• Ir para o conteúdo 0

Ferramentas Pessoais

  • Acessar
  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a Busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Português |
  • English |
  • Español |
  • Français
  • acessibilidade |
  • alto contraste |
  • Mapa do Site
PPGM - UNIRIO
Busca Avançada…
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Menu
  • Início
  • Editais
  • Formulários
  • Processos Seletivos
  • Telefones
  • Unirio
  • Contatos
MENU
Apresentação
  • Localização
  • Quem somos
  • Missão
  • Objetivos
  • Histórico
  • Galeria dos Coordenadores
  • Comissões do PPGM

Conceito Capes

Estrutura Acadêmica
  • Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
  • Calendário de Disciplinas
  • Docentes
  • Cursos, Ementas e Fluxogramas
  • Grupos de Pesquisa
  • Pós Doutoramento
  • Projetos

Bolsas de agências de fomento aos docentes

Teses e Dissertações

Revista Debates

Colóquios do PPGM

Colóquios Anteriores

Convênios e Ações de internacionalização

Redes do PPGM e Docentes
  • Redes Sociais do PPGM

Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO-CEP

Comissão de Ética da UNIRIO- (denúncias)

Política de Ética e Boas Práticas

 O uso ético da IA 

O uso da inteligência artificial na publicação científica: desafios e oportunidades

Análise de Plágio

Perguntas Frequentes
  • Dúvidas frequentes sobre bolsas
  • Dúvidas Iniciais
  • Informações básicas para os ingressantes

Portal do Aluno

Egressos

Eventos

Agenda Sala Guerra-Peixe

SIMPOM LOGO

Youtube PPGM-UNIRIO  Facebook PPGM-UNIRIO  Instagram PPGM-UNIRIO

Contato

Você está aqui: Página Inicial / Estrutura Acadêmica / Cursos, Ementas e Fluxogramas / Mestrado / Seminário Ensino e Aprendizagem II
Info

Seminário Ensino e Aprendizagem II

Estudo dirigido sobre o campo da educação musical considerando processos de ensino e aprendizagem formais, não formais e informais no âmbito da educação básica, ensino superior ou em ambientes não escolares OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Analisar dissertações de mestrado e/ou artigos acadêmicos do campo da educação musical, visando refletir sobre aspectos formais, metodológicos de pesquisa em Educação Musical.

CURSO: Mestrado

DISCIPLINA: Seminário Ensino e Aprendizagem II

CRÉDITOS: 03

CARGA HORÁRIA: 45

PRÉ-REQUISITO: Seminários em Ensino e Aprendizagem 1

METODOLOGIA:

Orientação coletiva a partir de textos apresentados pelos alunos no contexto das pesquisas em desenvolvimento pelos pós-graduandos.

AVALIAÇÃO:

Trabalho escrito apresentado ao final do curso

Bibliografia Básica:

AMUI, Gustavo Araújo; GUIMARÃES, Fernanda Albernaz do Nascimento (2016). Música na educação básica: referenciais teóricos de periódicos nacionais publicados entre 200 e 2010. Per Musi. 2016, n.34. p.89-112 asdf. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pm/a/wmV3dXR8Mm6TNVkCTdPRhff/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 mar. 2021.

AQUINO, Thaís Lobosque. Da perspectiva histórica da epistemologia da educação musical escolar: uma análise sobre os saberes musicais na Revista da ABEM e na OPUS – Revista da ANPPOM. Opus, v. 23, n. 1, p. 224-255, abr. 2017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/viewFile/421/414. Acesso em 22 jul. 2022.

BATISTA, Leonardo Moraes. Educação Musical, relações étnico-raciais e decoloneidade: tensões, perspectivas e interações para a Educação Básica. Orfeu. vol. 3, n. 2 2-18, p. 111-135 Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018111. Acesso em 15 mar. 2020.

OLIVEIRA, Olga Alves de; SOBREIRA, Silvia. Componente curricular arte em disputa: embates pela especificidade da música nas políticas curriculares. Revista da Abem, v. 30, n. 2, e30207, 2022. Texto escrito em coautoria com orientanda de doutorado. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/1143. Acesso em 20 fev 2022.

Bibliografia Complementar:

AQUINO, Thaís Lobosque. Epistemologia(s) da educação musical escolar: uma análise da proposta formativa “Mulheres na Música”. Revista da ABEM, v. 29, p. 65-82, 2021. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/961/598. Acesso em 15 mar. 2022.

SIMÕES, Alan Caldas. Parâmetros para análise dos comportamentos docentes e discentes em práticas informais de aprendizagem musical na escola. Revista Brasileira de Música. Disponível em: file:///C:/Users/User/OneDrive/3-PPGM/LINHA/pgentilnunes,+artigo,+simoes.pdf. Acesso em 15 mar. 2022.

TORRES, Sérgio Inácio;MATOS, Ronaldo Aparecido de..Reformas curriculares na educação básica sob três perspectivas: BNCC, mediações estaduais e experiências de ensino de música em escolas públicas. Revista Orfeu.vol 6, n.1, p.1-25, 2021. v. 34, n. 1, jan.–dez. 2021 Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20183. Acesso em 15 mar. 2022.

  • Serviços
  • Contatos
  • Guia Telefônico
  • Portal Unirio
  • Navegação
  • Acessibilidade
  • Mapa do Site

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone