Seminário Documentação e História da Música I
CURSO: Mestrado
DISCIPLINA: Seminário Documentação e História da Música I
CÓDIGO: 04P7M62
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Definições de música: ontologias e rupturas (Bohlman, 2001)
- Abordagens da etnomusicologia I: ferramentas antropológicas aplicadas ao contexto musical (Bastos, 2014; Cook, 2006)
- Abordagens da etnomusicologia II: método etnográfico e pesquisa de campo (Nettl, 2005)
- Arquivos sonoros em perspectiva interdisciplinar (Manoff, 2004; Garcia, 2011)
- Estudos de música popular: definição do campo, aspectos histórico e sociais (Middleton, 1990)
- Música e Indústria Cultural (Ochoa, 2003)
- Sociologia da Música I: Mundos da Arte (Becker, 2010)
- Sociologia da Música II: Capital Cultural e Simbólico a partir da perspectiva de Bourdieu (Bourdieu, 1982, 1998)
- História e Música I: o ofício do historiador no contexto musical (Bloch, 2002; Napolitano 2002)
- História e Música II: abordagens da microhistória (Ginzburg, 2006)
- Música e memória social: lugares de memória e memória coletiva (Halbwachs, 2006; Nora, 1981)
METODOLOGIA:
Aulas focadas em discussões sobre os textos propostos, que propiciem um debate rico e profundo sobre as questões teóricas analisadas e que dialoguem com as pesquisas e temáticas desenvolvidas pelos doutorandos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada a partir de dois parâmetros: a) participação dos alunos nas discussões sobre os textos em sala de aula, aferida continuamente ao longo do curso; b) entrega de um trabalho final da disciplina, em formato de artigo acadêmico, que relacione os temas trabalhados em aula com as propostas de pesquisas desenvolvidas pelos alunos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BASTOS, Rafael José de Menezes. Esboço de uma teoria da música: para além de uma antropologia sem música e de uma musicologia sem Homem. ACENO, Vol. 1, N. 1, p. 49-101. Jan. a Jul. de 2014. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/v63ie7u7db8np85/Bastos_2014%5B1995%5D.pdf?dl=0.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. Disponível no link: https://bibliotecaonlinedahisfj.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/02/bloch-m-apologia-da-histc3b3ria.pdf
GARCIA, Miguel. “Archivos sonoros o la poetica de un saber inacabado”. Revista ArteFilosofia, n.11. Universidade Federal de Ouro Preto, 2011. Disponível em: http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_11/Dossie_Miguel.pdf
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BECKER, Howard. Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 2010.
BOHLMAN, Philip. “Onthology of Music” In: Cook, Nicholas & Everist, Marc. Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 2001.
BOURDIEU, Pierre. “O mercado de bens simbólicos”, in: A economia das trocas simbólicas. S. Paulo: Perspectiva, 1982, p. 99-181.
BOURDIEU, Pierre.“A institucionalização da anomia”; “Gênese histórica de uma estética pura”, in: O poder simbólico. R.J.: Bertrand Brasil, 1998, p. 255-298.
COOK, Nicholas. “Agora somos todos etnomusicólogos”, Revista Ictus, 7, 2006
COOK, Nicholas. “Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance”. Per Musi, Belo Horizonte, n.14, 2006, p.05-22
GARCIA, Miguel. Sound archives under suspicion. In: ZIEGLER, Susanne; AKESSON, Ingrid; SARDO, Susana (org.). Historical Sources of Ethnomusicology in Contemporary Debate. Cambridge: Cambridge Scholars, 2017.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência, São Paulo, Rio de Janeiro, 34/Universidade Cândido Mendes - Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: Ed. Companhia das Letras, 2006
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006
MANOFF, Marlene. “Theories of the Archive from Across the Disciplines”. Libraries and the Academy, vol. 4, p. 9-25, 2004.
MIDDLETON, Richard. Studying popular music. Open University Press, 1990.
NAPOLITANO, Marcos. História & Música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
NORA, Pierre. “Entre Memória e História – a problemática dos lugares”. In: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de Históra da PUC-SP. São Paulo, 1981.
NETTL, Bruno. The Study of Ethnomusicology. Urbana and Chicago: University of Illinois, 2005.
OCHOA, Ana Maria. Musicas locales em tempos de globalización. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2003.




