Cartilha Digital: Hanseníse: Informações para o Autocuidado
Produto do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Elaboração de cartilha digital para o autocuidado de pessoas convivendo com hanseníase".
Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educacional no formato de cartilha digital para pessoas convivendo com hanseníase.
Tipologia/Estratificação do produto: O estudo apresenta como proposta de intervenção o desenvolvimento de Material Didático, com estratificação pela CAPES em T1.
Método: Trata-se de um estudo metodológico para a elaboração de uma cartilha digital educativa para o autocuidado de pessoas convivendo com a hanseníase. Para construção da cartilha estabeleceram-se dois momentos: 1º) revisão narrativa, composta por publicações de revistas eletrônicas nas bases de dados BVS, LILACS e SciELO, portarias governamentais, livros, manuais e trabalhos de conclusão de curso pertinentes ao tema; 2º) confecção da cartilha a partir do conteúdo da revisão narrativa.
Resultados: A cartilha foi composta por 38 páginas dividida em 8 sessões localizadas por um sumário, apresentando em sua última sessão links que direcionam o leitor a vídeos educativos de fontes governamentais validadas com informações ainda mais detalhadas a respeito do tema hanseníase e como o usuário do SUS, pode obter tratamento e acompanhamento. Na elaboração da cartilha digital, optou-se pelo uso de tons violáceo/roxa, cores já utilizadas pelo Ministério da Saúde desde 2016 nas campanhas de conscientização para o diagnóstico precoce da hanseníase no “Janeiro Roxo”. Para diagramação, foram utilizados os programas Word e Canva. Para a produção ilustrativa com os desenhos, para confecção dos avatares além dos programas supracitados, também foi utilizado o Adobe Photoshop e Adobe Ilustrator. A linguagem em forma de conversa amena e despretensiosa ocorre de forma orientada a promover um “espelhamento” do leitor da cartilha evidenciados nas afirmações: “Se observe, se perceba”, “contando uma história que poderia ser a minha que poderia ser a sua” e o reconhecimento do leitor, como um componente da animação, para isso utilizou-se de avatares com as mesmas características físicas, inclusive etnia da equipe multidisciplinar de saúde responsável pelo atendimento, preservando a identidade e a privacidade da equipe com o uso de pseudônimos.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: O produto será disponibilizado na consulta de enfermagem no ambulatório de dermatologia, com possibilidade de impressão, QR-Code visível na sala de espera para qualquer pessoa que passe pelo local e tenha o interesse em obter informações a respeito do tema hanseníase e seu autocuidado. Por ser um material educativo digital atualizado e esclarecedor pode ser utilizado pelo paciente com hanseníase no âmbito ambulatorial ou por qualquer pessoa alfabetizada que queira adquirir conhecimento a respeito do tema. A elaboração desta cartilha irá contribuir para a troca de conhecimento e interação entre paciente e família profissional de saúde e todos os quais queiram informar-se a respeito desta patologia e promover o seu autocuidado favorecendo a compreensão dessa condição clínica, seu tratamento e a prevenção de incapacidades.
Palavras-Chave: Hanseníase; Autocuidado, Vulnerabilidade em Saúde, Tecnologia Educacional.
Autor(a): Eliane de Albuquerque Cozza
Orientador(a): Inês Maria Meneses dos Santos
Trabalho completo e produto disponíveis em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/14336