Uma ferramenta em realidade virtual para auxílio na cateterização venosa periférica em criança hospitalizada
Objetivo: Construir uma ferramenta em Realidade Virtual que proporcione mais segurança e conforto para crianças, durante a cateterização venosa periférica.
Tipologia/Estratificação do produto: caracteriza-se pelo desenvolvimento de um produto tecnológico, passível de proteção, podendo gerar registros de propriedade de patente.
Método: Tratar-se-á de uma pesquisa aplicada, pois se propõem à produção tecnológica, com método qualitativo, a partir da seleção de dados secundários do tipo bibliográfico relacionados ao cateterismo venoso periférico em crianças hospitalizadas, obtidos na Base de Indexação internacional – SCOPUS, culminando no desenvolvimento de uma ferramenta de RV para minimizar o desconforto de crianças internadas no momento da punção venosa periférica, esteja ela acompanhada por familiares ou não.
Resultados: O sistema foi desenvolvido baseado nos preceitos básicos do processo de desenvolvimento de software incremental contido na Engenharia de Software (PRESSMAN, 2011). No tocante a prototipação, com vistas a criação do nosso software, foram seguidos sistemas, ferramentas e procedimentos, compreendidos em um conjunto de seis fases de ciclo de vida de um software. Sendo elas: coleta e refinamento dos requisitos, elaboração de um projeto rápido, construção do protótipo, avaliação pelo cliente e posterior refinamento quando há necessidade de ajustes finais do projeto, com o intuito de satisfazer da melhor forma as necessidades do cliente antes de encaminhar, a última etapa, apresentação à engenharia do produto.
Conclusão: o objetivo principal foi alcançado, em criar o Software/Protótipo em Realidade Virtual, para que possa proporcionar mais tranquilidade e conforto às crianças que são submetidas à cateterização venosa periférica, no decorrer da sua internação hospitalar. Cabe ressaltar, que a criação deste jogo em Realidade Virtual para ser utilizado no momento da cateterização venosa, é um produto inédito no ambiente hospitalar e de suma importância pois, o mesmo irá trabalhar diretamente o foco do problema: o medo, o estresse, etc.
Palavras-chave: Enfermagem, Cateterismo Periférico, Pediatria, Software, Realidade Virtual.
Autor(a): Viviane Reis Fontes da Silva
Orientador(a): Luiz Carlos Santiago
Clique para visualizar o trabalho completo