Doença Crônica Brasil: Aplicativo para os direitos aos portadores de agravos crônicos à saúde
Produto do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Doença Crônica Brasil: Aplicativo para os direitos aos portadores de agravos crônicos à saúde"
Objetivo: Criação de um aplicativo para aparelhos celulares do sistema operacional Android® para pacientes acometidas por doenças crônicas, profissionais de saúde e demais usuários sintetizando as legislações, os direitos e as formas de obtenção desses direitos de entes públicos e privados.
Tipologia/Estratificação do produto: desenvolvimento de produto tecnológico, com pedido de registro de propriedade de patentes junto ao INPI, além do pedido de registro de 2 (duas) marcas que acompanham o produto em sua apresentação. Também houve o desenvolvimento de comercial/propaganda para divulgação do produto e a criação de um QRCode para acesso ao protótipo do produto. De acordo com a tabela CAPES o produto tem a avaliação, T1 – Tecnologia Social; Desenvolvimento de Produto; Técnicas e metodologias transformadoras de acordo com a Classificação CAPES – Qualis Produção Técnica 2019.
Método: O método utilizado contou com a operacionalização do estudo para o cumprimento do objetivo através de 3 etapas, a saber: 1) revisão de literatura; 2)apresentação técnica do aplicativo e; 3) funcionamento do aplicativo para uso dos interessados.
Resultados: Como resultados esperados houve a produção do aplicativo e a verificação/validação de sua operabilidade, bem como se dará visibilidade a este nas redes sociais, apresentações em eventos científicos e acompanhar a utilidade do aplicativo. Este último não irá fazer parte da investigação, mas sim como desdobramento do cumprimento do objetivo apresentado.
Conclusão: A conclusão final é a de que o aplicativo disponibilizado, após obter classificação de “Usabilidade muito alta” conforme teste MATCH® do GQS/UFSC (Grupo de Qualidade em Software da Universidade Federal de Santa Catarina) revelou-se pertinente e atualizado ao cenário pandêmico e pós pandêmico, contribuindo de forma eficiente aos seus usuários no sentido de terem garantidos seus direitos de forma célere. As 2 (duas) marcas (subprodutos) que acompanham o produto são consideradas como ativos de propriedade intelectual e possuem avaliação T1 conforme classificação CAPES e o comercial/propaganda para divulgação do produto em redes sociais também possui avaliação T1 por ser considerado um material didático/instrucional.
Descritores: Doença crônica; Legislação; Direito à saúde; Enfermagem.
Autor(a): Alexandre Magalhães de Mattos
Orientador(a): Fernando Rocha Porto
Trabalho disponível em http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13142.
O aplicativo desenvolvido está disponível na Google Play Store pelo QR code abaixo ou pelo endereço:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.moonwalk.doencascronicasbrasil&pli=1