Seminários Processos Criativos II
CURSO: Mestrado
DISCIPLINA: Seminários Processos Criativos II
CÓDIGO: 04P7M43
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
As obras analisadas serão de artistas relacionados às temáticas específicas de cada docente e são selecionadas a partir de um escopo expandido — incluindo produções da música contemporânea, do audiovisual, das artes sonoras e visuais, bem como outras manifestações que empreguem o som como material criativo. A proposta busca promover ações construtivas de conhecimento, partindo das vivências e experiências do corpo discente. As técnicas discutidas podem estar diretamente relacionadas às obras analisadas ou apresentar alternativas às utilizadas nelas, ampliando o repertório crítico e técnico dos(as) estudantes.
METODOLOGIA
Propõe a prática dos alunos a partir das discussões, análises e escutas apresentadas em sala de aula.
AVALIAÇÃO
Apresentação de um ensaio crítico que tenha como objetivo discutir, com base na bibliografia, as questões levantadas em aula.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ATALLI, J. Bruits: Essai sur l’Économie Politique de la Musique. Nouvelle Édition. Paris: FAYARD/PUF. 2001
BERTISSOLO, Guilherme. Teorias e práticas do compor: a pesquisa em processos criativos musicais e(m) abordagens no Brasil. Opus, v. 27, n. 2, p. 1-24, maio/ago. 2021. http://dx.doi. org/10.20504/opus2021b2707.
BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. Sérgio Micelli et al (translation). São Paulo: Perspectiva. 2007
Perspectiva. 2007 LIMA, P. C. Teoria e prática do compor II: diálogos de invenção e ensino. chrome extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20715/1/Teoria%20e% 20pr%C3%A1tica%20do%20compor%20II_RI.pdf
PAREYSON, L. Estética, Teoria da Formatividade. Petrópolis: 1993.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
AGAWU, V. K. Music as discourse: Semiotic adventures in romantic music. [s.l.] Oxford University Press, 2009.
CAESAR, R. A espessura da sonoridade: entre o som e a imagem. (ANPPOM, Ed.)XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Natal – . Anais...2013.
CHION, M. La audiovisión. [s.l: s.n.].
CHION, M. Le son: traité d’acoulogie. [s.l.] Armand Colin, 2010.
DELALANDE, F. Les Unités Sémiotiques Temporelles: problématique et essai de définition. Les Unités Sémiotiques Temporelles, éléments nouveaux d’analyse musicale, p. 16– 25, 1996
ECO, U.; DE LA IGLESIA, R. La definición del arte. [s.l.] Planeta-Agostini, 1985.
EMMERSON, S. Composing strategies and pedagogy. Contemporary music review, v. 3, n. 1, p. 133–144, 1989.
FERRAZ, S. Livro das sonoridades. [s.l.] 7Letras, 2005.
HATTEN, R. S. A theory of virtual agency for Western art music. [s.l.] Indiana University Press, 2018.
KAHN, D. Noise, Water, Meat: A History of Sound in the Arts. Massachusetts: The MIT Press. 2001, 450p.
LANDY, L. Understanding the Art of Sound Organization. Cambridge/London: The MIT Press. 2007.
LANDY, L. Understanding the Art of Sound Organization. Cambridge/London: The MIT Press. 2007. LANGLOIS, P. Les Coches D’Atlantis: Musique Electroacoustique et Cinéma: Archeologie et Histoire D’un Art Sonore. Paris: Editions MF. 2012, 488p.
LIMA, P. C. Teoria e prática do compor II: diálogos de invenção e ensino. [s.l.] EDUFBA, 2014.
LÓPEZ CANO, R. Semiótica, semiótica de la música y semiótica cognitivo- enactiva de la música Notas para un manual de usuario. http://www.geocities.ws/lopezcano/Articulos/Semiotica_Musica.pdf, 2007. LÓPEZ-CANO, R. Música dispersa. Apropiación, influencias, robos y remix en la era de la escucha digital. Barcelona: Musikeon, 2018.
LÓPEZ-CANO, R. La música cuenta. Retórica, narratividad, dramaturgia, cuerpo y afectos. Barcelona: ESMUC, 2020.
LÓPEZ-CANO, R.; SAN CRISTÓBAL, Ú. Investigación artística en música. Problemas, métodos, experiencias y modelos, v. 1, 2014a.
PICHÉ, J. De La Musique e Des Images. In: Erudit, Circuit: Musiques Contemporaines, vol. 13, nº 3, 2003, p.41-50. Disponível em: http://www.erudit.org.
CARNEIRO, M. QUARANTA, D. Perspectivas Actuales en la creación y el análisis de la música electroacústica.. Ed Un. Quilmes. 2021
QUARANTA, D. DAVID. P. SANTOS. R. Seminários Dispersos em Criação Musical. Primeiras Conversas.. Ed. MAUAD X. 2025.
SCHAEFFER, P. Ensaio Sobre o Rádio e o Cinema: Estética e Técnica das Artes Relé 1941-1942. Carlos Palombini e Sophie Brunet (org.), Jacqueline Schaeffer (colaboração), Carlos Palombini (trad.). Belo Horizonte: Editora UFMG. 2010,183p
SCHAEFFER, P. Taité des Objets Musicaux: Essai Interdiscipline. Nouvelle Édition. Paris: SEUIL. 1966.




