Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A Comissão de Ética da Unirio é premiada no IX Concurso de Boas Práticas da Comissão de Ética Pública (CEP), da Presidência da República

A Comissão de Ética da Unirio é premiada no IX Concurso de Boas Práticas da Comissão de Ética Pública (CEP), da Presidência da República. O projeto de governança pública de autoria da Comissão de Ética da UNIRIO: Promoção da Ética e Saúde Mental dos Servidores da Universidade Pública Federal foi premiado no IX Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética promovido pela Comissão de Ética Pública (CEP), da Presidência da República. O concurso nacional tem como objetivo reconhecer e incentivar trabalhos relevantes realizados pelas Comissões de Ética dos Órgãos Federais.  A iniciativa do projeto será publicada no Caderno de Boas Práticas, disponibilizado na página da CEP, para inspirar outras Comissões de Ética Setoriais.  O projeto de ação teve como autores o Presidente da Comissão de Ética da UNIRIO, o servidor Francisco Gudiene Gomes de Lima, o membro titular, a servidora Lizandra Flores Chourabi e  a Secretária-Executiva, a servidora Flavia Crepaldi Alves Duarte e tem como objetivo associar saúde mental do trabalhador e gestão da ética. Trata-se de uma ação de governança intersetorial e de colaboração entre a Comissão de Ética da UNIRIO (CE/UNIRIO) e o Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) para atuar conjuntamente nos casos de adoecimento psíquico de servidor da universidade por motivos relacionados aos desvios de conduta ética apurados no âmbito da CE UNIRIO.  O resultado do Concurso de Boas Práticas foi divulgado no dia 18 de outubro de 2023 no site da CEP. A escolha das práticas vencedoras foi a partir da análise dos critérios de eficácia, originalidade, potencial de difusão e comunicação. A cerimônia de premiação do Concurso ocorrerá durante o Encontro Regional do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal de 2023 - Edição Sul/Sudeste, que acontecerá em Florianópolis nos dias 9 e 10 de novembro. Na ocasião, a prática vencedora será apresentada para o público do evento. A visibilidade das ações desenvolvidas pela Comissão de Ética da UNIRIO, além de ser um reconhecimento da excelência de seu trabalho, promove a imagem da UNIRIO como exemplo e estímulo à importância da ética na administração pública.