Seminário Ensino e Aprendizagem I
CURSO: Mestrado
DISCIPLINA: Seminário Ensino e Aprendizagem I
CÓDIGO: 04P7M44
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Estudo dirigido sobre o campo da educação musical considerando processos de ensino e aprendizagem formais, não formais e informais no âmbito da educação básica, ensino superior, outras instituições de ensino de música ou em ambientes não escolares. Orientação coletiva a partir de textos apresentados pelos alunos no contexto das pesquisas em desenvolvimento pelos pós-graduandos. Análise de dissertações de mestrado e/ou artigos acadêmicos do campo da educação musical, visando refletir sobre aspectos formais, metodológicos e teóricos de pesquisas em Educação Musical.
METODOLOGIA:
- Realização de leituras prévias, sobre o assunto da aula;
- Exposição, discussão e debate sobre textos da bibliografia;
- Reflexão e exercícios em pequenos grupos.
AVALIAÇÃO:
- Um trabalho individual final em formato de comunicação de pesquisa (seguindo a chamada de trabalhos para o SIMPOM);
- Apresentação do resumo de comunicação que vai gerar a comunicação de pesquisa para ser discutida coletivamente.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
PENNA, Maura; SOBREIRA, Silvia. A formação universitária do músico: a persistência do modelo de ensino conservatorial. Revista Opus, v. 23, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2020c2611/pdf. Acesso em: 6 ago. 2025. Doi: 10.20504/opus2020c2611.
SCHNEIDER, Jade da Rosa; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Professores de música em movimentos de (auto)formação: Pensando a formação "entre nós”. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0204, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/26120. Acesso em: 6 ago. 2025.
ROCHA, Inês de Almeida. Modernidade e modernismo na iniciação musical e nas práticas educativas de Liddy Chiaffarelli Mignone. Revista da ABEM, v. 25, n. 39, p. 20-28, jul. dez. 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/253.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
RÓNAI, Laura; SOBREIRA, Silvia. Desbravando a escrita acadêmica. Humanidades em Revista, v. 4, n. 1, p.140-165, 2022. ISSN: 2674-6468. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/hr/article/view/11975. Acesso em 6 ago. 2025.
ROCHA, Inês de Almeida. “Quanta coisa para pensar nos tem dado essa gente”: educadores musicais brasileiros em viagem aos Estados Unidos. Opus, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p.. 101-126, jun. 2012.




