Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Egressos / Trabalhos de Conclusão de Curso / Trabalhos de Conclusão 2021 / Programa educacional: desenvolvimento de um curso online de aperfeiçoamento de qualidade e segurança do paciente com abordagem nas metodologias ativas de aprendizagem na cultura de segurança institucional

Programa educacional: desenvolvimento de um curso online de aperfeiçoamento de qualidade e segurança do paciente com abordagem nas metodologias ativas de aprendizagem na cultura de segurança institucional

Produção de Josinete Cabral da Silva

 

Produto do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Programa educacional: desenvolvimento de um curso online de aperfeiçoamento em qualidade e segurança do paciente com abordagem nas metodologias ativas de aprendizagem na cultura de segurança institucional".

Objetivo: Desenvolver um programa educacional online de aperfeiçoamento em qualidade e segurança no cuidado ao paciente com abordagem nas metodologias ativas de aprendizagem para instigar o desenvolvimento da cultura de segurança institucional; e produzir materiais didáticos digitais como guia para aplicação das tecnologias ativas e digitais.

Tipologia/Estratificação da produção técnica segundo a Classificação de Produção de Técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2019: A intervenção está inserida no eixo de produção técnica do tipo desenvolvimento de produto – subtipologia: Desenvolvimento de material didático. Trata-se de uma tecnologia educacional aplicada à saúde, estratificada como T1 de acordo com a Plataforma Sucupira. Produto tecnológico, passível de proteção de direitos autorais e registrado na Biblioteca Nacional – registro de produto e direitos audiovisuais (ANCINE – Agência Nacional de Cinema –Certificado de Produto Brasileiro [CBP]). Todos os materiais didáticos instrucionais com multimídias estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional CC BY-NC-ND 4.0.

Descrição segundo a Classificação de Produção Técnica da CAPES de 2019: Caracteriza-se pelo desenvolvimento de materiais didáticos instrucionais com multimídias e produto de apoio/suporte com fins didáticos para a mediação de processo de ensino-aprendizagem (produzido para educação à distância, ensino em rede, capacitação de recursos humanos – educação em saúde – como apoio à educação permanente, com a finalidade de resolver um problema previamente identificado na instituição) e curso de aperfeiçoamento em qualidade e segurança do paciente. Trata-se de uma tecnologia educacional digital, com abordagem nas metodologias ativas direcionadas aos profissionais envolvidos no cuidado de saúde, com o intuito de capacitar profissionais de saúde para serem multiplicadores da temática da segurança do paciente.

Método: Esta pesquisa é de natureza aplicada à prática e qualitativa em relação à abordagem, com foco na construção de uma intervenção em uma determinada realidade. Trata-se de uma produção participativa, em que diversas ciências se uniram para o desenvolvimento do projeto ou da tecnologia educacional digital aplicada na saúde. Pesquisas bibliográficas em bases de dados qualificadas foram realizadas a fim de avaliar as evidências sobre os critérios para a seleção de materiais didáticos digitais, multimídias e aplicativos de teleconferência de maior aplicabilidade de qualidade para o desenvolvimento do curso. O levantamento de dados foi feito pelo aplicativo Answer The Public, com o qual efetuou-se uma pesquisa de audiência com intuito de observar o interesse em tecnologia educacional online e em métodos ativos com foco na qualidade e segurança do paciente. Foi aplicada uma investigação, utilizando o Google Forms, com a equipe multiprofissional do hospital onde será oferecido o curso para avaliar o interesse e a viabilidade. Para o desenvolvimento do curso, foi necessário formar uma equipe interdisciplinar com profissionais das áreas de tecnologia da informação, design thinking, jornalismo, e qualidade e segurança. Realizou-se uma busca para seleção das ferramentas digitais a serem utilizadas no curso, optando-se pelo Google Meet, Slido e Think Think. Todo o conteúdo audiovisual foi utilizado mediante a observância de licenças e com autorização de direitos autorais. Ambos os estudos – teórico e prático – contribuíram para a elaboração do produto final.

Resultados: Produção de conteúdo didático digital e instrucional, e design do desenvolvimento de um curso de aperfeiçoamento de qualidade e segurança do paciente com abordagem nas metodologias ativas de aprendizagem na cultura de segurança institucional.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: O programa educacional digital implica a disponibilização de um espaço virtual privilegiado de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento de pessoas, integrando a educação permanente, trazendo um maior conhecimento sobre a temática para os profissionais ligados ao cuidado em saúde, com inovações tecnológicas em saúde, promovendo maior adesão das metas de segurança já instituídas. Este produto possibilitará resolver um problema previamente identificado na instituição, alinhado com as demandas e objetivos institucionais. Acredita-se que esta pesquisa trará impacto educacional, social e financeiro, pois amplia a formação por competência dos profissionais de saúde, impulsionado-os para intervenções, mudanças e transformações em suas práticas profissionais e no mundo do trabalho; consequentemente, estimula a diminuição de custos hospitalares e a entrega do valor agregado à saúde, salvando vidas no Brasil.

Palavras-Chave: Segurança do paciente. Aprendizagem ativa. Educação permanente. Gestão de qualidade em saúde. Educação à distância.

Autor(a): Josinete Cabral da Silva

Orientador(a): Alexandre Sousa da Silva

Trabalho disponível em http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13226.