• Ir para o conteúdo 0

Ferramentas Pessoais

  • Acessar
  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a Busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Português |
  • English |
  • Español |
  • Français
  • acessibilidade |
  • alto contraste |
  • Mapa do Site
PPGM - UNIRIO
Busca Avançada…
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Menu
  • Início
  • Editais
  • Formulários
  • Processos Seletivos
  • Telefones
  • Unirio
  • Contatos
MENU
Apresentação
  • Localização
  • Quem somos
  • Missão
  • Objetivos
  • Histórico
  • Galeria dos Coordenadores
  • Comissões do PPGM

Conceito Capes

Estrutura Acadêmica
  • Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
  • Calendário de Disciplinas
  • Docentes
  • Cursos, Ementas e Fluxogramas
  • Grupos de Pesquisa
  • Pós Doutoramento
  • Projetos

Bolsas de agências de fomento aos docentes

Teses e Dissertações

Revista Debates

Colóquios do PPGM

Colóquios Anteriores

Convênios e Ações de internacionalização

Redes do PPGM e Docentes
  • Redes Sociais do PPGM

Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO-CEP

Comissão de Ética da UNIRIO- (denúncias)

Política de Ética e Boas Práticas

 O uso ético da IA 

O uso da inteligência artificial na publicação científica: desafios e oportunidades

Análise de Plágio

Perguntas Frequentes
  • Dúvidas frequentes sobre bolsas
  • Dúvidas Iniciais
  • Informações básicas para os ingressantes

Portal do Aluno

Egressos

Eventos

Agenda Sala Guerra-Peixe

SIMPOM LOGO

Youtube PPGM-UNIRIO  Facebook PPGM-UNIRIO  Instagram PPGM-UNIRIO

Contato

Você está aqui: Página Inicial / Estrutura Acadêmica / Projetos / Rodrigo Serapião Batalha / Fundamentos científicos e artísticos para a abordagem de objetos de ensino de música na formação de professores
Info

Fundamentos científicos e artísticos para a abordagem de objetos de ensino de música na formação de professores

Professor responsável: Rodrigo Batalha

Este projeto investiga possibilidades de articulação entre debates teóricos recentes a respeito de elementos estruturais e cognitivos da música e a produção de teorias de ensino e aprendizagem.

Sua finalidade é desenvolver um modelo de fundamentação teórico-prática para a abordagem de objetos de ensino de música na formação de professores.

A necessidade da realização desta pesquisa se deve à problemática identificada referente ao uso inconsistente de teorias musicais na produção de planejamentos e materiais didáticos para o ensino e aprendizagem em música em diferentes níveis e contextos. Através de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, o projeto realiza inicialmente um índice de estudos teóricos, e a partir disso, se dedica ao levantamento descritivo de currículos e programas de ensino, considerando a análise de bibliografia e textos didáticos e a avaliação de estratégias de ensino e aprendizagem em atividades acadêmicas. Dessa forma, espera-se conferir um tratamento à questão de como interpretar objetos de ensino de música com base em fundamentos teóricos e práticos representativos do atual estado da arte na pesquisa em música. O referencial teórico é formado principalmente por autores que investigam questões estruturais e cognitivas da música, tendo em vista o pouco alcance das revisões de modelos teóricos tradicionais em estudos de educação musical.

Entendemos que uma das contribuições desta pesquisa será oferecer bases, tanto artísticas quanto científicas, à pesquisa acadêmica em educação musical e à produção de planejamentos didáticos para o ensino básico e para a formação de professores.

registrado em: Rodrigo Batalha
  • Serviços
  • Contatos
  • Guia Telefônico
  • Portal Unirio
  • Navegação
  • Acessibilidade
  • Mapa do Site

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone