Manual de Fios de Sutura do Hospital Central da Aeronáutica
Objetivo: O manual de fios de sutura tem objetivo de direcionar os processos de gestão, bem como a identificação, distribuição e cobrança dos mesmos. Estabelecer a padronização dos fios de sutura no hospital e categorizá-los de acordo com a especialidade que os utiliza.
Método: Estudo de caso exploratório com base quantitativa. Para a definição das suturas, foram coletados os dados de consumo extraído do programa de gestão do hospital e a partir de entrevistas semiestruturadas, feito análise de conteúdo das entrevistas com 12 representantes das seguintes clínicas: cirurgia geral, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia pediátrica, dermatologia, ginecologia, mastologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia do aparelho buxomaxilofacial, implantodotia e periodontia.
Resultados: O estudo gerou um manual para fios de suturas no hospital contendo: novas fichas padronizadas para auxílio na distribuição, padronização reavaliada, com exclusão de três tipos de fios e inclusão de 21 novos fios de sutura para as próximas licitações; uso e faturamento dos fios de sutura por cada clínica cirúrgica; relação dos procedimentos cirúrgicos realizados pelas clínicas, com seu respectivo código de faturamento; estruturação do documento padrão para análise técnica das suturas, antes ou após a aquisição.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: O manual trouxe melhorias na gestão desses itens, facilitando e aumentando a qualidade dos processos licitatórios. Espera-se a redução do desabastecimento de itens, problemas na identificação e cobrança dos procedimentos cirúrgicos. Além disso, estima-se a estruturação das ações de tecnovigilância no hospital, integrando o corpo clínico na participação das avaliações técnicas de qualidade referente a esses produtos.
Autor(a): Alan Igor Herzog Mação Campos
Orientador(a): Jaime Silva de Lima