Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Egressos / Trabalhos de Conclusão de Curso / Trabalhos de Conclusão 2019 / Relatório de alta do recém-nascido com sífilis congênita com as orientações e prescrições do cuidado de enfermagem aos pais e familiares

Relatório de alta do recém-nascido com sífilis congênita com as orientações e prescrições do cuidado de enfermagem aos pais e familiares

Produção de Jannyne dos Santos Zuzarte. Trabalho desenvolvido com apoio Edital nº 27/2016 - CAPES/COFEN.

1º Produto: Relatório de alta do recém-nascido com sífilis congênita com as orientações e prescrições do cuidado de enfermagem aos pais e familiares

Objetivo: Elaborar relatório de alta do recém-nascido com sífilis congênita com as orientações e prescrições do cuidado de enfermagem aos pais e familiares, com intuito de contribuir para a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Tipologia/Estratificação do produto: Desenvolvimento de técnica – Processual. A classificação de produção técnica no âmbito deste projeto para a área da enfermagem é T3.

Método: abordagem qualitativa, descritivo e exploratório. Desenvolvido na maternidade pública do Rio de Janeiro. Em atendimento a Resolução 466/2012 foi submetido na Plataforma Brasil com aprovação do Centro de Estudo e Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro parecer 3.319207 de 10/05/2019; e do Centro de Estudo e Pesquisa da Secretária Municipal de Saúde/RJ o parecer 3361622, de 31/05/2019. Os critérios de inclusão: Enfermeiros (plantonistas) independente de sexo, gênero, etnia, ter no mínimo 6 meses de atuação na assistência em alojamento conjunto e na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Os critérios de exclusão: Enfermeiros que estavam de férias e ou de licença médica no período de coleta de dados. Todos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram realizadas três coletas de dados: a observação simples (diário de campo); o estudo documental em fontes primárias e a entrevista semiestruturada aos Enfermeiros respeitando a abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi no período de maio a junho de 2019.

Resultados: Do processo analítico emergiram duas categorias analíticas: a primeira fala sobre a orientação aos pais para alta hospitalar do recém-nascido com Sífilis Congênita e a segunda trata da capacitação dos Enfermeiros para Sistematização da Assistência de Enfermagem para alta hospitalar do recém-nascido com Sífilis Congênita. A partir dos resultados foi construído o relatório de alta.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: A ferramenta relatório de alta oferecerá à instituição, local da realização da pesquisa, uma colaboração para implantar a Sistematização da Assistência de Enfermagem em seus três pilares (instrumento, método e pessoal). Contribuirá como guia para Enfermeiros contemplarem o Processo de Enfermagem tanto da maternidade quanto nos demais unidades de assistência ao recém-nascido com sífilis congênita, pois capacita o Enfermeiro para orientações e encaminhamentos aos pais de recém-nascido com sífilis congênita para alta hospitalar com segurança e autonomia, assim como prescrever os cuidados de enfermagem em um instrumento próprio e legalmente implantado no sistema eletrônico da instituição hospitalar. Fornecerá confiança e segurança, dos pais/familiares com recém-nascidos internados por sífilis congênita, que receberão um documento com orientações e prescrições dos cuidados terapêuticos realizados por enfermeiro embasado cientificamente, com qualidade e eficácia no que tange a alta hospitalar.

Palavras-chave: Enfermagem Neonatal; Sífilis Congênita; Processo de Enfermagem.

 

2º Produto: Aplicativo como uma ferramenta para auxiliar os Enfermeiros na conduta para o cuidado terapêutico da sífilis congênita após alta hospitalar

Objetivo: Elaborar aplicativo como uma ferramenta para auxiliar os enfermeiros na conduta para o cuidado terapêutico da sífilis congênita após alta hospitalar, com intuito de contribuir para a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Tipologia/Estratificação do produto: Desenvolvimento de aplicativo computacional disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS, para smartphones e tablets. A classificação de produção técnica no âmbito deste projeto para a área da enfermagem é T4.

Método: abordagem qualitativa, descritivo e exploratório. Desenvolvido na maternidade pública do Rio de Janeiro. Em atendimento a Resolução 466/2012 foi submetido na Plataforma Brasil com aprovação do Centro de Estudo e Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro parecer 3.319207 de 10/05/2019; e do Centro de Estudo e Pesquisa da Secretária Municipal de Saúde/RJ parecer 3361622, de 31/05/2019. Os critérios de inclusão: Enfermeiros (plantonistas) independente de sexo, gênero, etnia, ter no mínimo 6 meses de atuação na assistência em alojamento conjunto e na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Os critérios de exclusão: Enfermeiros que estavam de férias e ou de licença médica no período de coleta de dados. Todos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram realizadas três coletas de dados: a observação simples (diário de campo); o estudo documental em fontes primárias e a entrevista semiestruturada aos Enfermeiros respeitando a abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi no período de maio a junho de 2019.

Resultados: Do processo analítico emergiram duas categorias: a primeira fala sobre a orientação aos pais para alta hospitalar do recém-nascido com Sífilis Congênita e a segunda trata da Sistematização da Assistência de Enfermagem para alta hospitalar do recém-nascido com Sífilis Congênita. A partir da síntese das categorias analíticas foi definido o conteúdo informativo para constar no aplicativo.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: O aplicativo oferecerá à instituição, local realização da pesquisa, uma colaboração para implantar a Sistematização da Assistência de Enfermagem em seus três pilares (instrumento, método e pessoal). Contribuirá como guia para Enfermeiros contemplarem o Processo de Enfermagem tanto da maternidade quanto nos demais unidades de assistência ao recém-nascido com Sífilis Congênita, pois capacita o Enfermeiro para orientações e encaminhamentos aos pais de recém-nascido com Sífilis Congênita para alta hospitalar com segurança e autonomia, assim como prescrever os cuidados de enfermagem a partir do conteúdo informativo do aplicativo.

Palavras-chave: Enfermagem Neonatal; Sífilis Congênita; Processo de Enfermagem.

Autor(a): Jannyne dos Santos Zuzarte

Orientador(a): Inês Maria Meneses dos Santos

Trabalho desenvolvido com apoio Edital nº 27/2016 - CAPES/COFEN

Trabalho completo disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13541