Tópicos Especiais-Teoria e Análise Musical
CURSO: Mestrado e Doutorado
DISCIPLINA: Tópicos Especiais-Teoria e Análise Musical
CÓDIGO: 04P7D53
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A base teórica do curso se dará a partir do conceito de Sensação, de acordo com o a obra de Gilles Deleuze : Francis Bacon, Lógica da Sensação.
Pintamos, esculpimos, compomos, escrevemos as sensações.
As sensações como perceptos não são percepções que remetem a um objeto (referências).
Se elas se parecem com alguma coisa é uma semelhança produzida por seus próprios meios e o sorriso na tela é feito de cores, de traços, de sombra e de luz
É a matéria que se torna expressiva
(DELEUZE, G E GUATTARI, F)
METODOLOGIA:
As obras musicais serão abordadas a partir da escuta e da análise musical.
AVALIAÇÃO:
Contínua, pela presença e participação nas aulas.
Apresentação de seminários e projetos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DELEUZE, G. - Francis Bacon, Lógica da Sensação,
DELEUZE,G. e GUATTARRI, F. Mil Platôs, DUARTE, Rodrigo – Sobre o conceito de pseudomorfose em Theodor Adorno”, in :Artefilosofia, numero 7, p. 31-40, Ouro Preto, 2009
SILVEIRA, Felipe Fortes – Deleuze, empirismo transcendental, dissertação de mestrado, PUCRS, 2019
MICHEL, Paul Baudoin - Traité de Rythme, de Couleur et d’Ornitologie en 7 tomes de Olivier Messiaen,
CAESAR, Rodolfo – Fábulas para a escuta
Obras sugeridas
MESSIAEN, O. – “Catálogo dos Pássaros”, Le Loriot (paisagismo e pássaros)
BOULEZ, Pierre - Improvisação sobre Mallarmé (poesia)
VARÈSE, Edgard - Ionisation
BERIO, Luciano - Sinfonia
MURAIL , Tristan - L’Esprit des Dunes,
VAZ, Guilherme – Linha Zero, Sinfonia das Aguas
WEBERN, Anton - Sinfonia




