Seminários de Práticas Interpretativas II
CURSO: Mestrado
DISCIPLINA: Seminários de Práticas Interpretativas II
CÓDIGO: 04P7M06
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Estudo de referenciais teóricos (tratados, livros e artigos) e conceitos sobre práticas de performance nos diversos períodos da música, das tradições escritas e orais, de gêneros erudita, popular, e contemporânea acompanhados de audição e comparação de gravações sonoras;
- Consideração dos termos e conceitos “obra”, “partitura”, “texto” e “versão”;
- Reflexão sobre a improvisação musical nos diversos gêneros e estilos. Improvisação como componente de processo criativo e preparação de performance; improvisação como finalidade, processo, produto;
- Inclusão do repertório, compositores e performances de gêneros e estilos brasileiros.
METODOLOGIA:
- Aulas expositivas, discussão e debate em sala sobre conceitos levantados nos textos e nos exemplos musicais,
- Apresentação e reflexão sobre o componente da performance dos alunos.
OBS: As leituras, apresentações e os debates podem ser multilíngue (português, inglês, espanhol)
AVALIAÇÃO:
- Presença e participação nos debates na sala de aula
- Trabalhos feitos:
- Resenha e análise crítica de um texto
- Apresentação oral de pesquisa e um artigo de 10-15 páginas submetido no forma adequada para submissão a um congresso e/ou revista.
- Preparação e apresentação do material previsto para a defesa de recital vinculada à pesquisa
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COBUSSEN, Marcel. The Field of Musical Improvisation. Leiden University Press. 2017
LEWIS, George and PIEKUT, Benjamin. The Oxford Handbook of Critical Improvisation Studies. Vol. 1, Oxford University Press. 2013
QUARANTA, Daniel (coordinador). Creacion musical, investigacion y produccion .Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras (CMMAS), 2017.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AUBIN, Myrian Ribeiro. Três micro-peças de Ronaldo Miranda: decisões interpretativas aplicando o método “Note grouping”. In Anais da ANPPOM – Décimo Quinto Congresso/2005.
BERLINER, Paul F. Thinking in Jazz: The Infinite Art of Improvisation. Chicago: University of Chicago Press, 1994
CARDASSI, Luciana.Klavierstück IX de Karlheinz Stockhausen: estratégias de aprendizagem e performance
GUSMÃO, Pablo da Silva e GERLING, Cristina C. O tempo e a dinâmica na construção de uma interpretação musical. In RAY, S. (Org.). Performance Musical e suas Interfaces. Goiânia: Editora Vieira, 2005, p.65-93.
MONSON, Ingrid. Saying Something: Jazz Improvisation and Interaction. Chicago: University of Chicago Press, 1996.




