• Ir para o conteúdo 0

Ferramentas Pessoais

  • Acessar
  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a Busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Português |
  • English |
  • Español |
  • Français
  • acessibilidade |
  • alto contraste |
  • Mapa do Site
PPGM - UNIRIO
Busca Avançada…
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Menu
  • Início
  • Editais
  • Formulários
  • Processos Seletivos
  • Telefones
  • Unirio
  • Contatos
MENU
Apresentação
  • Localização
  • Quem somos
  • Missão
  • Objetivos
  • Histórico
  • Galeria dos Coordenadores
  • Comissões do PPGM

Conceito Capes

Estrutura Acadêmica
  • Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
  • Calendário de Disciplinas
  • Docentes
  • Cursos, Ementas e Fluxogramas
  • Grupos de Pesquisa
  • Pós Doutoramento
  • Projetos

Bolsas de agências de fomento aos docentes

Teses e Dissertações

Revista Debates

Colóquios do PPGM

Colóquios Anteriores

Convênios e Ações de internacionalização

Redes do PPGM e Docentes
  • Redes Sociais do PPGM

Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO-CEP

Comissão de Ética da UNIRIO- (denúncias)

Política de Ética e Boas Práticas

 O uso ético da IA 

O uso da inteligência artificial na publicação científica: desafios e oportunidades

Análise de Plágio

Perguntas Frequentes
  • Dúvidas frequentes sobre bolsas
  • Dúvidas Iniciais
  • Informações básicas para os ingressantes

Portal do Aluno

Egressos

Eventos

Agenda Sala Guerra-Peixe

SIMPOM LOGO

Youtube PPGM-UNIRIO  Facebook PPGM-UNIRIO  Instagram PPGM-UNIRIO

Contato

Você está aqui: Página Inicial / Estrutura Acadêmica / Cursos, Ementas e Fluxogramas / Mestrado / Seminário Ensino e Aprendizagem I
Info

Seminário Ensino e Aprendizagem I

OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de discutir criticamente diferentes perspectivas que têm caracterizado as investigações no campo da Educação Musical. Objetivos Específicos: • Compreender práticas de ensino e aprendizagem da música como processos sociais e culturais e demais fatores; • Conhecer pesquisas que enfocam a educação musical sob diferentes perspectivas.

CURSO: Mestrado

DISCIPLINA: Seminário Ensino e Aprendizagem I

CÓDIGO: 04P7M44

CRÉDITOS: 03

CARGA HORÁRIA: 45

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Estudo dirigido sobre o campo da educação musical considerando processos de ensino e aprendizagem formais, não formais e informais no âmbito da educação básica, ensino superior, outras instituições de ensino de música ou em ambientes não escolares. Orientação coletiva a partir de textos apresentados pelos alunos no contexto das pesquisas em desenvolvimento pelos pós-graduandos. Análise de dissertações de mestrado e/ou artigos acadêmicos do campo da educação musical, visando refletir sobre aspectos formais, metodológicos e teóricos de pesquisas em Educação Musical.

METODOLOGIA:

  • Realização de leituras prévias, sobre o assunto da aula;
  • Exposição, discussão e debate sobre textos da bibliografia;
  • Reflexão e exercícios em pequenos grupos.

AVALIAÇÃO:

  • Um trabalho individual final em formato de comunicação de pesquisa (seguindo a chamada de trabalhos para o SIMPOM);
  • Apresentação do resumo de comunicação que vai gerar a comunicação de pesquisa para ser discutida coletivamente.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PENNA, Maura; SOBREIRA, Silvia. A formação universitária do músico: a persistência do modelo de ensino conservatorial. Revista Opus, v. 23, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2020c2611/pdf. Acesso em: 6 ago. 2025. Doi: 10.20504/opus2020c2611.

SCHNEIDER, Jade da Rosa; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Professores de música em movimentos de (auto)formação: Pensando a formação "entre nós”. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0204, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/26120. Acesso em: 6 ago. 2025.

ROCHA, Inês de Almeida. Modernidade e modernismo na iniciação musical e nas práticas educativas de Liddy Chiaffarelli Mignone. Revista da ABEM, v. 25, n. 39, p. 20-28, jul. dez. 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/253.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

RÓNAI, Laura; SOBREIRA, Silvia. Desbravando a escrita acadêmica. Humanidades em Revista, v. 4, n. 1, p.140-165, 2022. ISSN: 2674-6468. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/hr/article/view/11975. Acesso em 6 ago. 2025.

ROCHA, Inês de Almeida. “Quanta coisa para pensar nos tem dado essa gente”: educadores musicais brasileiros em viagem aos Estados Unidos. Opus, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p.. 101-126, jun. 2012.

  • Serviços
  • Contatos
  • Guia Telefônico
  • Portal Unirio
  • Navegação
  • Acessibilidade
  • Mapa do Site

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone