Programação
Segue adiante a programação do XXIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, a ser realizado entre os dias 09 e 11 de outubro de 2017. Para as comunicações, haverá 15 minutos para exposição e 10 para debate, podendo ser realizadas na Sala Guerra-Peixe, Sala II-303 ou na Sala Audiovisual conforme o dia e turno.
Clique aqui para baixar o Caderno de Resumos do evento.
 Segue adiante o quadro demonstrativo da programação do evento:
Dia 09
| Atividade/Evento | Horário | Local | 
|---|---|---|
| Mesa-Redonda: "Pesquisa em Música: panorama atual e relatos de experiência" Prof. Dr. Antonio Augusto (UFRJ) Membros da Organização: Prof.ª Dr.ª Inês Rocha | 09h00-12h00 | Sala Audiovisual | 
| Comunicações (tarde) 1ª seção | 13h30-16h00 | Sala Guerra-Peixe | 
| 01. Jesualdo: um educador uruguaio em busca da expressão criadora - Adriana Rodrigues Didier | 13h30-13h55 | " | 
| 02. Analisando as práticas dos professores de música do município - André Santos Ferreira de Oliveira | 13h55-14h20 | " | 
| 03. Pesquisando um projeto de educação musical na baixada fluminense - Eduardo Teixeira Destord | 14h20-14h45 | " | 
| 04. Contribuições da Filosofia de Deleuze para o Pensamento em Análise Musical - Bruno Maia de Azevedo Py | 14h45-15h10 | " | 
| 05. O uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação pelos Professores de Música da Educação Básica - Oscar Henrique Cordeiro | 15h10-15h35 | " | 
| 06. O fazer musical e a diversidade cultural: possibilidades e desafios - Paulo Roberto de Olivera Coutinho | 15h35-16h00 | " | 
| Coffee-break | 16h00-16h30 | Local a definir | 
| Comunicações (tarde) 2ª seção | 16h30-19h00 | Sala Guerra-Peixe | 
| 07. Juventude, Prática Musical e Expressão: processos de singularização em um projeto de extensão universitária e seus impactos na vida dos sujeitos participantes - Ilana Assbú Linhales Rangel | 16h30-16h55 | " | 
| 08. Experiências musicais em uma comunidade efêmera: O Festival Psicodália - Leonardo Corrêa Bomfim | 16h55-17h20 | " | 
| 09. Correspondências musicais: análise crítica sobre as cartas de Guerra-Peixe e Capiba - Lucas Pereira Guerra | 17h20-17h45 | " | 
| 10. Memórias compostas: narrativas de cantoras-compositoras na cidade do Rio de Janeiro - Luisa Damaceno de Lacerda | 17h45-18h10 | " | 
| 11. O maxixe e a bandeira nacional em poema de Mário de Andrade - Jorge Israel Ortiz Vergara | 18h10-18h35 | " | 
| 12. Experimentações ruidosas: etnografia de uma cena de ruído carioca - Bethania Barbosa Brandão | 18h35-19h00 | " | 
Dia 10
| Atividade/Evento | Horário | Local | 
|---|---|---|
| Comunicações (manhã) | 09h00-11h55 | Sala Audiovisual | 
| 13. Baquetas de Tímpanos e sua influência no resultado sonoro do instrumento - Pedro Paiva Garcia Sá | 09h00-09h25 | " | 
| 14. A música na educação profissional e tecnológica: mapeamento do currículo de Artes/Música no ensino médio integrado dos IFs - Josiane Paula Maltauro Lopes | 09h25-09h50 | " | 
| 15. Alma: o pianismo de Egberto Gismonti - Erika Maria Ribeiro | 09h50-10h15 | " | 
| 16. Os arranjos de Mozart Brandão para os discos de intérpretes - Caio Teles Brandão Treistman | 10h15-10h40 | " | 
| 17. Paulo Florence – síntese biográfica - Andréia Pinheira Carizzi | 10h40-11h05 | " | 
| 18. MPB4 e Chico Buarque, a grande parceria no arranjo de ‘Roda Viva’ - Andre Protásio Pereira | 11h05-11h30 | " | 
| 19. O resgate da Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali: reflexões e opções metodológicas - Inah Kurrels Pena 
 | 11h30-11h55 | " | 
| Comunicações (tarde) 1ª seção | 13h30-16h00 | Sala Guerra-Peixe | 
| 20. A cooperação no Ensino de Piano em Grupo (EPG): caminhos metodológicos de uma pesquisa experimental - Josélia Ramalho Vieira | 13h30-13h55 | " | 
| 21. Algumas contribuições de compositores brasileiros para a consolidação de uma pedagogia do piano nacional - Fernando Vago Santana | 13h55-14h20 | " | 
| 22. O ingresso no ensino formal de Música em nível superior: motivações e perspectivas de estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Felipe Pacheco dos Santos | 14h20-14h45 | " | 
| 23. Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Música: presença e ausência na educação básica - Mônica Repsold | 14h45-15h10 | " | 
| 24. O planejamento de uma disciplina de criação musical em ambiente de estúdio eletroacústico no Ensino a Distância (EaD) - Ricardo Murtinho Braga Cotrim | 15h10-15h35 | " | 
| 25. Video Games Live: performance musical de game music por uma orquestra - Schneider Ferreira Reis de Souza | 15h35-16h00 | " | 
| Coffee-break | 16h00-16h30 | Local a definir | 
| Comunicações (tarde) 2ª seção | 16h30-17h45 | Sala Guerra-Peixe | 
| 26. Tecnomorfismos na minha prática composicional recente - Bryan Holmes | 16h30-16h55 | " | 
| 27. Instruction-Based-Composition: produção colaborativa de obras musicais a partir da elaboração de sistemas computacionais - Marcel Macedo de Castro Lima | 16h55-17h20 | " | 
| 28. A disciplina PROM na formação do professor: um estudo sóciohistórico do currículo da Licenciatura em Música no Instituto Villa-Lobos - Patrick Grossman Ferreira | 17h20-17h45 | " | 
| Roda de Conversa/Fórum dos estudantes | 18h00-19h40 | Sala Guerra-Peixe | 
Dia 11
| Atividade/Evento | Horário | Local | 
|---|---|---|
| Comunicações (manhã) | 09h00-11h55 | Sala II-303 | 
| 29. Vozes em Discurso: um jogo de intertextualidade entre Janequin e Wishart - Doriana Mendes Reis | 09h00-09h25 | " | 
| 30. Reflexões sobre o conceito de persona aplicado à música de câmara vocal - Joana Christina Brito de Azevedo | 09h25-09h50 | " | 
| 31. O contratenor na polifonia da ‘Ars Nova’: uma voz em desacordo - Pedro Hasselmann Novaes | 09h50-10h15 | " | 
| 32. Música elabora o medo, o ódio e o afeto em ‘Children of God’ de Kareem Mortimer - Jorge Israel Ortiz Vergara | 10h15-10h40 | " | 
| 33. Convergências entre Guerra-Peixe e Ernani Aguiar - Murilo Alves do Nascimento | 10h40-11h05 | " | 
| 34. Gesto e Metáfora: contribuições do paradigma da cognição incorporada para a construção do sentido musical - Isadora Scheer Casari | 11h05-11h30 | " | 
| 35. Gestos musicais e guias de execução: um estudo analítico - Michele Irma Santana Manica 
 | 11h30-11h55 | " | 
| Comunicações (tarde) 1ª seção | 13h30-16h00 | Sala Guerra-Peixe | 
| 36. Elegia para quarteto de cordas: considerações sobre processo composicional e textura - Alexandre de Paula Schubert | 13h30-13h55 | " | 
| 37. Tocar pausado e groovar no Candomblé - Ferran Tamarit Rebollo | 13h55-14h20 | " | 
| 38. A expansão da análise schenkeriana para o repertorio pós-tonal - Rafael Moreira Fortes | 14h20-14h45 | " | 
| 39. A navegação transmidiática e a educação musical: a cultura participativa e a convergência entre as mídias na sala de aula - Marcio Pizzi de Oliveira | 14h45-15h10 | " | 
| 40. O mito da perfeição como mediador na dialética entre falha e norma - Carlos Eduardo Campello Pereira Porto Soares | 15h10-15h35 | " | 
| 41. A invenção da habanera no teatro musical e o circuito transatlântico de entretenimento no séc. XIX - Joana Martins Saraiva | 15h35-16h00 | " | 
| Coffee-break | 16h00-16h30 | Local a definir | 
| Comunicações (tarde) 2ª seção | 16h30-17h45 | Sala Guerra-Peixe | 
| 42. Storytelling em música popular improvisada de guitarra a solo - Rafael Gonçalves | 16h30-16h55 | " | 
| 43. Análise Espectromorfológica: desafios e possibilidades em análise musical - Renan Ribeiro Moutinho | 16h55-17h20 | " | 
| 44. Jamais fomos disciplinares: considerações sobre duas visões sobre a interdisciplinaridade onipresente na pesquisa em música no Brasil - Renato Pereira Torres Borges | 17h20-17h45 | " | 
| Roda de Conversa/Considerações finais | 18h00-19h40 | Sala Guerra-Peixe | 
