Você está aqui: Página Inicial / [P] Notícias / "Encontro com o Mestre Manoel Dionísio: Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte"

por Cultura Unirio publicado 17/04/2024 12h15, última modificação 16/04/2024 14h21
AGENDA ARTÍSTICA E CULTURAL UNIRIO 2024

Projeto “Memórias em movimento: a preparação corporal no teatro carioca"

Convida:

Dia 19 de abril, sexta-feira, 16h às 18h na Sala Nelly Laport, Escola de Teatro, UNIRIO

Projeto de Iniciação Artística e Cultural

Coord. Profa. Joana Ribeiro

Bolsista PIBCUL – Tomás Santa Rosa

Bolsistas PRAE - Gabriela Kohatsu e Matheus do Livramento

Bolsista PROGRAD - Felipe Rangel

Monitora voluntária - Amanda Laversveiler

Bolsista IC/CNPq - Paula Caldas

Colaboradora UFU - Nina Tannús

Mestre Manoel Dionísio

Manoel dos Anjos Dionísio, nascido em 1936, conhecido como Mestre Dionísio. Reconhecido e premiado pela sua vasta experiência na Dança e no Carnaval. Integrou o Balé Folclórico de Mercedes Baptista, com turnês no Brasil e no exterior. Residiu na Alemanha (1968-1982), apresentando espetáculos com o Balé Folclórico Mercedes Baptista e Os Diabólicos do Samba. Atuou na montagem histórica de Orfeu da Conceição (1956) com coreografia de Lina de Luca. Fundou, em 1990, a Escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte do Rio de Janeiro, a EMSPBPE Manoel Dionísio.

EMSPBPE Manoel Dionísio

A Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio desenvolve suas atividades no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. A EMSPBPE é responsável há 34 anos pela formação de dançarinos de escolas de samba cariocas do Grupo C ao Especial. As atividades comportam aulas práticas e teóricas, além do regulamento do desfile e de questões éticas e profissionais dos ofícios de mestre-sala e porta-bandeira.

#unirio #cultura #culturaunirio #claunirio #culturabrasileira #culturapopular #universidade