Tópicos especiais - Pesquisa sobre música a partir de periódicos
CURSO: Mestrado e Doutorado
DISCIPLINA: Tópicos especiais - Pesquisa sobre música a partir de periódicos.
CÓDIGO: 04P7D43
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A pesquisa musicológica através de periódicos; estudos biográficos e de repertório musical; crítica às fontes hemerográficas; estudo de caso coletivo como laboratório prático.
METODOLOGIA:
Encontros para discussão da literatura preliminar no formato de seminários em diálogo com as pesquisas desenvolvidas pelos discentes. Projeto prático de coleta e registro em banco de dados de informações sobre La Traviata no Brasil.
AVALIAÇÃO:
Participação nos encontros no formato de seminários para discussão dos textos preliminares e de apoio a depender dos projetos individuais dos discentes;
Participação em projeto prático de pesquisa em periódicos;
entrega de um texto em formato de artigo acadêmico, com a utilização crítica de fontes hemerográficas sobre música.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BrasIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira e do uso de CAQDAS na reelaboração da pesquisa histórica. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 33, n. 69, p. 196-219, 2020. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/79933/77428. Acesso em: 13 ago. 2025.
ULHÔA, Martha T.; Costa-Lima Neto, L. F. Jornais como fonte no estudo da música de entretenimento no século XIX. In: Congresso da ANPPOM, 24., Anais... 2014, São Paulo, p. 1-8. Disponível em: http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/view/3242/868
ULHÔA, Martha Tupinambá de. Aspectos sobre a valsa no Rio de Janeiro no longo século XIX: de folhetins, música de salão e serestas. 1. ed. Rio de Janeiro: Fólio Digital, 2022. [Capítulos 3 - A “prova e o motivo do crime”: uma introdução à pesquisa com periódicos]. Disponível em: https://www.foliodigital.com.br/product-page/valsa. Código promocional: “livrogratis”
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
AMORIM, Humberto. Pedro Nolasco Baptista: traços biográficos e atividades musicais em Pernambuco (1832-1865). Orfeu, v. 3, p. 230-256, 2018. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403012018230/9013
COSTA-LIMA NETO, Luiz. Teatro, tráfico negreiro e política no Rio de Janeiro imperial (1845-1858): os casos de Luiz Carlos Martins Penna e José Bernardino de Sá. ARTCULTURA (UFU), v. 19, p. 107-124, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40081/20947
GINZBUR, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBUR, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 143-179.
LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.), Fontes históricas. 2ª ed. 2ª reimp. São Paulo: Contexto, 2010 [2005], p. 111-153.
MARIN LÓPEZ, Javier. Editorial: La biografía, o de las aporías de un género musicológico. Revista De Musicología, vol. 42, no. 1, 2019, pp. 11–14. JSTOR, www.jstor.org/stable/26661391
MARTINS, Bruno Guimarães. Corpo sem cabeça – Paula Brito e a Petalógica. 2013. Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) Departamento de Letras, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www2.dbd.puc rio.br/pergamum/tesesabertas/0912682_2013_completo.pdf
SIMIONATO, Juliana Siani. A Marmota e seu Perfil Editorial: Contribuição para Edição e Estudo dos Textos Machadianos Publicados Nesse Periódico (1855-1861). 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) —Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-02022010-175327/publico/Simionato.pdf




