• Ir para o conteúdo 0

Ferramentas Pessoais

  • Acessar
  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a Busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Português |
  • English |
  • Español |
  • Français
  • acessibilidade |
  • alto contraste |
  • Mapa do Site
PPGM - UNIRIO
Busca Avançada…
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Menu
  • Início
  • Editais
  • Formulários
  • Processos Seletivos
  • Telefones
  • Unirio
  • Contatos
MENU
Apresentação
  • Localização
  • Quem somos
  • Missão
  • Objetivos
  • Histórico
  • Galeria dos Coordenadores
  • Comissões do PPGM

Conceito Capes

Estrutura Acadêmica
  • Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
  • Calendário de Disciplinas
  • Docentes
  • Cursos, Ementas e Fluxogramas
  • Grupos de Pesquisa
  • Pós Doutoramento
  • Projetos

Bolsas de agências de fomento aos docentes

Teses e Dissertações

Revista Debates

Colóquios do PPGM

Colóquios Anteriores

Convênios e Ações de internacionalização

Redes do PPGM e Docentes
  • Redes Sociais do PPGM

Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO-CEP

Comissão de Ética da UNIRIO- (denúncias)

Política de Ética e Boas Práticas

 O uso ético da IA 

O uso da inteligência artificial na publicação científica: desafios e oportunidades

Análise de Plágio

Perguntas Frequentes
  • Dúvidas frequentes sobre bolsas
  • Dúvidas Iniciais
  • Informações básicas para os ingressantes

Portal do Aluno

Egressos

Eventos

Agenda Sala Guerra-Peixe

SIMPOM LOGO

Youtube PPGM-UNIRIO  Facebook PPGM-UNIRIO  Instagram PPGM-UNIRIO

Contato

Você está aqui: Página Inicial / Estrutura Acadêmica / Cursos, Ementas e Fluxogramas / Mestrado / Seminário Documentação e História da Música I
Info

Seminário Documentação e História da Música I

OBJETIVOS DA DISCIPLINA: A disciplina tem como principal objetivo introduzir os alunos de mestrado às principais abordagens teóricas e metodológicas utilizadas na pesquisa em música. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, serão explorados os campos da etnomusicologia, dos estudos de música popular, da história, memória social e sociologia da música, bem como da documentação e da arquivística musical. Por meio da leitura crítica e da discussão de textos fundamentais nessas áreas, os estudantes serão estimulados a refletir sobre os diversos modos de investigação em música em seus contextos culturais, sociais e históricos, ampliando sua compreensão sobre os caminhos possíveis da pesquisa acadêmica em música.

CURSO: Mestrado

DISCIPLINA: Seminário Documentação e História da Música I

CÓDIGO: 04P7M62

CRÉDITOS: 03

CARGA HORÁRIA: 45

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Definições de música: ontologias e rupturas (Bohlman, 2001)
  • Abordagens da etnomusicologia I: ferramentas antropológicas aplicadas ao contexto musical (Bastos, 2014; Cook, 2006)
  • Abordagens da etnomusicologia II: método etnográfico e pesquisa de campo (Nettl, 2005)
  • Arquivos sonoros em perspectiva interdisciplinar (Manoff, 2004; Garcia, 2011)
  • Estudos de música popular: definição do campo, aspectos histórico e sociais (Middleton, 1990)
  • Música e Indústria Cultural (Ochoa, 2003)
  • Sociologia da Música I: Mundos da Arte (Becker, 2010)
  • Sociologia da Música II: Capital Cultural e Simbólico a partir da perspectiva de Bourdieu (Bourdieu, 1982, 1998)
  • História e Música I: o ofício do historiador no contexto musical (Bloch, 2002; Napolitano 2002)
  • História e Música II: abordagens da microhistória (Ginzburg, 2006)
  • Música e memória social: lugares de memória e memória coletiva (Halbwachs, 2006; Nora, 1981)

METODOLOGIA:

Aulas focadas em discussões sobre os textos propostos, que propiciem um debate rico e profundo sobre as questões teóricas analisadas e que dialoguem com as pesquisas e temáticas desenvolvidas pelos doutorandos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada a partir de dois parâmetros: a) participação dos alunos nas discussões sobre os textos em sala de aula, aferida continuamente ao longo do curso; b) entrega de um trabalho final da disciplina, em formato de artigo acadêmico, que relacione os temas trabalhados em aula com as propostas de pesquisas desenvolvidas pelos alunos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BASTOS, Rafael José de Menezes. Esboço de uma teoria da música: para além de uma antropologia sem música e de uma musicologia sem Homem. ACENO, Vol. 1, N. 1, p. 49-101. Jan. a Jul. de 2014. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/v63ie7u7db8np85/Bastos_2014%5B1995%5D.pdf?dl=0.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. Disponível no link: https://bibliotecaonlinedahisfj.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/02/bloch-m-apologia-da-histc3b3ria.pdf

GARCIA, Miguel. “Archivos sonoros o la poetica de un saber inacabado”. Revista ArteFilosofia, n.11. Universidade Federal de Ouro Preto, 2011. Disponível em: http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_11/Dossie_Miguel.pdf

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BECKER, Howard. Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 2010.

BOHLMAN, Philip. “Onthology of Music” In: Cook, Nicholas & Everist, Marc. Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 2001.

BOURDIEU, Pierre. “O mercado de bens simbólicos”, in: A economia das trocas simbólicas. S. Paulo: Perspectiva, 1982, p. 99-181.

BOURDIEU, Pierre.“A institucionalização da anomia”; “Gênese histórica de uma estética pura”, in: O poder simbólico. R.J.: Bertrand Brasil, 1998, p. 255-298.

COOK, Nicholas. “Agora somos todos etnomusicólogos”, Revista Ictus, 7, 2006

COOK, Nicholas. “Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance”. Per Musi, Belo Horizonte, n.14, 2006, p.05-22

GARCIA, Miguel. Sound archives under suspicion. In: ZIEGLER, Susanne; AKESSON, Ingrid; SARDO, Susana (org.). Historical Sources of Ethnomusicology in Contemporary Debate. Cambridge: Cambridge Scholars, 2017.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência, São Paulo, Rio de Janeiro, 34/Universidade Cândido Mendes - Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: Ed. Companhia das Letras, 2006

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006

MANOFF, Marlene. “Theories of the Archive from Across the Disciplines”. Libraries and the Academy, vol. 4, p. 9-25, 2004.

MIDDLETON, Richard. Studying popular music. Open University Press, 1990.

NAPOLITANO, Marcos. História & Música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

NORA, Pierre. “Entre Memória e História – a problemática dos lugares”. In: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de Históra da PUC-SP. São Paulo, 1981.

NETTL, Bruno. The Study of Ethnomusicology. Urbana and Chicago: University of Illinois, 2005.

OCHOA, Ana Maria. Musicas locales em tempos de globalización. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2003.

  • Serviços
  • Contatos
  • Guia Telefônico
  • Portal Unirio
  • Navegação
  • Acessibilidade
  • Mapa do Site

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone