Seminários Processos Criativos I
CURSO: Doutorado
DISCIPLINA: Seminários Processos Criativos I
CÓDIGO: 04P7M42
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
As obras analisadas são de artistas consagrados no meio e são selecionadas a partir de um escopo expandido, sejam provenientes da música contemporânea, do audiovisual, das artes-sonoras e visuais e todas as manifestações que empreguem o som como material criativo.
Busca ações construtivas do conhecimento, partindo das vivências e experiências do alunado. As técnicas discutidas podem se relacionar diretamente com a obra analisada, ou presentarem alternativas àquelas.
METODOLOGIA:
Propõe a prática dos alunos a partir das discussões, análises e escutas apresentadas em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ATALLI, J. Bruits: Essai sur l’Économie Politique de la Musique. Nouvelle Édition. Paris: FAYARD/PUF. 2001
BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. Sérgio Micelli et al (translation). São Paulo: Perspectiva. 2007
CAESAR, R. O Compositor de Hoje, Visto Ontem. In: O Ofício de Compositor Hoje, Lívio Tragtenberg (org). São Paulo: Editora Perspectiva. 2012, p.243-265.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
KAHN, D. Noise, Water, Meat: A History of Sound in the Arts. Massachusetts: The MIT Press. 2001, 450p.
LANDY, L. Understanding the Art of Sound Organization. Cambridge/London: The MIT Press. 2007.
LANGLOIS, P. Les Coches D’Atlantis: Musique Electroacoustique et Cinéma: Archeologie et Histoire D’un Art Sonore. Paris: Editions MF. 2012, 488p.
OLIVEIRA, B. Estudando o Samba: Tom Zé. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
PICHÉ, J. De La Musique e Des Images. In: Erudit, Circuit: Musiques Contemporaines, vol. 13, nº 3, 2003, p.41-50. Disponível em: http://www.erudit.org.
SCHAEFFER, P. Ensaio Sobre o Rádio e o Cinema: Estética e Técnica das Artes Relé 1941-1942. Carlos Palombini e Sophie Brunet (org.), Jacqueline Schaeffer (colaboração), Carlos Palombini (trad.). Belo Horizonte: Editora UFMG. 2010,183p
SCHAEFFER, P. Taité des Objets Musicaux: Essai Interdiscipline. Nouvelle Édition. Paris: SEUIL. 1966.




