Outras Vozes: perspectivas participativas de ensino/pesquisa/extensão para repensar os currículos universitários de música
A partir de uma aprofundada revisão bibliográfica e de um trabalho participativo que, envolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, propõe uma fusão entre teoria e prática (nos termos de Paulo Freire, entre reflexão e ação), o presente projeto visa entender mais a fundo os principais problemas associados à quase exclusividade do legado europeu nos cursos superiores de música e propor possíveis caminhos de superação do modelo conservatorial hegemônico.
O projeto visa potencializar o projeto de extensão que coordeno desde 2018 (Cultura Popular e Universidade: Saberes em Diálogo), ampliando o diálogo da etnomusicologia com o campo da educação musical e propondo, como um caminho promissor para a reformulação dos currículos, uma práxis coletiva que envolve alunos, egressos, e membros de práticas musicais historicamente marginalizadas do contexto acadêmico. Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Coordenador: Vincenzo Cambria
Integrantes: Pedro Luiz Fadel Ferreira, Ferran Tamarit Rebollo, Daniel Stringini e Guido Mascarenhas Tornaghi.




