• Ir para o conteúdo 0

Ferramentas Pessoais

  • Acessar
  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a Busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Português |
  • English |
  • Español |
  • Français
  • acessibilidade |
  • alto contraste |
  • Mapa do Site
PPGM - UNIRIO
Busca Avançada…
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Menu
  • Início
  • Editais
  • Formulários
  • Processos Seletivos
  • Telefones
  • Unirio
  • Contatos
MENU
Apresentação
  • Localização
  • Quem somos
  • Missão
  • Objetivos
  • Histórico
  • Galeria dos Coordenadores
  • Comissões do PPGM

Conceito Capes

Estrutura Acadêmica
  • Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
  • Calendário de Disciplinas
  • Docentes
  • Cursos, Ementas e Fluxogramas
  • Grupos de Pesquisa
  • Pós Doutoramento
  • Projetos

Bolsas de agências de fomento aos docentes

Teses e Dissertações

Revista Debates

Colóquios do PPGM

Colóquios Anteriores

Convênios e Ações de internacionalização

Redes do PPGM e Docentes
  • Redes Sociais do PPGM

Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO-CEP

Comissão de Ética da UNIRIO- (denúncias)

Política de Ética e Boas Práticas

 O uso ético da IA 

O uso da inteligência artificial na publicação científica: desafios e oportunidades

Análise de Plágio

Perguntas Frequentes
  • Dúvidas frequentes sobre bolsas
  • Dúvidas Iniciais
  • Informações básicas para os ingressantes

Portal do Aluno

Egressos

Eventos

Agenda Sala Guerra-Peixe

SIMPOM LOGO

Youtube PPGM-UNIRIO  Facebook PPGM-UNIRIO  Instagram PPGM-UNIRIO

Contato

Você está aqui: Página Inicial / Estrutura Acadêmica / Cursos, Ementas e Fluxogramas / Mestrado / Seminários Processos Criativos II
Info

Seminários Processos Criativos II

OBJETIVOS DA DISCIPLINA: A disciplina é temática e estuda questões teóricas e práticas da criação artístico-sonora através da leitura e discussão de textos, escutas, análises de obras, realizações técnicas, críticas, aspectos filosóficos, sociais e culturais das artes contemporâneas.

CURSO: Mestrado

DISCIPLINA: Seminários Processos Criativos II

CÓDIGO: 04P7M43

CRÉDITOS: 03

CARGA HORÁRIA: 45

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

As obras analisadas serão de artistas relacionados às temáticas específicas de cada docente e são selecionadas a partir de um escopo expandido — incluindo produções da música contemporânea, do audiovisual, das artes sonoras e visuais, bem como outras manifestações que empreguem o som como material criativo. A proposta busca promover ações construtivas de conhecimento, partindo das vivências e experiências do corpo discente. As técnicas discutidas podem estar diretamente relacionadas às obras analisadas ou apresentar alternativas às utilizadas nelas, ampliando o repertório crítico e técnico dos(as) estudantes.

METODOLOGIA

Propõe a prática dos alunos a partir das discussões, análises e escutas apresentadas em sala de aula.

AVALIAÇÃO

Apresentação de um ensaio crítico que tenha como objetivo discutir, com base na bibliografia, as questões levantadas em aula.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ATALLI, J. Bruits: Essai sur l’Économie Politique de la Musique. Nouvelle Édition. Paris: FAYARD/PUF. 2001

BERTISSOLO, Guilherme. Teorias e práticas do compor: a pesquisa em processos criativos musicais e(m) abordagens no Brasil. Opus, v. 27, n. 2, p. 1-24, maio/ago. 2021. http://dx.doi. org/10.20504/opus2021b2707.

BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. Sérgio Micelli et al (translation). São Paulo: Perspectiva. 2007

Perspectiva. 2007 LIMA, P. C. Teoria e prática do compor II: diálogos de invenção e ensino. chrome extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20715/1/Teoria%20e% 20pr%C3%A1tica%20do%20compor%20II_RI.pdf

PAREYSON, L. Estética, Teoria da Formatividade. Petrópolis: 1993.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

AGAWU, V. K. Music as discourse: Semiotic adventures in romantic music. [s.l.] Oxford University Press, 2009.

CAESAR, R. A espessura da sonoridade: entre o som e a imagem. (ANPPOM, Ed.)XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Natal – . Anais...2013.

CHION, M. La audiovisión. [s.l: s.n.].

CHION, M. Le son: traité d’acoulogie. [s.l.] Armand Colin, 2010.

DELALANDE, F. Les Unités Sémiotiques Temporelles: problématique et essai de définition. Les Unités Sémiotiques Temporelles, éléments nouveaux d’analyse musicale, p. 16– 25, 1996

ECO, U.; DE LA IGLESIA, R. La definición del arte. [s.l.] Planeta-Agostini, 1985.

EMMERSON, S. Composing strategies and pedagogy. Contemporary music review, v. 3, n. 1, p. 133–144, 1989.

FERRAZ, S. Livro das sonoridades. [s.l.] 7Letras, 2005.

HATTEN, R. S. A theory of virtual agency for Western art music. [s.l.] Indiana University Press, 2018.

KAHN, D. Noise, Water, Meat: A History of Sound in the Arts. Massachusetts: The MIT Press. 2001, 450p.

LANDY, L. Understanding the Art of Sound Organization. Cambridge/London: The MIT Press. 2007.

LANDY, L. Understanding the Art of Sound Organization. Cambridge/London: The MIT Press. 2007. LANGLOIS, P. Les Coches D’Atlantis: Musique Electroacoustique et Cinéma: Archeologie et Histoire D’un Art Sonore. Paris: Editions MF. 2012, 488p.

LIMA, P. C. Teoria e prática do compor II: diálogos de invenção e ensino. [s.l.] EDUFBA, 2014.

LÓPEZ CANO, R. Semiótica, semiótica de la música y semiótica cognitivo- enactiva de la música Notas para un manual de usuario. http://www.geocities.ws/lopezcano/Articulos/Semiotica_Musica.pdf, 2007. LÓPEZ-CANO, R. Música dispersa. Apropiación, influencias, robos y remix en la era de la escucha digital. Barcelona: Musikeon, 2018.

LÓPEZ-CANO, R. La música cuenta. Retórica, narratividad, dramaturgia, cuerpo y afectos. Barcelona: ESMUC, 2020.

LÓPEZ-CANO, R.; SAN CRISTÓBAL, Ú. Investigación artística en música. Problemas, métodos, experiencias y modelos, v. 1, 2014a.

PICHÉ, J. De La Musique e Des Images. In: Erudit, Circuit: Musiques Contemporaines, vol. 13, nº 3, 2003, p.41-50. Disponível em: http://www.erudit.org.

CARNEIRO, M. QUARANTA, D. Perspectivas Actuales en la creación y el análisis de la música electroacústica.. Ed Un. Quilmes. 2021

QUARANTA, D. DAVID. P. SANTOS. R. Seminários Dispersos em Criação Musical. Primeiras Conversas.. Ed. MAUAD X. 2025.

SCHAEFFER, P. Ensaio Sobre o Rádio e o Cinema: Estética e Técnica das Artes Relé 1941-1942. Carlos Palombini e Sophie Brunet (org.), Jacqueline Schaeffer (colaboração), Carlos Palombini (trad.). Belo Horizonte: Editora UFMG. 2010,183p

SCHAEFFER, P. Taité des Objets Musicaux: Essai Interdiscipline. Nouvelle Édition. Paris: SEUIL. 1966.

  • Serviços
  • Contatos
  • Guia Telefônico
  • Portal Unirio
  • Navegação
  • Acessibilidade
  • Mapa do Site

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone