• Ir para o conteúdo 0

Ferramentas Pessoais

  • Acessar
  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a Busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Português |
  • English |
  • Español |
  • Français
  • acessibilidade |
  • alto contraste |
  • Mapa do Site
PPGM - UNIRIO
Busca Avançada…
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Menu
  • Início
  • Editais
  • Formulários
  • Processos Seletivos
  • Telefones
  • Unirio
  • Contatos
MENU
Apresentação
  • Localização
  • Quem somos
  • Missão
  • Objetivos
  • Histórico
  • Galeria dos Coordenadores
  • Comissões do PPGM

Conceito Capes

Estrutura Acadêmica
  • Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
  • Calendário de Disciplinas
  • Docentes
  • Cursos, Ementas e Fluxogramas
  • Grupos de Pesquisa
  • Pós Doutoramento
  • Projetos

Bolsas de agências de fomento aos docentes

Teses e Dissertações

Revista Debates

Colóquios do PPGM

Colóquios Anteriores

Convênios e Ações de internacionalização

Redes do PPGM e Docentes
  • Redes Sociais do PPGM

Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO-CEP

Comissão de Ética da UNIRIO- (denúncias)

Política de Ética e Boas Práticas

 O uso ético da IA 

O uso da inteligência artificial na publicação científica: desafios e oportunidades

Análise de Plágio

Perguntas Frequentes
  • Dúvidas frequentes sobre bolsas
  • Dúvidas Iniciais
  • Informações básicas para os ingressantes

Portal do Aluno

Egressos

Eventos

Agenda Sala Guerra-Peixe

SIMPOM LOGO

Youtube PPGM-UNIRIO  Facebook PPGM-UNIRIO  Instagram PPGM-UNIRIO

Contato

Você está aqui: Página Inicial / Estrutura Acadêmica / Cursos, Ementas e Fluxogramas / Tópicos Especiais / Tópicos Especiais-Teoria e Análise Musical
Info

Tópicos Especiais-Teoria e Análise Musical

CURSO: Mestrado e Doutorado

DISCIPLINA: Tópicos Especiais-Teoria e Análise Musical

CÓDIGO: 04P7D53

CRÉDITOS: 03

CARGA HORÁRIA: 45

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

A base teórica do curso se dará a partir do conceito de Sensação, de acordo com o a obra de Gilles Deleuze : Francis Bacon, Lógica da Sensação.

Pintamos, esculpimos, compomos, escrevemos as sensações.

As sensações como perceptos não são percepções que remetem a um objeto (referências).

Se elas se parecem com alguma coisa é uma semelhança produzida por seus próprios meios e o sorriso na tela é feito de cores, de traços, de sombra e de luz

É a matéria que se torna expressiva

(DELEUZE, G E GUATTARI, F)

METODOLOGIA:

As obras musicais serão abordadas a partir da escuta e da análise musical.

AVALIAÇÃO:

Contínua, pela presença e participação nas aulas.

Apresentação de seminários e projetos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DELEUZE, G. - Francis Bacon, Lógica da Sensação,

DELEUZE,G. e GUATTARRI, F. Mil Platôs, DUARTE, Rodrigo – Sobre o conceito de pseudomorfose em Theodor Adorno”, in :Artefilosofia, numero 7, p. 31-40, Ouro Preto, 2009

SILVEIRA, Felipe Fortes – Deleuze, empirismo transcendental, dissertação de mestrado, PUCRS, 2019

MICHEL, Paul Baudoin - Traité de Rythme, de Couleur et d’Ornitologie en 7 tomes de Olivier Messiaen,

CAESAR, Rodolfo – Fábulas para a escuta

Obras sugeridas

MESSIAEN, O. – “Catálogo dos Pássaros”, Le Loriot (paisagismo e pássaros)

BOULEZ, Pierre - Improvisação sobre Mallarmé (poesia)

VARÈSE, Edgard - Ionisation

BERIO, Luciano - Sinfonia

MURAIL , Tristan - L’Esprit des Dunes,

VAZ, Guilherme – Linha Zero, Sinfonia das Aguas

WEBERN, Anton - Sinfonia

  • Serviços
  • Contatos
  • Guia Telefônico
  • Portal Unirio
  • Navegação
  • Acessibilidade
  • Mapa do Site

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone