificuldades acadêmicas.
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Incentivo à participação ativa dos alunos: a monitoria pode criar um ambiente mais interativo, incentivando os alunos a participarem ativamente das aulas e das atividades acadêmicas. A interação com monitores muitas vezes é menos intimidadora do que a interação com professores.
- Identificação de necessidades educacionais: ao interagir de perto com os alunos, os monitores podem identificar padrões de dificuldades ou lacunas na compreensão do conteúdo. Essas informações podem ser úteis para aprimorar métodos de ensino e curricular.
O NuPSA desenvolve alguns projetos de monitoria acadêmica voltados para disciplinas obrigatória e optativas da área de botânica e biotecnologia das grades curriculares dos cursos do IBIO. São eles:
ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO SOBRE VEGETAIS FANEROGÂMICOS
Os cursos Bacharelado em Ciências Ambientais, Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Ciências da Natureza possuem conteúdos conceituais (teorias, informações, conceitos) e práticos (procedimentos). Ao longo destes cursos além das atividades em sala de aula, os alunos realizam atividade em campo com a supervisão do professor ministrante e auxiliares que são caracterizados como monitores das disciplinas. Como forma de promover a inclusão social e mostrar a importância disso, aos alunos são ministradas aulas especiais onde os mesmos têm acesso a metodologias que permitam a inclusão de deficientes visuais e auditivos, demonstrando que é possível ensinar adequadamente a todos. As disciplinas ainda oferecem a oportunidade de estágios de monitoria, nos quais alunos previamente aprovados nas disciplinas ofertantes, são treinados dando-os a oportunidade de partilhar seus conhecimentos e exercitar o ensino sob a adequada supervisão do docente responsável.
A disciplina Biologia vegetal II (SBC0035) é ministrada para o curso Licenciatura em Ciências da Natureza e para a Licenciatura em Biologia. Ambos os cursos são oferecidos no período noturno e recebem um quantitativo de alunos que necessitam de supervisão constante em aulas práticas, uma vez que são necessários equipamentos de muita precisão. Essas aulas práticas são essenciais ao aprendizado da disciplina, assim como de outras disciplinas relacionadas, já que o aluno recebe informação que pode ser utilizada também em seus trabalhos científicos ao longo de sua graduação. A necessidade de monitores se dá exatamente pelo fato de que para manter o bom fluxo de informação é preciso manter também a supervisão dos alunos por alguém que conheça a aplicação e manuseio das ferramentas usadas no aprendizado da disciplina.
ABORDAGEM PRÁTICA E BIOTECNOLÓGICA DA INTERAÇÃO PLANTAS X AMBIENTE
Os cursos Bacharelado em Ciências Ambientais, Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Ciências da Natureza possuem conteúdos conceituais (teorias, informações, conceitos) e práticos (procedimentos). Ao longo destes cursos além das atividades em sala de aula, os alunos realizam atividade em campo com a supervisão do professor ministrante e auxiliares que são caracterizados como monitores das disciplinas. Além disso, aos alunos ainda são oferecidas aulas em laboratórios onde aprendem a lidar com materiais e equipamentos, tornando-os aptos a utilizarem técnicas aplicáveis, tanto em laboratórios de pesquisa científica, quanto em sala de aula durante a formação de alunos da educação básica. Além disso, as disciplinas ainda oferecem a oportunidade de estágios de monitoria, nos quais alunos previamente aprovados nas disciplinas ofertantes, são treinados dando-os a oportunidade de partilhar seus conhecimentos e exercitar o ensino sob a adequada supervisão do docente responsável.
As disciplinas Introdução aos mecanismos de defesa de plantas (SBC0055) e Biotecnologia; conceitos e aplicações (SBC0063) são ministradas para os cursos Bacharelado em Ciências Ambientais, Licenciatura em Biologia (Integral), Licenciatura em Licenciatura em Ciências da Natureza, Bacharelado em Ciências Biológicas (Integral), Licenciatura em Biologia (Noturno), Bacharelado em Biomedicina. Esses cursos são oferecidos em período integral e no período noturno e recebem um quantitativo de alunos que necessitam de supervisão constante em aulas práticas, uma vez que são necessários equipamentos de muita precisão. Essas aulas práticas são essenciais ao aprendizado da disciplina, assim como de outras disciplinas relacionadas, já que o aluno recebe informação que pode ser utilizada também em seus trabalhos científicos ao longo de sua graduação. A necessidade de monitores se dá exatamente pelo fato de que para manter o bom fluxo de informação é preciso manter também a supervisão dos alunos por alguém que conheça a aplicação e manuseio das ferramentas usadas no aprendizado da disciplina.
Como se inscrever em um dos projetos de extensão do NuPSA?
Para se inscrever em um estágio de monitoria nos projetos acima apresentados, basta preencher o formulário, clicando AQUI.
ATENÇÃO: NESSE SEMESTRE (2024.1) só receberemos inscrições no projeto ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO SOBRE VEGETAIS FANEROGÂMICOS.