Formação:
- Graduação em História pela UFRJ (2017), Especialização em Ensino de História (2019) pelo Colégio Pedro II, Mestrado (2020) e Doutorado (2024) em Educação pela UFRJ.
Áreas de atuação e pesquisa:
- Ensino de História; Educação; Currículo; Conhecimento escolar; Saberes docentes; Temas sensíveis; Patrimônio Cultural.
Principais publicações:
Capítulos:
- MONTEIRO, A. M. F. C. ; RALEJO, A. S. ; PIUBEL, T. M. . Autoria em aulas de História? "Lugar/espaço de docência" em tempos pandêmicos. In: / Ana Isabel RP Cortez Reis; Marcelo de Souza Magalhães; Maria Lucelia de Andrade. (Org.). Saberes docentes e ensino de História. 1ed.Curitiba: CRV, 2023, v. 1, p. 43-60.
- MONTEIRO, A. M. F. C. ; MELLO, R. A. ; PIUBEL, T. M. ; RALEJO, A. S. . Independência para quem? Espaços de (re)existência na Pequena África. In: Helenice Rocha; Marcelo Magalhães. (Org.). Em defesa do ensino de história: a democracia como valor. 1ed.Rio de Janeiro: , 2022, v. , p. 258-278.
- COELHO, A. B. ; PINTO, D. R. ; OLIVEIRA, D. D. ; BIONDO, F. G. ; CAMPOS, M. S. N. ; MOREIRA, R. G. S. ; PIUBEL, T. M. . Entre práticas e narrativas: trabalho e formação docente em um cotidiano escolar de aceleração. In: Inês Barbosa de Oliveira; Graça Reis. (Org.). Pesquisas com formação de professorxs: rodas de conversa e narrativas de experiências. 1ed.Petrópolis: DP et Alli, 2017, v. 1, p. 225-257.
Artigos:
- PIUBEL, T. M.. Temas sensíveis na sala de aula de História: produzindo conhecimento histórico escolar na relação passado/presente. ESCRITAS: REVISTA DO CURSO DE HISTÓRIA DE ARAGUAÍNA, v. 12, p. 71-87, 2020.
|