Seminário Ensino e Aprendizagem II
CURSO: Mestrado
DISCIPLINA: Seminário Ensino e Aprendizagem II
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45
PRÉ-REQUISITO: Seminários em Ensino e Aprendizagem 1
METODOLOGIA:
Orientação coletiva a partir de textos apresentados pelos alunos no contexto das pesquisas em desenvolvimento pelos pós-graduandos.
AVALIAÇÃO:
Trabalho escrito apresentado ao final do curso
Bibliografia Básica:
AMUI, Gustavo Araújo; GUIMARÃES, Fernanda Albernaz do Nascimento (2016). Música na educação básica: referenciais teóricos de periódicos nacionais publicados entre 200 e 2010. Per Musi. 2016, n.34. p.89-112 asdf. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pm/a/wmV3dXR8Mm6TNVkCTdPRhff/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 mar. 2021.
AQUINO, Thaís Lobosque. Da perspectiva histórica da epistemologia da educação musical escolar: uma análise sobre os saberes musicais na Revista da ABEM e na OPUS – Revista da ANPPOM. Opus, v. 23, n. 1, p. 224-255, abr. 2017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/viewFile/421/414. Acesso em 22 jul. 2022.
BATISTA, Leonardo Moraes. Educação Musical, relações étnico-raciais e decoloneidade: tensões, perspectivas e interações para a Educação Básica. Orfeu. vol. 3, n. 2 2-18, p. 111-135 Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018111. Acesso em 15 mar. 2020.
OLIVEIRA, Olga Alves de; SOBREIRA, Silvia. Componente curricular arte em disputa: embates pela especificidade da música nas políticas curriculares. Revista da Abem, v. 30, n. 2, e30207, 2022. Texto escrito em coautoria com orientanda de doutorado. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/1143. Acesso em 20 fev 2022.
Bibliografia Complementar:
AQUINO, Thaís Lobosque. Epistemologia(s) da educação musical escolar: uma análise da proposta formativa “Mulheres na Música”. Revista da ABEM, v. 29, p. 65-82, 2021. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/961/598. Acesso em 15 mar. 2022.
SIMÕES, Alan Caldas. Parâmetros para análise dos comportamentos docentes e discentes em práticas informais de aprendizagem musical na escola. Revista Brasileira de Música. Disponível em: file:///C:/Users/User/OneDrive/3-PPGM/LINHA/pgentilnunes,+artigo,+simoes.pdf. Acesso em 15 mar. 2022.
TORRES, Sérgio Inácio;MATOS, Ronaldo Aparecido de..Reformas curriculares na educação básica sob três perspectivas: BNCC, mediações estaduais e experiências de ensino de música em escolas públicas. Revista Orfeu.vol 6, n.1, p.1-25, 2021. v. 34, n. 1, jan.–dez. 2021 Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20183. Acesso em 15 mar. 2022.




