ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM FORMA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA
Objetivo: Elaborar uma simulação realística para a equipe de enfermagem sobre o transporte neonatal intra-hospitalar. Método: Metodologicamente é uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa foi uma Maternidade pública, de médio porte, localizado no Estado do Rio de Janeiro. Foi aplicada a técnica de observação não participante (checklist) e um diário de campo, com 18 oportunidades de transporte intra-hospitalar, no período de outubro e dezembro de 2017. Resultados: Foi utilizada a metodologia de análise administrativa de Cury (2012), para o diagnóstico do problema. Nesta fase aplicou-se a Matriz de SWOT e GUT aos resultados, a fim de priorizar as ações educativas, parte integrante do produto de intervenção, identificando as oportunidades, fragilidades e ameaças para a assistência segura. Os resultados obtidos foram aplicados na Matriz de GUT, onde foram identificados 3 maiores problemas, apresentados em um Ranking e foram considerados em nível 4 e nível 5, tendo visto que possam causar danos graves e danos gravíssimo para o transporte intra-hospitalar do RN do CCO até a UTIN. Conclusão, aplicabilidade e impacto: Foi realizado a construção de uma estratégia educativa, em forma de simulação realística, mediante a identificação e análise de como ocorre o transporte intra-hospitalar do RN do CCO até a UTIN, que se torna pertinente para a evolução profissional dos participantes envolvidos na estratégia educativa. Descritores: Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Transferência de pacientes; Enfermagem neonatal; Tecnologia; Assistência hospitalar.
por RENATA VITALINO RIBEIRO