Segurança do paciente: participação do paciente, acompanhantes e familiares
Produto do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Cartilha instrutiva para pacientes com ênfase na cultura de segurança do paciente".
Objetivo: Criar cartilha instrutiva com foco nas ações educativas sobre a cultura de segurança do paciente, destinada aos pacientes, família e acompanhantes de um hospital universitário.
Tipologia/Estratificação da produção técnica: A criação desta cartilha está inserida no eixo do produto do tipo Produção Técnica e Tecnológica (PTT) indicada pela área como Material didático; com correspondência na Plataforma Sucupira (antiga) como Desenvolvimento de material. Inexistência de uma subtipologia na Plataforma Sucupira (atual). Classificado com estrato T1.
Método: Pesquisa metodológica do tipo descritiva. Baseou-se nos 8 passos estabelecidos por Ribeiro e Queluci (2022). O roteiro foi estruturado em três partes (capítulos) baseadas nos tipos de ações para o cuidado seguro. A primeira parte trata das ações educativas; a segunda foca as ações para desenvolver a autonomia do paciente, família e acompanhantes; a terceira apresenta ações para ampliar a participação de todos, incluindo os profissionais de saúde. Sua apresentação é em formato impresso e virtual.
Resultados: Aborda-se a cultura de segurança do paciente, os riscos e notificação de incidentes nos processos gerenciais e assistenciais, as metas internacionais para o cuidado seguro, os direitos como paciente e como participar efetivamente para assegurar uma cultura de segurança nos hospitais.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: A partir desse conhecimento, será possível assegurar o engajamento deles como componente-chave para a comunicação efetiva e o cuidado seguro, uma vez que envolve a proteção individual e coletiva dos usuários, o respeito dos seus direitos no cuidado em saúde, o acesso à informação, a privacidade, a tomada de decisão compartilhada sobre a terapêutica clínica e o consentimento informado. Trata-se de um produto por demanda espontânea, com potencial de alto nível de impacto por assegurar os direitos do paciente e familiares no cuidado em saúde, favorecer mudanças efetivas e permanentes na autonomia deles sobre o tratamento das morbidades existentes, a promoção de cuidados seguros e o estabelecimento de uma comunicação efetiva. Portanto, a área da saúde é a mais impactada a partir da implantação desta cartilha instrucional, podendo ser replicada em abrangência local, regional e nacional, especialmente no nordeste, dado o uso da linguagem do povo nordestino. Em relação à inovação, considera-se o impacto de médio teor inovativo pela combinação de conhecimentos preestabelecidos.
Descritores: Cultura de Segurança do paciente; Segurança do Paciente; Notificação; Engajamento do Paciente.
Autor(a): Monica Maria de Melo Andrade
Orientador(a): Teresa Tonini
Trabalho completo e produto disponíveis em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/14374